Criada em 2004 e desde então coordenada pelo cravista Marcelo Fagerlande, a Semana do Cravo, único evento do gênero no país, será realizada pelo décimo quarto ano consecutivo na Escola de Música da UFRJ. A Semana tem reunido diversas gerações de cravistas brasileiros e eventualmente convidados internacionais, oferecendo tanto recitais com entrada franca, como mesas-redondas sobre diversos aspectos que envolvem o instrumento (pesquisa histórica, ensino, inserção no mercado, preservação, entre outros).

Marcelo-Fagerlande_palestra-780x366

Em seus treze anos de existência o evento já homenageou diversos cravistas, que contribuíram de modo especial para o desenvolvimento e o ensino do instrumento no país. Assim, em ocasiões anteriores, homenageamos Roberto de Regina, Hughette Dreyfus e Jacques Ogg. Em 2017 será a vez de Helena Jank, cravista atuante no país e responsável pela criação do primeiro curso de bacharelado em cravo no país, na UNICAMP.

Helena-Jank_homenageada-768x512

A professora Helena Jank é homenageada na XIV edição da Semana do Cravo

Participarão do evento um total de 16 professores e 13 alunos das seguintes instituições: Escola de Música de Brasília, Universidade Estadual de Campinas, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal de Juiz de Fora, UDESC, UFSM, UNIRIO e Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, anfitriã do evento.

Estarão reunidos nomes como os cravistas Helena Jank, Rosana Lanzelotte, Ana Cecilia Tavares, Marcelo Fagerlande, Pedro Persone, Marcos Holler, Mayra Pereira, Luciana Câmara, Erasmo Estrada, Maria Aida Barroso, Eduardo Antonello, Clara Albuquerque, o regente Carlos Alberto Figueiredo, o luthier Cesar Ghidini, a cantora Veruschka Mainhard e a flautista Patrícia Michelini.

As mesas redondas abordarão temas como Transcrições – com a apresentação do recém lançado Cd  Recentes pesquisas acerca dos instrumentos de teclado, da voz e da flauta doce e a homenagem a Helena Jank. O programa dos recitais, apresentados pelos alunos, inclui obras desde o século XVII até o século XXI, ilustrando o amplo espectro que o instrumento proporciona.

XIV SEMANA DO CRAVO – Programação

Escola de Música da UFRJ – PPGM / PROMUS

dias 06, 07 e 08 de novembro de 2017

coordenador: Prof. Paulo Peloso (Escola de Música da UFRJ)

Dia 06 de novembro, segunda-feira, Sala da Congregação (EM/UFRJ)

14h00 – Mesa-redonda de Abertura – Transcrições

Prof. Carlos Alberto Figueiredo (UNIRIO)
Profa. Ana Cecilia Tavares (CEP-Escola de Música de Brasília)
Prof. Marcelo Fagerlande (Escola de Música da UFRJ)

Mediador: Prof. Paulo Peloso (Escola de Música da UFRJ)

18h00 – Recital de alunos dos cursos profissionalizante, de graduação e pós-graduação das seguintes instituições: Escola de Música/UFRJ, Escola de Música de Brasília (CEP-EMB), UNICAMP, UFPE, UFJF.

Dia 07 de novembro, terça-feira, Sala da Congregação (EM/UFRJ)

13h00 – Ensino de cravo para crianças e adolescente –

Apresentação dos alunos do curso de extensão da Escola de Música da UFRJ, com comentários da Profa. Clara Albuquerque (Escola de Música da UFRJ)

14h00 – Mesa-redonda – Reflexões sobre aspectos históricos e pedagógicos do cravo e da flauta doce

Profa. Mayra Pereira (UFJF)
Profa.  Luciana Camara (UFPE)
Profa. Patricia Michelini (Escola de Música da UFRJ)

Mediador: Prof. Eduardo Antonello (Escola de Música da UFRJ)

18h00 – Recital de alunos dos cursos profissionalizante, de graduação e pós-graduação das seguintes instituições: Escola de Música/UFRJ, Escola de Música de Brasília (CEP-EMB), UNICAMP, UFPE, UFJF.

Dia 08 de novembro, quarta-feira, Sala da Congregação (EM/UFRJ)

10h00 – Mesa-redonda – Reflexões sobre instrumentos de teclado, seus instrumentistas e o canto

Profa. Maria Aida Barroso (UFPE)
Profa. Veruschka Mainhard (Escola de Música da UFRJ)