O grupo de pesquisa Educação Musical, Musicalidade Abrangente e Diversidade Cultural apresenta, fechando a programação acadêmica de 2018, a oitava edição do Simpósio de Educação Musical do PPGM-UFRJ. O evento reúne pesquisadores na área de Educação Musical para mesas redondas e comunicações.

O evento ocorre nos dias 18 e 19 de dezembro, de 10:00 às 18:00 e tem entrada franca; confira abaixo a programação:

VIII SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO MUSICAL

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DA ESCOLA DE MÚSICA DA UFRJ

SEGUNDA – 18/12/2017

10-12h – RODA DE CONVERSA – Escola pública e Educação Musical: espaço de resistência e inovação. Prof. André Oliveira (SME-RJ)

Prof. Gustavo Mendonça (CAp-UERJ)

Prof. Roberto Stepheson (CP II)

Mediação: Prof. João Miguel Bellard Freire (EM/ UFRJ)

COMUNICAÇÕES

14h – Monica Coropos – Musicalizando com alegria:  uma proposta metodológica de ensino de música, sob a perspectiva da musicalidade abrangente, na formação continuada de professores.

14:30 – Emerson de Jesus – “Não há maestros?”: compreendendo a prática musical coletiva na oficina de sopros e percussão da Orquestra Voadora.

15h – Luara Carrilho – A música no cotidiano do bebê: contribuições para o desenvolvimento infantil e o papel materno neste processo.

15:30 – Caroline Camargo – Prática musical em conjunto para adultos com deficiência visual: um proposta de musicalização em instituições que têm como perspectiva a inclusão e a (re)inserção social.

16h – Phelipe Henrique – Gestão de aula na educação musical: Uma revisão de literature

16:30 -Fabio Adour e Ricardo de Almeida Gonçalves- Transcrição auditiva e análise fraseológica: um estudo sobre Knife-Edge de ELP

TERÇA – 19/12/2017

10-12h RODA DE CONVERSA – Medicalização x Educação: contribuições do Educador Musical

Prof. Vandré Vidal  (IPUB/ UFRJ)

Prof. Helena Rego Monteiro (FAMATH)

Prof. ThelmaSydenstricker Alvares (EM/ UFRJ)

COMUNICAÇÕES

14h – Aline Silveira – Música e a criança de 0 a 6 anos.

14:30h -Raquel Lyrio – Estudo de caso: uma experiência em educação musical no setor pediátrico do Instituto Nacional de Cardiologia.

15h – Carine Santos – Algumas considerações sobre a percepção musical do Surdo.

15:30h – Gustavo Jiménez Pereira – O ensino da música em projetos sociais: as influências do discurso romantizado sobre as expectativas e a realidade do aluno.

16:00h – Reinaldo de Oliveira Souza – Escola de Música de Manguinhos: estratégias pedagógicas para criação musical no ensino coletivo de violão.

16:30h – Vera Kingkade – Matriz curricular expansiva para o programa de música do Colégio Colabore: uma proposta norteada por princípios cristãos e responsabilidade ética.

17:00h – Jeanine Bogaerts – Educação musical na educação de jovens e adultos: aulas de música na EJA – Manguinhos

Coordenação Geral do Evento:

• Dr. João Miguel Bellard Freire (UFRJ)
  • Dr. Thelma Syndstricker Alvares (UFRJ)
  • Dr. Sérgio Álvares (UFRJ)

Escola de Música da UFRJ – Prédio III – Edifício Ventura*
Av. República do Chile, 330, Torre Leste, 21o. Andar
Centro – Rio de Janeiro – RJ

* É necessário o comparecimento com pelo menos 20 minutos de antecedência do horário marcado, para retirada do crachá na portaria; para usar os elevadores, é preciso digitar o número 21 e apertar a tecla confirma; é vedada a entrada no edifício de visitantes trajando bermuda e/ou chinelos.

ppgm-ufrj.org
posgraduacao@musica.ufrj.br