Clarice Assad é compositora, pianista, arranjadora e cantora. Faz parte de uma família de músicos cuja contribuição para a cultura brasileira é de grande relevância: é filha de Sérgio Assad e sobrinha de Odair Assad.
As composições de Clarice Assad incluem peças para uma variedade de instrumentações, incluindo obras para piano, violão, bem como um repertório para conjuntos de câmara e obras orquestrais. Embora os conjuntos para os quais escreve sejam sobretudo de música de concerto, sua composição tem sido fortemente influenciada pela música brasileira, Jazz e World Music. Suas obras orquestrais Nhanderú e Terra Brasilis, encomendadas e estreadas pela Orquestra Sinfônica de São Paulo, são bons exemplos de seu interesse pelas tradições musicais brasileiras.
Clarice Assad contribuiu significativamente para o desenvolvimento do repertório do violão clássico, tendo escrito obras que vão desde solo a duo (Valsas do Rio) e quartetos como a peça Bluezilian, que se tornou uma referência no repertório de quartetos de violão. Obras maiores incluem três concertos: Álbum de Retratos, encomendado pela Orquestra de Câmara ProMusic para dois violões e orquestra, Saci-Pererê, para violão solo e orquestra de câmara, encomendado pela Fundação Harris e um Concerto para dois violões e orquestra de cordas, encomendado pelo Brazil Guitar Duo.
PROJETO COMPOSITORES – CLARICE ASSAD
PALESTRA “Composições para violão de Clarice Assad”
Coordenação de Marcia Taborda
Terça-feira, 18 de setembro – 17:00. Auditório
Escola de Música da UFRJ – Prédio III
Edifício Ventura* – Av. República do Chile, 330, Torre Leste – 21o. Andar
Centro – Rio de Janeiro – RJ
*É necessário o comparecimento com pelo menos 20 minutos de antecedência do horário marcado, para retirada do crachá na portaria; para usar os elevadores, é preciso digitar o número 21 e apertar a tecla confirma; é vedada a entrada no edifício de visitantes trajando bermuda e/ou chinelos.
Mais informações pelo e-mail posgraduacao@musica.ufrj.br ou pelo telefone 2262-8742