O Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ recebe nesta quinta-feira, 13 de setembro de 2018, o compositor Rael Toffolo, para mais uma edição do Projeto Compositores, com o assunto As redes harmônicas de Pousseur aplicadas à composição musical em tempo real. A coordenação é do prof. Marcos Nogueira.

Doutor em Música pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) com pesquisa na área de composição musical realizada sob orientação de Flo Menezes, Rael Toffolo atua como pesquisador nas áreas de cognição musical, rede neurais artificiais aplicadas à percepção auditiva, Psicologia Ecológica e historiografia Musical.

Como compositor, dedica-se à música instrumental, mista e eletroacúsitica com obras premiadas no Ogólnopolski Osrodek Sztuki dla Dzieci i Mlodziezy – Polônia, no Concurso nacional Ritmo e Som e no 1st. International Electroacoustic Composition e no Prêmio Funarte de Composição Clássica 2010. É professor de Composição e Matérias teóricas do Curso de Graduação em Música da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e regente da Orquestra da Universidade Estadual de Maringá.

A palestra aborda o mesmo assunto da tese homônima do compositor. Em suas palavras, “a música em tempo real tem se tornado um gênero da música eletroacústica cada vez mais explorado pelos compositores da atualidade. As formas de interação entre a dimensão instrumental e a eletroacústica são um dos principais aspectos investigados por todos que se dedicam ao gênero. Na relação de interação entre instrumentistas e a dimensão eletroacústica, devem-se considerar quais são as informações captadas no “mundo exterior”, de que modo tais informação serão captadas e, de que forma serão utilizadas para interferir na dimensão eletroacústica. O fluxo de informações que circula entre as dimensões instrumentais e eletroacústicas tem sido utilizado a fim de propiciar a interação entre diversos aspectos do som como o timbre, o tempo e a dinâmica, por exemplo. Porém, o dado harmônico parece ser o mais complexo de manipular de forma interativa. Nesse sentido, esta investigação buscou uma forma de manipular o dado harmônico em meio a música eletroacústica em tempo real, considerando que as redes harmônicas de Pousseur poderiam ser uma instigante ferramenta composicional para tal finalidade. Para tal, apresentamos o processo de implementação das redes harmônicas de Pousseur como algoritmo computacional realizado na linguagem de programação para áudio digital SuperCollider, suportado por uma revisão teórica do assunto. Buscando um interação que extraísse ao máximo as potencialidades harmônico-relacionais das redes harmônicas de Pousseur com as informações captadas da dimensão instrumental, dedicamo-nos à discussão sobre os conceitos de consonância e dissonância cognitiva, e de como os cálculos de rugosidade de Helmholtz e Plomp & Levelt poderiam ser utilizados como uma ferramenta de classificação dos resultados harmônicos das redes de Pousseur, quanto ao seu nível de tensão harmônica.”

PROJETO COMPOSITORES – RAEL TOFFOLO
PALESTRA “As redes harmônicas de Pousseur aplicadas à composição musical em tempo real”
Coordenação de Marcos Nogueira
Quinta-feira, 13 de setembro – 17:00. Auditório
Escola de Música da UFRJ – Prédio III
Edifício Ventura* – Av. República do Chile, 330, Torre Leste – 21o. Andar
Centro – Rio de Janeiro – RJ
* É necessário o comparecimento com pelo menos 20 minutos de antecedência do horário marcado, para retirada do crachá na portaria; para usar os elevadores, é preciso digitar o número 21 e apertar a tecla confirma; é vedada a entrada no edifício de visitantes trajando bermuda e/ou chinelos.

Mais informações pelo e-mail posgraduacao@musica.ufrj.br ou pelo telefone 2262-8742

Escrito por PPGM-UFRJ

Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s