O Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ tem o prazer de convidar a comunidade e o público em geral para duas palestras de importantes musicólogas, a ocorrerem no próximo dia 28 de novembro, às 16 e 17 horas, promovidas por grupos de pesquisa ligados à linha de pesquisa História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-Americana: Charlotte RiomTrilogia Amazônica, o balé sobre música de Villa-Lobos e Rosana LanzelotteMusica Brasilis e o desafio de tornar disponível o repertório brasileiro.

As palestras ocorrem respectivamente dentro dos eventos IV Jornada do Grupo de Pesquisas “Novas Musicologias”, coordenado pela profa. Maria Alice Volpe, e a Série Encontros, do recém inaugurado grupo de pesquisas Música brasileira: construções, permanências e apropriações, coordenado pelo prof. Antonio Augusto.

Charlotte Riom é atualmente professora adjunta da Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro, onde é responsável pelo programa internacional de formação cultural, Cultura europeia: herança e modernidade. Doutora em musicologia pela Universidade Paris-Sorbonne, conduz pesquisas interdisciplinares sobre a dramaturgia musical do balé, os processos criativos do balé, as relações entre música e dança e as correspondências entre as artes cênicas. Está concluindo o pós-doutorado sobre a Trilogia Amazônica, pela Universidade Federal de Rio de Janeiro, dentro do grupo de pesquisa Novas Musicologias e sob orientação da Profa. Dra. Maria Alice Volpe.

Rosana Lanzelotte destaca-se pela originalidade de suas iniciativas. Registrou em CD desde obras raras de Bach e Haydn até as sonatas inéditas do português Avondano e peças brasileiras para cravo. Resgatou as obras de Sigismund Neukomm que inauguram o repertório de música de câmara no país, por ela registradas – ao lado de Ricardo Kanji (flauta) – no CD Neukomm no Brasil (Biscoito Fino). Um dos cinco nominados para o Latin Grammy em 2009, o CD recebeu o V Prêmio Bravo. É autora do livro “Sigismund Neukomm, Música Secreta – Minha Viagem ao Brasil”, lançado em 2009 pela editora Arteensaio. Doutora em Informática, criou o portal www.musicabrasilis.org.br que disponibiliza partituras e jogos em torno dos repertórios brasileiros de todos os tempos. Com cerca de 15000 acessos mensais e mais de 1500 partituras de cerca de 300 compositores de todos os tempos e gêneros, o portal tornou-se uma referência da música brasileira.

Serviço

IV Jornada do Grupo de Pesquisas “Novas Musicologias”
CHARLOTTE RIOM – PALESTRA Trilogia Amazônica, o balé sobre música de Villa-Lobos
Coordenação de Maria Alice Volpe
Quarta-feira, 28 de novembro – 16:00. Sala 2103

Série Encontros (Grupo de Pesquisa “Música brasileira: construções, permanências e apropriações”)
ROSANA LANZELOTTE – PALESTRA Musica Brasilis e o desafio de tornar disponível o repertório brasileiro
Coordenação de Antônio Augusto
Quarta-feira, 28 de novembro – 17:00. Sala 2116

Escola de Música da UFRJ – Prédio III*
Edifício Ventura* – Av. República do Chile, 330, Torre Leste – 21o. Andar
Centro – Rio de Janeiro – RJ
*É necessário o comparecimento com pelo menos 20 minutos de antecedência do horário marcado, para retirada do crachá na portaria; para usar os elevadores, é preciso digitar o número 21 e apertar a tecla confirma; é vedada a entrada no edifício de visitantes trajando bermuda e/ou chinelos.

Mais informações pelo e-mail posgraduacao@musica.ufrj.br ou pelo telefone 2262-8742

Escrito por PPGM-UFRJ

Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s