O Projeto Compositores convida a professores, estudantes de música e público em geral para a palestra do compositor Edgardo José Rodriguez, da Universidade de La Plata e Universidade de Buenos Aires, a ser realizada no próximo dia 11 de abril, quarta-feira, às 11:00, na Escola de Música, Torre Ventura*. O pesquisador e docente apresentará uma síntese histórica da música contemporânea argentina, abordando compositores, estéticas e conceitos desenvolvidos no ambiente acadêmico portenho. A coordenação é do prof. Carlos Almada.

Além da palestra do Projeto Compositores, o PPGM-UFRJ e grupo MusMat anunciam também duas palestras de Edgardo José Rodriguez, compondo um minicurso sobre a música atonal livre e dodecafônica de A. Schoenberg e A. Webern. O curso aborda aspectos técnicos e estéticos dos dois mestres da Segunda Escola de Viena, com aplicações e exemplos musicais.

Os dois encontros ocorrem nos dias 18 e 25 de abril, às 11:00, na Escola de Música da UFRJ, Torre Ventura*. As aulas são abertas ao público.

Edgardo José Rodríguez é professor de harmonia, contraponto e morfologia musical na Faculdade de Belas Artes, Universidade Nacional de La Plata. Bacharel em composição musical e Doutor em Artes pela Universidade de Buenos Aires, é também pesquisador e docente da UNLP e UBA.

Edgardo José Rodríguez

Breve panorama da música acadêmica contemporânea argentina 1990-2010

Quarta-feira. 11 de abril, 11:00. Escola de Música da UFRJ, Torre Ventura*

Tópicos:

  • La herança/geração do CLAEM-IDT: pluralismo estético no lugar da dicotomía nacionalismo – internacionalismo.
  • Mariano Etkin (1943-2016): Caminos de cornisa (1985), Recóndita armonía (1987) e a abstração do latinoamericano.
  • Luis Arias (1940): Ricercare´s blues (1976) e o estranhamento do jazz.
  • A geração 1960: Carlos Mastropietro (1958): Hermógenes Cayo (1985), Aparecida (1986): música domesticada e fragilidade formal.
  • Ma. Cecilia Villanueva (1964): Tulipanes negros (1990), Intonso (11 páginas) (2001): a recuperação do melódico.

Edgardo José Rodríguez

A música atonal livre e dodecafônica de A. Schoenberg e A. Webern

Quartas-feiras, dias 18 e 25 de abril, 11:00. Escola de Música da UFRJ, Torre Ventura*

Tópicos:

  1. Noções básicas do atonalismo livre: emancipação da dissonância, equivalência de oitava, princípio da unidade do espaço musical, tendência à não-repetição dos sons;
  2. O problema forma no atonalismo livre. Estratégias de configuração formal: a microforma, o texto, o timbre e o organicismo intervalar;
  3. A metáfora organicista e suas aplicações na obra musical; Organicismo formal e a questão do período ‘atemático’ de Schoenberg.
  4. A articulação do atonalismo livre para o atonalismo regrado (dodecafonismo): opus 23, 24 e 25. Surgimento do princípio serial.  Serialismo e dodecafonismo.
  5. Etapas dodecafônicas na produção schoenberguiana.
  6. O problema do controle. Controle linear e controle harmônico. A complementaridade dos agregados hexacordais.
  7. A música dodecafônica de Anton Webern. Séries derivadas. Simetrias formais. Opus 24 e 27 como antecedentes do serialismo integral.

Serão analisados fragmentos das seguintes obras:

  1. A. Schoenberg opus 19 (Nos. 2 y 5)
  2. Opus 23 (Nos. 1-4)
  3. Opus 25 (Preludio, Intermezzo y Trio)
  4. A. Webern opus 5 (No. 4)
  5. Opus 24 (No. 1)
  6. Opus 27 (No. 2).

Escola de Música da UFRJ – Prédio III
Edifício Ventura* – Av. República do Chile, 330, Torre Leste – 21o. Andar
Centro – Rio de Janeiro – RJ
CEP 20031-370

* É necessário o comparecimento com pelo menos 20 minutos de antecedência do horário marcado, para retirada do crachá na portaria; para usar os elevadores, é preciso digitar o número 21 e apertar a tecla confirma; é vedada a entrada no edifício de visitantes trajando bermuda e/ou chinelos.

Página do Facebook
https://www.facebook.com/ppgmufrj/

 

Escrito por PPGM-UFRJ

Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s