No próximo dia 16 de agosto, o Projeto Compositores recebe o compositor e pesquisador Guilherme Bertissolo.

No encontro, Guilherme abordará o tema ‘Cognição e criação em música: experiência, memória e entendimento’. O assunto é vinculado à sua atividade no Grupo de Pesquisa Cognição Musical em Processos Criativos (CMPC), liderado pelo professor Marcos Nogueira.

O CMPC explora o estado atual da ciência cognitiva (sobretudo seus vieses psicológicos, linguísticos, filosóficos e neurofisiológicos) relacionada à pesquisa em cognição musical, promovendo a atualização desse conhecimento e sua difusão, a partir do exame crítico das questões e problemas levantados, recentemente, pela área, visando ao duplo escopo de justificar (1) a importância da pesquisa em cognição musical para a pesquisa cognitiva em geral, e (2) o papel essencial da pesquisa em cognição musical para o avanço do conhecimento acerca do sentido da música, base do desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão que deverão resultar em parcerias e intercâmbios com outros grupos de pesquisa e instituições nacionais estrangeiras.

Guilherme Bertissolo é natural de Porto Alegre. Concluiu os graus de Mestre e Doutor em Composição pela Universidade Federal da Bahia, com período de sanduíche na University of California, Riverside. Compositor premiado nacional e internacionalmente, tem tido obras apresentadas em diversas das mais importantes cidades brasileiras, nos EUA e na Europa. Tem participado de festivais e eventos no Brasil e no exterior, estreado obras e publicando artigos regularmente. Organizou o III Festival Internacional de Música Contemporânea PPGMUS-UFBA (2010), o VI Encontro Nacional de Compositores Universitários (2008). Coordena os projetos Música de Agora na Bahia e Projeções Sonoras de Música Eletroacústica e é membro atuante da OCA, Oficina de Composição, em Salvador, BA, uma associação civil que produz, registra e divulga arte. Atualmente, é Professor Adjunto na Escola de Música e do Programa de Pós-Graduação em Música da UFBa e co-editor da ART Review, tradicional revista da Escola de Música da UFBa, recentemente reativada como um periódico online em inglês.

PROJETO COMPOSITORES – GUILHERME BERTISSOLO

Palestra e masterclass
Cognição e criação em música: experiência, memória e entendimento
Grupo de Pesquisa CMPC – Coordenação de Marcos Nogueira

Quarta-feira, dia 16 de agosto, às 17 horas – Sala 2116

Escola de Música da UFRJ – Prédio III
Edifício Ventura* – Av. República do Chile, 330, Torre Leste – 21o. Andar
Centro – Rio de Janeiro – RJ
Tel. 2262-8742

* É necessário o comparecimento com pelo menos 20 minutos de antecedência do horário marcado, para retirada do crachá na portaria; para usar os elevadores, é preciso digitar o número 21 e apertar a tecla confirma; é vedada a entrada no edifício de visitantes trajando bermuda e/ou chinelos.

Escrito por PPGM-UFRJ

Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ