Estão abertas as inscrições, no período de 27 de agosto a 21 de setembro de 2018, para os processos seletivos de ingresso nos cursos de Doutorado e Mestrado Acadêmico 2019 do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ.

As fichas de inscrição estão disponibilizadas no site, bem como as informações sobre calendário, bibliografia e o texto dos Editais, em Informações Acadêmicas > Editais de Ingresso 2019.

Serão oferecidas 18 vagas para o Mestrado e 15 vagas para o Doutorado.

A avaliação dos anteprojetos e documentos se dará de 24 de setembro a 5 de outubro. As provas ocorrerão de 6 a 9 de novembro de 2018, consistindo de Prova Dissertativa Geral, Prova Dissertativa Específica, Defesa de Anteprojeto e, exclusivamente para os candidatos de Doutorado, Prova de Idiomas.

Neste ano, o PPGM-UFRJ inicia sua política de cotas de ações afirmativas e de acordos de cooperação do Plano de Qualificação Institucional – PQI.

Dúvidas e mais informações podem ser obtidas pelo site do Programa (https://www.ppgm.musica.ufrj.br ou https://www.ppgm-ufrj.org), através do e-mail da secretaria acadêmica (posgraduacao@musica.ufrj.br), ou ainda pelo telefone (21) 2262-8742.

Escrito por PPGM-UFRJ

Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ

3 comentários

1. Boa Noite, queria saber por que não abriram vagas para o mestrado na linha de pesquisa “Música e Pensamente Poético” já que é uma disciplina valiosa em nossa instituição, além de ser a única universidade do país a oferece-lá?

Responder

1. Caro Victor, não há nenhuma linha de pesquisa nem projeto com esse nome (Música e Pensamento Poético) em nosso Programa. O título é de uma disciplina, oferecida aliás em 2018-2. As vagas oferecidas nos Editais são vinculadas aos projetos de pesquisa e respeitam o limite de orientandos para cada orientador, seguindo diretrizes da PR2-UFRJ e CAPES. Caso esteja se referindo ao projeto “Mousiké…”, temos apenas um orientador neste projeto, que ofereceu, a partir deste cenário, uma única vaga para o curso de Doutorado.

Responder

2. Justamente Pauxy, por não encontrar o projeto “Mousiké…” da qual venho a dois semestre me preparando para participar da linha sendo aluno especial, não soube colocar da forma exata mas sim da melhor maneira para comunicar. Sinceramente não compreendo pois vejo essa ação como descaso já que tem procura pela demanda. O que faço agora? vocês da PPGM poderiam me orientar para um melhor caminho pois estou desnorteado, venho construindo todo um projeto durante esses dois semestre e agora me vejo de mãos atadas sem saber o que fazer. Agradeço a atenção e fico no aguardo.