A III Jornada Interdisciplinar de Som e Música no Audiovisual (JISMA) ocorre de 18 a 21 de junho, no CBAE – Colégio Brasileiro de Altos Estudos (Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ), e na Cinametaca do Museu de Arte Moderna (endereços e contatos no final desta página), sob a coordenação da Profa. Luiza Alvim.
A JISMA reúne pesquisadores, docentes, alunos, artistas da música e das artes audiovisuais em âmbito nacional para discussão, intercâmbio e interação.
Confira abaixo a programação completa.
Segunda-feira, 18/06
14:00 |
CBAE |
Som Direto no Cinema Brasileiro: fragmentos de uma história
Masterclass de Márcio Câmara |
19:00 |
Cinemateca do MAM |
Abertura da III JISMA
- Cadu Pereira ao piano acompanha o filme Recreation (Charles Chaplin, 1914)
- Demonstração aberta e Cine Concerto com a Cineorquestra Soundpainting Rio.
- Filme: A Viagem à Lua (George Méliès, 1902).
|
Terça-feira, 19/06
09:00 |
CBAE |
Música, audiovisual e mercado
Mesa redonda. Geórgia Cynara Souza (UEG), moderadora.
- André Abujamra e Márcio Nigro: parceria na composição da trilha musical de “O contador de histórias”. (Geórgia Cynara Souza, UEG)
- Céu reluzente e ressoante: o brega de Hermila. (Iasha Oliveira Salerno, UFSCar)
- Reestruturação do mercado musical e o licenciamento musical: a flexibilização e a diversificação da parceria entre música e audiovisual. (Márcio Pizzi de Oliveira, UNIRIO/CEFET):
|
11:15 |
CBAE |
Música preexistente no audiovisual I.
Mesa redonda. Maurício Monteiro (UFOP), moderador
- A retórica do timbre- o caso de ‘Barry Lyndon’ de Stanley Kubrick. (Camila Martins da Silva, UAM e Maurício Monteiro, UFOP)
- Escutas da música de Gyorgy Ligeti por dois trabalhos audiovisuais. (Alexandre Fenerich, UNIRIO)
- Cinema, literatura, trilha sonora e a adaptação interdisciplinar do roteiro cinematográfico contemporâneo – Uma análise do filme ‘Bronson’ (2008). (Roberto Reiniger, UAM)
|
14:30 |
CBAE |
Videoclipe.
Mesa redonda. Ariane Holzbach (UFF), moderadora
- A linguagem dos videoclipes do R.E.M. na obra do diretor James Herbert. (Sixto José Parollo Júnior, UAM)
- O videoclipe e o rap nacional: políticas na promoção audiovisual de artistas emergentes. (Rodrigo Fonseca e Rodrigues, FUMEC e Alessandra Nardini, FUMEC)
- Uma análise Semiótica Psicanalítica para entender a transformação estética da periferia paulistana através do videoclipe Vida Loka parte 2 dos Racionais MC’s. (Leonardo Ribeiro Santos, PUC-SP e Maria Collier de Mendonça, PUC-SP)
|
16:45 |
CBAE |
Percepções e territorialidades no audiovisual.
Mesa redonda. Aline Couri (EBA – UFRJ), moderadora
- Elogio del error. (Arnaldo di Pace, UFRJ / Universidad de Quilmes, Argentina)
- O visual no acusmático: espaço, cotidiano, memória e narrativa em Transporte público, parte 2. (Orlando Scarpa Neto, PPGM-UFRJ)
- Entre paisagens e territórios: espaço, som e autenticidade nas narrativas fílmicas da história do Blues. (Daniel Dória, UFPR)
|
Quarta-feira, 20/06
09:00 |
CBAE |
Sonoridades no audiovisual.
Mesa redonda. Rodolfo Caesar (PPGM-UFRJ). Moderador
- O que toca a banda do circo? Análise das sonoridades nas cenas de picadeiro do filme ‘O Palhaço’ (2011). (Asdrúbal de Novaes Savioli, UAM)
- Da significação musical em ‘Interestelar’ (2014): sonoridades, minimalismo e intertextualidade. (Rodolfo Coelho de Souza, USP e Juliano Oliveira, USP)
- A produção de sentidos emergente no game ”Amnesia, the dark descent”. (Vicente Reis de Souza Farias, UFRB / UFBA)
|
11:15 |
CBAE |
Música e som no documentário e outras formas de não-ficção.
Mesa redonda. Fernando Morais da Costa (UFF), moderador.
- Música e documentário. (Renan Paiva Chaves, UNICAMP)
- Noticiero ICAIC Latinoamericano: a trilha internacionalista da Conferência Tricontinental de Havana. (Glauber Brito Matos Lacerda, UESB / UFBA)
- Rockers e Dread, Beat and Blood: filmar o som no cinema de gênero musical. (Leonardo Vidigal, UFMG)
|
14:30 |
|
Performances ao vivo de música e som no audiovisual.
Mesa redonda. Fernando Salis (UFRJ), moderador
- Natureza Urbana Natureza: entre orquestra de laptops, soundpainting e live cinema. (Marina Mapurunga, UFRB e Daniele dos Santos Costa, UFRB)
- Notas sobre como velhos silenciosos podem despertar jovens barulhentos: Cine Concertos do Soundpainting RIO. (Taiyo Jean Omura, UNIRIO)
- Onomatorquestra: o ruído como ferramenta didática. (Guilherme Martins, IFG)
|
14:30 |
CBAE |
Música preexistente no audiovisual II.
Mesa redonda. Luíza Alvim (PPGM-UFRJ), moderadora.
- Chabrol e a ópera na Nouvelle Vague. (Luíza Alvim, PPGM-UFRJ e Juliana Coelho de Mello Menezes, PPGM-UFRJ)
- O lugar da música não-original no desenho de som de ‘Paranoid Park’, de Gus Van Sant, uma perquirição. (Marcus Vinicius Marvila das Neves, UFES)
- Usos narrativos distintos da trilha original e da trilha compilada e popular em ‘The Handmaid’s Tale’ (2017). (Ana Carolina Tardivo Alves, UFSCar)
|
16:45 |
CBAE |
Lançamento de livros |
18:30 |
CBAE |
Apresentação audio-visual do ABSTRAI Ensemble.
Pedro Bittencourt. Saxofone; Fabio Adour, guitarra. |
Quinta-feira, 21/06
09:00 |
CBAE |
Musicais.
Mesa redonda. João Luiz Vieira (UFF), moderador.
- Perspectivas queer do musical americano: os números musicais de Vincente Minnelli. (Jocimar Soares Dias Júnior, PPGCine-UFF)
- O momento musical como um investimento queer: notas sobre o conceito de fratura. (Luiz Fernando Wlian, ECO-UFRJ)
- Apenas uma garota apaixonada: Crazy ex-girlfriend, musical, paródia e comédia romântica. (Carolina Amaral, PPGCine-UFF)
|
11:15 |
CBAE |
Fronteiras entre som e música.
Mesa redonda. Luíza Alvim (PPGM – UFRJ), moderadora.
- O som e as músicas não codificadas do filme ‘Onde os Fracos não Têm Vez. (Fernando Nunes Aranha, PUC-RJ)
- A convergência contemporânea do score com o sound design no cinema em “Som ao Redor” e “Mother”. (Ricardo César Campos Maia Júnior, Faculdades Integradas Barros Melo)
- Contribuições narrativas do sound design para o Capítulo II do Decálogo. (Deyvid Willian Martins, IFC / UFMG e Sérgio Freire, UFMG)
|
14:30 |
CBAE |
Voz e relações entre imagem e som no audiovisual contemporâneo.
Mesa redonda. Luíza Alvim (PPGM – UFRJ), moderadora.
- Depois da partida: Compreensões acerca da voz-over ensaística em “Elena” (Petra Costa 2012) e “Coração de Cachorro” (Laurie Anderson, 2015). (Ana Paula Aquino Caixeta, UNICAMP)
- Por que houve um aumento de filmes sem sincronia no cinema contemporâneo? (Joice Scavone Costa, PPGCine-UFF / FACHA)
- A(s) Imagem(ns) audiovisual(is). (Alexandre Brasil, PPGM-UFRJ)
|
16:45 |
CBAE |
Aspectos teóricos do som e da música no audiovisual.
Mesa redonda. Luíza Alvim (PPGM – UFRJ), moderadora.
- Analogias entre as percepções visual e audível: a metáfora estruturante como recurso criativo. (Marcelo de Campos Velho Birck, UFSM)
- O som como reprodutor de subjetividades: Pier Paolo Pasolini e o Nuevo Cine Argentino. (Marina Dias Miranda, PPGCine-UFF)
- Legado clássico e questões sobre inaudibilidade na trilha musical do filme ‘Gravidade’ (2013). (Alexandre Camargo Scarpelli, UFSCar)
|
18:30 |
CBAE |
Lançamento de livros |
19:00 |
CBAE |
Encerramento
- Apresentação de vídeos-músicas de Marcelo Carneiro de Lima:
- Lev (produzido junto ao editor de imagens e cineasta João Felipe Freitas), 10 min
- Espectros (com Rodrigo Maia, Bruno Temer e Thiago Maia), 8 min.
|
COMISSÃO ORGANIZADORA: Luiza Alvim, Rodolfo Caesar, Joyce Scavone.
COLÉGIO BRASILEIRO DE ALTOS ESTUDOS
Avenida Rui Barbosa, 762 – Flamengo – RJ
Telefones:(55) (21) 2552-1048 e 2552-1195
cbae@forum.ufrj.br
CINEMATECA DO MAM
Av. Infante Dom Henrique, 85
Parque do Flamengo – Rio de Janeiro
(21) 3883-5600
atendimento@mamrio.org.br
PPGM-UFRJ
Telefones: 2262-8742
posgraduacao@musica.ufrj.br
Página do PPGM-UFRJ no Facebook
JISMA no Facebook