A III Jornada Interdisciplinar de Som e Música no Audiovisual (JISMA) ocorre de 18 a 21 de junho, no CBAE – Colégio Brasileiro de Altos Estudos (Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ), e na Cinametaca do Museu de Arte Moderna (endereços e contatos no final desta página), sob a coordenação da Profa. Luiza Alvim.

A JISMA reúne pesquisadores, docentes, alunos, artistas da música e das artes audiovisuais em âmbito nacional para discussão, intercâmbio e interação.

Confira abaixo a programação completa.

Segunda-feira, 18/06

14:00 CBAE Som Direto no Cinema Brasileiro: fragmentos de uma história

Masterclass de Márcio Câmara

19:00 Cinemateca do MAM Abertura da III JISMA

  • Cadu Pereira ao piano acompanha o filme Recreation (Charles Chaplin, 1914)
  • Demonstração aberta e Cine Concerto com a Cineorquestra Soundpainting Rio.
  • Filme: A Viagem à Lua (George Méliès, 1902).

Terça-feira, 19/06

09:00 CBAE Música, audiovisual e mercado

Mesa redonda. Geórgia Cynara Souza (UEG), moderadora.

  • André Abujamra e Márcio Nigro: parceria na composição da trilha musical de “O contador de histórias”. (Geórgia Cynara Souza, UEG)
  • Céu reluzente e ressoante: o brega de Hermila. (Iasha Oliveira Salerno, UFSCar)
  • Reestruturação do mercado musical e o licenciamento musical: a flexibilização e a diversificação da parceria entre música e audiovisual. (Márcio Pizzi de Oliveira, UNIRIO/CEFET):
11:15 CBAE Música preexistente no audiovisual I.

Mesa redonda. Maurício Monteiro (UFOP), moderador

  • A retórica do timbre- o caso de ‘Barry Lyndon’ de Stanley Kubrick. (Camila Martins da Silva, UAM e Maurício Monteiro, UFOP)
  • Escutas da música de Gyorgy Ligeti por dois trabalhos audiovisuais. (Alexandre Fenerich, UNIRIO)
  • Cinema, literatura, trilha sonora e a adaptação interdisciplinar do roteiro cinematográfico contemporâneo – Uma análise do filme ‘Bronson’ (2008). (Roberto Reiniger, UAM)
14:30 CBAE Videoclipe.

Mesa redonda. Ariane Holzbach (UFF), moderadora

  • A linguagem dos videoclipes do R.E.M. na obra do diretor James Herbert. (Sixto José Parollo Júnior, UAM)
  • O videoclipe e o rap nacional: políticas na promoção audiovisual de artistas emergentes. (Rodrigo Fonseca e Rodrigues, FUMEC e Alessandra Nardini, FUMEC)
  • Uma análise Semiótica Psicanalítica para entender a transformação estética da periferia paulistana através do videoclipe Vida Loka parte 2 dos Racionais MC’s. (Leonardo Ribeiro Santos, PUC-SP e Maria Collier de Mendonça, PUC-SP)
16:45 CBAE Percepções e territorialidades no audiovisual.

Mesa redonda. Aline Couri (EBA – UFRJ), moderadora

  • Elogio del error. (Arnaldo di Pace, UFRJ / Universidad de Quilmes, Argentina)
  • O visual no acusmático: espaço, cotidiano, memória e narrativa em Transporte público, parte 2. (Orlando Scarpa Neto, PPGM-UFRJ)
  • Entre paisagens e territórios: espaço, som e autenticidade nas narrativas fílmicas da história do Blues. (Daniel Dória, UFPR)

Quarta-feira, 20/06

09:00 CBAE Sonoridades no audiovisual.

Mesa redonda. Rodolfo Caesar (PPGM-UFRJ). Moderador

  • O que toca a banda do circo? Análise das sonoridades nas cenas de picadeiro do filme ‘O Palhaço’ (2011). (Asdrúbal de Novaes Savioli, UAM)
  • Da significação musical em ‘Interestelar’ (2014): sonoridades, minimalismo e intertextualidade. (Rodolfo Coelho de Souza, USP e Juliano Oliveira, USP)
  • A produção de sentidos emergente no game ”Amnesia, the dark descent”. (Vicente Reis de Souza Farias, UFRB / UFBA)
11:15 CBAE Música e som no documentário e outras formas de não-ficção.

Mesa redonda. Fernando Morais da Costa (UFF), moderador.

  • Música e documentário. (Renan Paiva Chaves, UNICAMP)
  • Noticiero ICAIC Latinoamericano: a trilha internacionalista da Conferência Tricontinental de Havana. (Glauber Brito Matos Lacerda, UESB / UFBA)
  • Rockers e Dread, Beat and Blood: filmar o som no cinema de gênero musical. (Leonardo Vidigal, UFMG)
14:30 Performances ao vivo de música e som no audiovisual.

Mesa redonda. Fernando Salis (UFRJ), moderador

  • Natureza Urbana Natureza: entre orquestra de laptops, soundpainting e live cinema. (Marina Mapurunga, UFRB e Daniele dos Santos Costa, UFRB)
  • Notas sobre como velhos silenciosos podem despertar jovens barulhentos: Cine Concertos do Soundpainting RIO. (Taiyo Jean Omura, UNIRIO)
  • Onomatorquestra: o ruído como ferramenta didática. (Guilherme Martins, IFG)
14:30 CBAE Música preexistente no audiovisual II.

Mesa redonda. Luíza Alvim (PPGM-UFRJ), moderadora.

  • Chabrol e a ópera na Nouvelle Vague. (Luíza Alvim, PPGM-UFRJ e Juliana Coelho de Mello Menezes, PPGM-UFRJ)
  • O lugar da música não-original no desenho de som de ‘Paranoid Park’, de Gus Van Sant, uma perquirição. (Marcus Vinicius Marvila das Neves, UFES)
  • Usos narrativos distintos da trilha original e da trilha compilada e popular em ‘The Handmaid’s Tale’ (2017). (Ana Carolina Tardivo Alves, UFSCar)
16:45 CBAE Lançamento de livros
18:30 CBAE Apresentação audio-visual do ABSTRAI Ensemble.

Pedro Bittencourt. Saxofone; Fabio Adour, guitarra.

Quinta-feira, 21/06

09:00 CBAE Musicais.

Mesa redonda. João Luiz Vieira (UFF), moderador.

  • Perspectivas queer do musical americano: os números musicais de Vincente Minnelli. (Jocimar Soares Dias Júnior, PPGCine-UFF)
  • O momento musical como um investimento queer: notas sobre o conceito de fratura. (Luiz Fernando Wlian, ECO-UFRJ)
  • Apenas uma garota apaixonada: Crazy ex-girlfriend, musical, paródia e comédia romântica. (Carolina Amaral, PPGCine-UFF)
11:15 CBAE Fronteiras entre som e música.

Mesa redonda. Luíza Alvim (PPGM – UFRJ), moderadora.

  • O som e as músicas não codificadas do filme ‘Onde os Fracos não Têm Vez. (Fernando Nunes Aranha, PUC-RJ)
  • A convergência contemporânea do score com o sound design no cinema em “Som ao Redor” e “Mother”. (Ricardo César Campos Maia Júnior, Faculdades Integradas Barros Melo)
  • Contribuições narrativas do sound design para o Capítulo II do Decálogo. (Deyvid Willian Martins, IFC / UFMG e Sérgio Freire, UFMG)
14:30 CBAE Voz e relações entre imagem e som no audiovisual contemporâneo.

Mesa redonda. Luíza Alvim (PPGM – UFRJ), moderadora.

  • Depois da partida: Compreensões acerca da voz-over ensaística em “Elena” (Petra Costa 2012) e “Coração de Cachorro” (Laurie Anderson, 2015). (Ana Paula Aquino Caixeta, UNICAMP)
  • Por que houve um aumento de filmes sem sincronia no cinema contemporâneo? (Joice Scavone Costa, PPGCine-UFF / FACHA)
  • A(s) Imagem(ns) audiovisual(is). (Alexandre Brasil, PPGM-UFRJ)
16:45 CBAE Aspectos teóricos do som e da música no audiovisual.

Mesa redonda. Luíza Alvim (PPGM – UFRJ), moderadora.

  • Analogias entre as percepções visual e audível: a metáfora estruturante como recurso criativo. (Marcelo de Campos Velho Birck, UFSM)
  • O som como reprodutor de subjetividades: Pier Paolo Pasolini e o Nuevo Cine Argentino. (Marina Dias Miranda, PPGCine-UFF)
  • Legado clássico e questões sobre inaudibilidade na trilha musical do filme ‘Gravidade’ (2013). (Alexandre Camargo Scarpelli, UFSCar)
18:30 CBAE Lançamento de livros
19:00 CBAE

Encerramento

  • Apresentação de vídeos-músicas de Marcelo Carneiro de Lima:
    • Lev (produzido junto ao editor de imagens e cineasta João Felipe Freitas), 10 min
    • Espectros (com Rodrigo Maia, Bruno Temer e Thiago Maia), 8 min.

COMISSÃO ORGANIZADORA: Luiza Alvim, Rodolfo Caesar, Joyce Scavone.

COLÉGIO BRASILEIRO DE ALTOS ESTUDOS
Avenida Rui Barbosa, 762 – Flamengo – RJ
Telefones:(55) (21) 2552-1048 e 2552-1195
cbae@forum.ufrj.br

CINEMATECA DO MAM
Av. Infante Dom Henrique, 85
Parque do Flamengo – Rio de Janeiro
(21) 3883-5600
atendimento@mamrio.org.br

PPGM-UFRJ
Telefones: 2262-8742
posgraduacao@musica.ufrj.br
Página do PPGM-UFRJ no Facebook

JISMA no Facebook

Escrito por PPGM-UFRJ

Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s