O projeto O fagote na música brasileira de concerto e a relação texto-execução: Francisco Mignone (solos, duos, trios e quartetos) apresentará resultados de pesquisa na próxima semana, na Escola de Música da UFMG, no formato de concertos, palestra e masterclass com Aloysio Fagerlande (UFRJ), Raquel Carneiro ( doutoranda PPGM-UFRJ/ docente UFMG), Pedro Paulo Parreiras (mestre pelo PPGM/UFRJ) e Jeferson Souza (mestrando PROMUS).

DAC – MUITAS CULTURAS NOS CAMPI – PERSPECTIVA
Quarteto de Fagotes da UERJ
18 de agosto de 2017 – Sexta-feira às 19:30
Conservatório UFMG – Av. Afonso Pena, 1534 – Centro BH/MG
Entrada franca.
Mais informações pelo telefone: (31) 3409-8300

No dia 18 de agosto, sexta-feira às 19h30, o projeto DAC Muitas Culturas nos Campi / Perspectiva convida o Quarteto de Fagotes da UFRJ, composto pelos fagotistas Aloysio Fagerlande (UFRJ), Raquel Carneiro (PPGM-UFRJ, doutoranda), Pedro Paulo Parreiras (PPGM-UFRJ, mestre), Jeferson Souza (PROMUS-UFRJ, mestrando) e contará com a participação especial da cantora lírica Indaiara Patrocínio.

No programa serão apresentados os quartetos para fagote e três canções das cinco para canto e fagote.

Quarteto de Fagotes da UFRJ

O Quarteto de Fagotes da UFRJ foi criado em 2014 dentro do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro com o intuito de interpretar as obras do compositor Francisco Mignone. É coordenado e orientado pelo professor doutor Aloysio Fagerlande, este, faz parte de um projeto maior intitulado O fagote na música brasileira de concerto e a relação texto-execução: Francisco Mignone (solos, duos, trios e quartetos).

Francisco Mignone

Mignone foi o compositor brasileiro que mais escreveu obras para fagote, chegando a quarenta e uma peças em diversas formações. Nascido aos três de setembro de 1897, em São Paulo, iniciou seus estudos musicais, ainda menino, com seu pai Alfério Mignone. Em sua juventude compôs maxixes, valsa e tangos. Com a maturidade escreveu obras complexas tanto camerísticas quanto orquestrais. Toda sua produção para fagote foi dedicada ao professor Noel Devos, fagotista franco brasileiro radicado no Brasil e grande responsável pela escola de fagote no país.

Programa de concerto – Francisco Mignone

Três canções para Fagote e Canto

  1. Canção da Mãe Paupérrima (1976)
  2. Canto de Negros (1976)
  3. Quando na Roça Anoitece (1976)

Quartetos

  1. Tetrafonia e variações em busca de um tema (1967)
  2. Serenata Humorística (1983)
  3. Serenata bem Acabada (1983)
  4. Sarabanda do meu Jeito (1983)
  5. Minuetto (1983)
  6. Quatro Peças Brasileiras (1983)

As Canções para Canto e Fagote “Quando na roça anoitece e Canto de negros” foram compostas em 1930 para piano e soprano e transcritas em 1976 para canto e fagote. Já a “Canção da mãe paupérrima” foi escrita originalmente para fagote e canto. Todas foram dedicadas a cantora Maria Lúcia Godoy

Já as peças do quarteto são na sua maioria nacionalista, sendo “Tetrafonia e variações em busca de um Tema”, de estética dodecafônica composto em 1967. Os quartetos Serenata Humorística e as Quatro Peças Brasileiras, foram escritos na década de 30 para piano e transcritas para quarteto de fagotes pelo próprio compositor nos anos de 1980. As obras Minuetto, Sarabanda do meu jeito, Mais uma lenda e Serenata bem acabada, foram compostas em 1983 e são originais para essa formação.

DAC – MUITAS CULTURAS NOS CAMPI – PERSPECTIVA (UFMG)

Apresenta performances, intervenções e instalações multidisciplinares reunindo diferentes linguagens artísticas em parceria com a DAC – Muitas Culturas nos Campi.

Escrito por PPGM-UFRJ

Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s