I Congresso Nacional de Música e Matemática

Formalização de Processos Composicionais e Analíticos em Música

Rio de Janeiro, 23 a 25 de novembro de 2016

Escola de Música da UFRJ – Prédio III
Edifício Ventura* – Av. República do Chile, 330, Torre Leste – 21o. Andar
Centro – Rio de Janeiro – RJ
CEP 20031-370

Realização PPGM-UFRJ e Grupo MusMat
* É necessário o comparecimento com pelo menos 20 minutos de antecedência do horário marcado, para retirada do crachá na portaria; para usar os elevadores, é preciso digitar o número 21 e apertar a tecla confirma; é vedada a entrada no edifício de visitantes trajando bermuda e/ou chinelos.

Programação Geral

Quarta-feira (23/11)
10:00 Credenciamento
12:00 Intervalo
14:00 Abertura do Congresso
15:00 Intervalo
15:30 Palestra: Rodolfo Coelho de Souza (USP) Conceitos matemáticos utilizados na composição de A Máquina de Pascal em Pernaguá
17:00 Debate
18:00 Intervalo
18:30 Concerto do XVIII Panorama da Música Brasileira Atual — Grupo CRON e Quarteto Atlântico
Quinta-feira (24/11)
9:00 Mesa Redonda 1 — Música e matemática: contextos

Alexandre Reche (UFRN) On the relation of quality and quantity in the context of musical composition

Carlos Mathias (UFF) Educação matemática de deficientes visuais: uma proposta por meio de sons, ritmos e atividades psicomotoras

Liduino Pitombeira (UFRJ), moderador

11:00 Intervalo
13:00 Sessão 1 (comunicações)
16:00 Debate
17:00 Intervalo
17:30 Concerto do XVIII Panorama da Música Brasileira Atual — Abstrai Ensemble e Coral Sacra Vox
Sexta -feira (25/11)
10:00 Mesa Redonda 2 — Música e matemática: conceitos

Marcos Sampaio (UFBA) Contour algorithms review

Carole Gubernikoff  (UNIRIO) Algumas considerações sobre as relações entre música e matemática

Carlos Almada (UFRJ), moderador

12:00 Intervalo
14:00 Sessão 2 (comunicações)
17:00 Debate
18:00 Intervalo
18:30 Concerto do XVIII Panorama da Música Brasileira Atual – Camerata Dedilhada e Quinteto Carioca

Comunicações

Sessão 1

Quinta-feira, 24/11—Sala 2102

14:00 O uso de descritores acústicos como ferramenta na análise, criação e performance musical

Gabriel Rimoldi (UNICAMP)

Ivan E. Y. Simurra (USP/UNICAMP)

Adriano Claro Monteiro (UNICAMP)

14:30 Harmonização musical automática: tendências em inteligência computacional

Nicolás Andrés Espinoza Santibáñez (UFRJ)

Luiz Wagner Pereira Biscainho (UFRJ)

15:00 A racionalidade matemática na música de Villa-Lobos

Gean Pierre (UFES)

Oscar Abdounur (USP)

15:30 Da não repetição de tricordes em séries dodecafônicas: construção, propriedades e aplicações

Marcelo Birck (UFSM)

João Lazzarin (UFSM)

16:00 O Teorema de não Redundância Intervalar

Silvio Moreira Barbosa Jr. (USP)

16:30 As funções da simetria nos grafos de tétrades da teoria Neoriemanniana

Ciro Visconti (USP)

Paulo de Tarso Salles (USP)

Sessão 2

Sexta-feira, 25/11—Sala 2114

13:00 Planejamento composicional do segundo movimento de Patrono Quieto a partir da modelagem sistêmica do Ponteio Nº 4 de Camargo Guarnieri

Liduino Pitombeira (UFRJ)

13:30 Modelos composicionais baseados em linguagem verbal

Fábio Adour (UFRJ)

14:00 Complexos particionais

Pauxy Gentil-Nunes (UFRJ)

Bernardo Ramos (UFRJ)

14:30 Análise de Germinata III, para flauta, fagote e piano

Carlos Almada (UFRJ)

15:00 Variação progressiva textural: planejamento composicional da obra Sagração de um Fauno na Primavera

Daniel Moreira (UFRJ)

15:30 Considerações sobre a composição do Trio para flauta, fagote e piano

Alexandre Schubert (UFRJ)

Escrito por grupomusmat

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s