O Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ apresenta o 16° Colóquio de Pesquisa do PPGM-UFRJ nos dias 11 a 14 de dezembro, com sessões de 9 às 13 horas e de 15 às 17 horas. O evento contará com comunicações nas sessões da manhã e mesas temáticas à tarde.

As comunicações foram selecionadas e avaliadas por chamada nacional e com avaliadores externos, em sistema de pareceristas cegos. As mesas trazem questões da atualidade, pertinentes à pesquisa em música no Brasil.

Junto com a realização do 16° Colóquio, serão publicados os Anais reunindo as comunicações do 15° Colóquio. As comunicações serão transmitidos e registrados pela Internet, na página de relacionamentos do PPGM-UFRJ.

Agradecemos a todos os que contribuíram com seus trabalhos escritos, aos pareceristas, aos membros da Comissão Científica e a todos que acompanham o evento.

Confira abaixo a programação do 16° Colóquio de Pesquisa do PPGM-UFRJ:

16o Colóquio de Pesquisa – Programação

Segunda-feira (11/12)

Comunicações – 1a Sessão
10:00 Elegia para quarteto de cordas: considerações sobre processo composicional e textura Alexandre de Paula Schubert (UFRJ / UNIRIO)
10:30 Canção Cantos Proverbiais Africanos, de Eduardo Camenietzki: um estudo de caso Antonilde Rosa Pires (UFRJ)
11:00 Adaptação de levadas rítmicas de instrumentos de percussão no samba para bateria Arthur Teles Leppaus (UFRJ)
11:30 A relação H em transformações tetrádicas de estruturas simétricas Carlos de Lemos Almada (UFRJ)
12:00 Valsa de Nepomuceno: uma proposta de modelagem sistêmica markoviana Claudia Usai, Max Kühn, Rodrigo Pascale, Liduino Pitombeira (UFRJ)
12:30 O Estudo 12 para violão de Francisco Mignone: um ponto de partida para aplicação do Pensamento Divergente Cyro M. Delvizio (ECA-USP)
Mesa Temática I

15:00 Objetividade e subjetividade na pesquisa em música

A interação entre diferentes subjetivações envolvidas na musicologia sistemática e nas práticas etnográficas

  • Carlos Almada
  • Frederico Barros
  • Samuel Araujo

Terça-feira (12/12)

Comunicações – 2a Sessão
10:00 Vocabulário Banto nos primeiros registros fonoelétricos do Brasil, de 1927 a 1933, de canções, cujos títulos ou estampas de gênero, possuem as palavras batuque, batucada ou macumba. Eduardo Fonseca de Brito Lyra, Andréa Albuquerque Adour da Camara (UFRJ)
10:30 O desafio de compor para violão e orquestra Elodie Bouny (UFRJ)
11:00 A cultura estadunidense no pagode de 1990: constatações iniciais João Luís dos Santos Meneses (UFS)
11:30 Análise comparativa de aspectos interpretativos entre 3 gravações da peça Primeiro Amor, de Patápio Silva Leandro Martins Turano (UFRJ)
12:00 A autorregulação e a aprendizagem autorregulada como ferramentas de estímulo à aquisição da autonomia pelos graduandos em trompete Leandro Taveira Soares (UFRJ)
12:30 Um estudo de caso etnográfico em educação musical: considerações metodológicas Vinícius Pereira Rodrigues (UFRJ)
15:00 A relação texto/execução no repertório para fagote e piano de Francisco Mignone Ana Paula da Matta / Aloysio Fagerlande
Mesa Temática 2

15:30 Música, Educação e Diversidade

A promoção da diversidade e interação social, entendidos em sentido amplo, e comprometidos com a transformação da qualidade de vida sociocultural e individual

  • Thelma Alvares
  • João Miguel Bellard Freire
  • Sergio Alvares

Quarta-feira (13/12)

Comunicações – 3a Sessão
10:00 Sertão Central, de Liduíno Pitombeira: uma abordagem interpretativa sobre o expressionismo na música brasileira Eduardo Henrique de Souza Santos (UFRJ)
10:30 A correspondência entre Francisco Curt Lange e Gilberto Freyre: mulatismo musical, musicologia e historiografia da música colonial mineira. Loque Arcanjo Júnior (UFMG / UEMG)
11:00 Aloysio de Oliveira. Do Bando da Lua à gravadora Elenco Luiz Claudio de Azeredo Coutinho (UFRJ)
11:30 Relações neoriemannianas de acordes de sétima na segunda fase composicional de Antônio Carlos Jobim Max Kühn, Claudia Usai, Igor Chagas, João Penchel (UFRJ)
12:00 Presto da Fantasia VII para violino desacompanhado de Telemann: conceitos schenkerianos como auxílio na explicitação da polifonia latente Rafael Gueli Tomaz Silva (UNESP)
Mesa Temática 3

15:00 Limites entre a musicologia histórica e as práticas interpretativas

O entrelaçamento entre musicologia histórica e pesquisas em práticas interpretativas

  • Antonio Augusto
  • Marcia Taborda
  • Pedro Bittencourt

Quinta-feira (14/12)

 Comunicações – 4a Sessão
10:00 O currículo de música para a educação infantil: O estado do conhecimento em teses e dissertações Sara Paraguassú Santos do Vale (UNB)
10:30 Pianeiro – um termo e suas proposições Stella Junia Guimarães Ribeiro (UFRJ)
11:00 O processo de criação musical de Ennio Morricone para o cinema: a trilha sonora do filme Os Oito Odiados Tarso de Almeida Ramos (UNB)
11:00 As obras para violino e piano de Santino Parpinelli: uma proposta analítica baseada na semiótica Peirceana Wesley Nascimento Higino Paula (UNIRIO)

 

Escola de Música da UFRJ – Prédio III – Edifício Ventura*
Av. República do Chile, 330, Torre Leste, 21o. Andar
Centro – Rio de Janeiro – RJ

* É necessário o comparecimento com pelo menos 20 minutos de antecedência do horário marcado, para retirada do crachá na portaria; para usar os elevadores, é preciso digitar o número 21 e apertar a tecla confirma; é vedada a entrada no edifício de visitantes trajando bermuda e/ou chinelos.

Informações
ppgm-ufrj.org
posgraduacao@musica.ufrj.br
colóquio@musica.ufrj.br
2262-8742

Escrito por PPGM-UFRJ

Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s