O Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ anuncia a abertura de inscrições para duas disciplinas extras para o período 2017-2, contando com a participação de dois professores convidados – prof. Dr. Carlos Alberto Figueiredo e prof. Dr. Luiz Paulo Sampaio, ambos da UNIRIO.

As disciplinas são oferecidas para todos os alunos matriculados nos cursos de Mestrado e Doutorado acadêmicos do programa, assim como para alunos externos em regime especial.

José Maurício Nunes Garcia – criação e recepção, ministrada pelo prof. Carlos Alberto Figueiredo, tratará da obra do compositor sob o ponto de vista semiológico e histórico: “partindo da tripartição semiológica proposta por Molino e desenvolvida por Nattiez, será feito um estudo dos fatores condicionantes da criação e recepção da obra mauriciana, sem deixar de lado considerações analíticas sobre o nível neutro de algumas das obras.”

Seminários Avançados de Musicologia I, com o prof. Luiz Paulo Sampaio, é disciplina obrigatória para a área da Musicologia do curso de Doutorado, traçando um panorama sobre os problemas teórico-conceituais e metodológicos dos discursos sobre a música de diversas tradições. Será dada a ênfase no problema da significação musical e sua influência na evolução do pensamento musical do Ocidente: da codificação simbólica à análise sistemática; uma perspectiva histórica a partir do enfoque semiológico.

As inscrições estarão abertas de 5 a 11 de agosto através do preenchimento de formulário online, disponível no link abaixo.

Inscrições em disciplinas 2017-2

Carlos Alberto v03 SepiaCarlos Alberto Figueiredo é professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e docente permanente do Programa de Pós-graduação da EMAC/UFG. É Doutor em Música pela UNIRIO, com a Tese Editar José Maurício Nunes Garcia, agraciada com o Prêmio José Maria Neves da Associação Nacional de Pesquisa e Pós ?Graduação em Música (ANPPOM), em 2005. Sua pesquisa é voltada para as questões gráficas em música, com destaque para as edições de música, crítica textual musical e a notação musical. Participou de vários projetos editorias brasileiros de relevo, com destaque para Acervo e Difusão de Partituras, onde atuou como coordenador editorial. Esse projeto editou, durante três anos, 51 obras brasileiras dos séculos XVIII e XIX, a partir de manuscritos existentes no Museu da Música de Mariana, Minas Gerais. Atuou também no projeto Patrimônio Arquivístico-Musical Mineiro, que disponibilizou 17 obras de autores mineiros dos séculos XVIII e XIX. É autor do Catálogo de Publicações de Música Sacra e Religiosa Brasileira ? obras dos séculos XVIII e XIX e do livro Música sacra e religiosa brasileira dos séculos XVIII e XIX ? teorias e práticas editoriais, lançado em 2014. Realizou em 2014 um pós-doc na Universidade Nova de Lisboa, sob a orientação do Dr. David Cranmer, com pesquisa sobre a transmissão manuscrita dos Responsórios para Sábado Santo, de David Perez (1711-1778). Estudou Regência Coral com Frans Moonen, no Conservatório Real de Haia, Holanda. Fez cursos complementares com Jan Elkema e Rainer Wakelkamp na Fundação Kurt Thomas da Holanda. Estudou com Helmuth Rilling na II Bachakademie de Stuttgart e repertório barroco com Philippe Caillard, em Paris. É regente do Coro de Câmera Pro-Arte, conjunto com o qual vem divulgando a obra de José Maurício Nunes Garcia (1767-1830) em concertos e CDs. Atuou como regente convidado dos coros da OSESP, da Camerata Antiqua de Curitiba e Polifonia Carioca.

Luiz Paulo v03 AzulLuiz Paulo Sampaio possui graduação em Economia e Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1962), graduação em Pedagogia Musical Piano pela Universidade de Viena (1976), mestrado em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1994) e Doutorado Em Musicologia – Université de Montreal (2000). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em História da Música, atuando principalmente nos seguintes temas: musicologia, história da música, análise, estética e formas musicais.

Escrito por PPGM-UFRJ

Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s