I Congresso Nacional de Música e Matemática
Formalização de Processos Composicionais e Analíticos em Música
Rio de Janeiro, 23 a 25 de novembro de 2016
Escola de Música da UFRJ – Prédio III
Edifício Ventura* – Av. República do Chile, 330, Torre Leste – 21o. Andar
Centro – Rio de Janeiro – RJ
CEP 20031-370
Realização PPGM-UFRJ e Grupo MusMat
* É necessário o comparecimento com pelo menos 20 minutos de antecedência do horário marcado, para retirada do crachá na portaria; para usar os elevadores, é preciso digitar o número 21 e apertar a tecla confirma; é vedada a entrada no edifício de visitantes trajando bermuda e/ou chinelos.
Programação Geral
Quarta-feira (23/11) | |
10:00 | Credenciamento |
12:00 | Intervalo |
14:00 | Abertura do Congresso |
15:00 | Intervalo |
15:30 | Palestra: Rodolfo Coelho de Souza (USP) Conceitos matemáticos utilizados na composição de A Máquina de Pascal em Pernaguá |
17:00 | Debate |
18:00 | Intervalo |
18:30 | Concerto do XVIII Panorama da Música Brasileira Atual — Grupo CRON e Quarteto Atlântico |
Quinta-feira (24/11) | |
9:00 | Mesa Redonda 1 — Música e matemática: contextos
Alexandre Reche (UFRN) On the relation of quality and quantity in the context of musical composition Carlos Mathias (UFF) Educação matemática de deficientes visuais: uma proposta por meio de sons, ritmos e atividades psicomotoras Liduino Pitombeira (UFRJ), moderador |
11:00 | Intervalo |
13:00 | Sessão 1 (comunicações) |
16:00 | Debate |
17:00 | Intervalo |
17:30 | Concerto do XVIII Panorama da Música Brasileira Atual — Abstrai Ensemble e Coral Sacra Vox |
Sexta -feira (25/11) | |
10:00 | Mesa Redonda 2 — Música e matemática: conceitos
Marcos Sampaio (UFBA) Contour algorithms review Carole Gubernikoff (UNIRIO) Algumas considerações sobre as relações entre música e matemática Carlos Almada (UFRJ), moderador |
12:00 | Intervalo |
14:00 | Sessão 2 (comunicações) |
17:00 | Debate |
18:00 | Intervalo |
18:30 | Concerto do XVIII Panorama da Música Brasileira Atual – Camerata Dedilhada e Quinteto Carioca |
Comunicações
Sessão 1
Quinta-feira, 24/11—Sala 2102 |
|
14:00 | O uso de descritores acústicos como ferramenta na análise, criação e performance musical
Gabriel Rimoldi (UNICAMP) Ivan E. Y. Simurra (USP/UNICAMP) Adriano Claro Monteiro (UNICAMP) |
14:30 | Harmonização musical automática: tendências em inteligência computacional
Nicolás Andrés Espinoza Santibáñez (UFRJ) Luiz Wagner Pereira Biscainho (UFRJ) |
15:00 | A racionalidade matemática na música de Villa-Lobos
Gean Pierre (UFES) Oscar Abdounur (USP) |
15:30 | Da não repetição de tricordes em séries dodecafônicas: construção, propriedades e aplicações
Marcelo Birck (UFSM) João Lazzarin (UFSM) |
16:00 | O Teorema de não Redundância Intervalar
Silvio Moreira Barbosa Jr. (USP) |
16:30 | As funções da simetria nos grafos de tétrades da teoria Neoriemanniana
Ciro Visconti (USP) Paulo de Tarso Salles (USP) |
Sessão 2
Sexta-feira, 25/11—Sala 2114 |
|
13:00 | Planejamento composicional do segundo movimento de Patrono Quieto a partir da modelagem sistêmica do Ponteio Nº 4 de Camargo Guarnieri
Liduino Pitombeira (UFRJ) |
13:30 | Modelos composicionais baseados em linguagem verbal
Fábio Adour (UFRJ) |
14:00 | Complexos particionais
Pauxy Gentil-Nunes (UFRJ) Bernardo Ramos (UFRJ) |
14:30 | Análise de Germinata III, para flauta, fagote e piano
Carlos Almada (UFRJ) |
15:00 | Variação progressiva textural: planejamento composicional da obra Sagração de um Fauno na Primavera
Daniel Moreira (UFRJ) |
15:30 | Considerações sobre a composição do Trio para flauta, fagote e piano
Alexandre Schubert (UFRJ) |