O Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ apresenta o 16° Colóquio de Pesquisa do PPGM-UFRJ nos dias 11 a 14 de dezembro, com sessões de 9 às 13 horas e de 15 às 17 horas. O evento contará com comunicações nas sessões da manhã e mesas temáticas à tarde.
As comunicações foram selecionadas e avaliadas por chamada nacional e com avaliadores externos, em sistema de pareceristas cegos. As mesas trazem questões da atualidade, pertinentes à pesquisa em música no Brasil.
Junto com a realização do 16° Colóquio, serão publicados os Anais reunindo as comunicações do 15° Colóquio. As comunicações serão transmitidos e registrados pela Internet, na página de relacionamentos do PPGM-UFRJ.
Agradecemos a todos os que contribuíram com seus trabalhos escritos, aos pareceristas, aos membros da Comissão Científica e a todos que acompanham o evento.
Confira abaixo a programação do 16° Colóquio de Pesquisa do PPGM-UFRJ:
16o Colóquio de Pesquisa – Programação
Segunda-feira (11/12)
Comunicações – 1a Sessão
10:00 | Elegia para quarteto de cordas: considerações sobre processo composicional e textura | Alexandre de Paula Schubert (UFRJ / UNIRIO) |
10:30 | Canção Cantos Proverbiais Africanos, de Eduardo Camenietzki: um estudo de caso | Antonilde Rosa Pires (UFRJ) |
11:00 | Adaptação de levadas rítmicas de instrumentos de percussão no samba para bateria | Arthur Teles Leppaus (UFRJ) |
11:30 | A relação H em transformações tetrádicas de estruturas simétricas | Carlos de Lemos Almada (UFRJ) |
12:00 | Valsa de Nepomuceno: uma proposta de modelagem sistêmica markoviana | Claudia Usai, Max Kühn, Rodrigo Pascale, Liduino Pitombeira (UFRJ) |
12:30 | O Estudo 12 para violão de Francisco Mignone: um ponto de partida para aplicação do Pensamento Divergente | Cyro M. Delvizio (ECA-USP) |
Mesa Temática I
15:00 Objetividade e subjetividade na pesquisa em música
A interação entre diferentes subjetivações envolvidas na musicologia sistemática e nas práticas etnográficas
- Carlos Almada
- Frederico Barros
- Samuel Araujo
Terça-feira (12/12)
Comunicações – 2a Sessão
10:00 | Vocabulário Banto nos primeiros registros fonoelétricos do Brasil, de 1927 a 1933, de canções, cujos títulos ou estampas de gênero, possuem as palavras batuque, batucada ou macumba. | Eduardo Fonseca de Brito Lyra, Andréa Albuquerque Adour da Camara (UFRJ) |
10:30 | O desafio de compor para violão e orquestra | Elodie Bouny (UFRJ) |
11:00 | A cultura estadunidense no pagode de 1990: constatações iniciais | João Luís dos Santos Meneses (UFS) |
11:30 | Análise comparativa de aspectos interpretativos entre 3 gravações da peça Primeiro Amor, de Patápio Silva | Leandro Martins Turano (UFRJ) |
12:00 | A autorregulação e a aprendizagem autorregulada como ferramentas de estímulo à aquisição da autonomia pelos graduandos em trompete | Leandro Taveira Soares (UFRJ) |
12:30 | Um estudo de caso etnográfico em educação musical: considerações metodológicas | Vinícius Pereira Rodrigues (UFRJ) |
15:00 | A relação texto/execução no repertório para fagote e piano de Francisco Mignone | Ana Paula da Matta / Aloysio Fagerlande |
Mesa Temática 2
15:30 Música, Educação e Diversidade
A promoção da diversidade e interação social, entendidos em sentido amplo, e comprometidos com a transformação da qualidade de vida sociocultural e individual
- Thelma Alvares
- João Miguel Bellard Freire
- Sergio Alvares
Quarta-feira (13/12)
Comunicações – 3a Sessão
10:00 | Sertão Central, de Liduíno Pitombeira: uma abordagem interpretativa sobre o expressionismo na música brasileira | Eduardo Henrique de Souza Santos (UFRJ) |
10:30 | A correspondência entre Francisco Curt Lange e Gilberto Freyre: mulatismo musical, musicologia e historiografia da música colonial mineira. | Loque Arcanjo Júnior (UFMG / UEMG) |
11:00 | Aloysio de Oliveira. Do Bando da Lua à gravadora Elenco | Luiz Claudio de Azeredo Coutinho (UFRJ) |
11:30 | Relações neoriemannianas de acordes de sétima na segunda fase composicional de Antônio Carlos Jobim | Max Kühn, Claudia Usai, Igor Chagas, João Penchel (UFRJ) |
12:00 | Presto da Fantasia VII para violino desacompanhado de Telemann: conceitos schenkerianos como auxílio na explicitação da polifonia latente | Rafael Gueli Tomaz Silva (UNESP) |
Mesa Temática 3
15:00 Limites entre a musicologia histórica e as práticas interpretativas
O entrelaçamento entre musicologia histórica e pesquisas em práticas interpretativas
- Antonio Augusto
- Marcia Taborda
- Pedro Bittencourt
Quinta-feira (14/12)
Comunicações – 4a Sessão
10:00 | O currículo de música para a educação infantil: O estado do conhecimento em teses e dissertações | Sara Paraguassú Santos do Vale (UNB) |
10:30 | Pianeiro – um termo e suas proposições | Stella Junia Guimarães Ribeiro (UFRJ) |
11:00 | O processo de criação musical de Ennio Morricone para o cinema: a trilha sonora do filme “Os Oito Odiados“ | Tarso de Almeida Ramos (UNB) |
11:00 | As obras para violino e piano de Santino Parpinelli: uma proposta analítica baseada na semiótica Peirceana | Wesley Nascimento Higino Paula (UNIRIO) |
Escola de Música da UFRJ – Prédio III – Edifício Ventura*
Av. República do Chile, 330, Torre Leste, 21o. Andar
Centro – Rio de Janeiro – RJ
* É necessário o comparecimento com pelo menos 20 minutos de antecedência do horário marcado, para retirada do crachá na portaria; para usar os elevadores, é preciso digitar o número 21 e apertar a tecla confirma; é vedada a entrada no edifício de visitantes trajando bermuda e/ou chinelos.
Informações
ppgm-ufrj.org
posgraduacao@musica.ufrj.br
colóquio@musica.ufrj.br
2262-8742