‘Smetakiar o que há de bom’ – algumas perspectivas composicionais de Arthur Kampela
MASTER CLASS DE ARTHUR KAMPELA
PROJETO COMPOSITORES
Coordenação de Liduino Pitombeira
Quinta-feira, dia 10 de agosto de 2017, 16:00
Escola de Música da UFRJ – Prédio III
Edifício Ventura* – Av. República do Chile, 330, Torre Leste – 21o. Andar
Centro – Rio de Janeiro – RJ
CEP 20031-370
Kampela veio ao Brasil desta vez para uma tour com o Ensemble Modern (o mais importante grupo da música contemporânea alemã). Apresentou-se no Rio, Bahia e São Paulo em suas principais salas de concerto. Estreiou no Brasil sua peça Tak-Tak…Tak… para os instrumentos do Ensemble Modern e as Plásticas Sonoras de Walter Smetak – verdadeiro ícone da vanguarda musical Brasileira dos anos 50 aos 70 e precursor de artistas de ponta como Oiticica, Caetano Veloso, Ligia Pape e Tom Zé.
Kampela falará sobre a nova peça como também de sua utilização de técnicas-estendidas e das modulações-micrométricas que ele emprega em várias de suas obras e que promovem uma percepção completamente nova da funcionalidade rítmica e do artesanato estrutural de suas composições.
A masterclass de Kampela se realizará quinta-feira, dia 10 de Agosto de 2017, na sala 2102 das 16 até as 19:50 na Escola de Música da UFRJ.
O Projeto Compositores é uma iniciativa do Departamento de Composição da Escola de Música da UFRJ, em colaboração com o Laboratório de Música e Tecnologia (LaMuT) e com apoio do PPGM-UFRJ, que promove palestras de compositores consagrados, em nível nacional e internacional, com masterclasses para alunos de Graduação em Composição.
Em curso desde 2013, o Projeto Compositores convidou até o momento 20 compositores.
* É necessário o comparecimento com pelo menos 20 minutos de antecedência do horário marcado, para retirada do crachá na portaria; para usar os elevadores, é preciso digitar o número 21 e apertar a tecla confirma; é vedada a entrada no edifício de visitantes trajando bermuda e/ou chinelos.