Por Hudson Lima*

O Simpósio Música e Pesquisa da Orquestra Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense está em sua terceira edição. Nascido do propósito de contribuir com a articulação entre performance musical e pesquisas em artes, o SIMUPE busca integrar o corpo orquestral às vivências que contribuem com o pensamento reflexivo e as ações produzidas a partir das conclusões de pesquisas apresentadas. Por ser um campo de diálogo aberto, o SIMUPE recebe, além dos pesquisadores, o público em geral, não se restringindo apenas à comunidade acadêmica; e proporciona aos palestrantes o desafio de difundir seus trabalhos através de um linguagem acessível visando um processo colaborativo e extensivo para a participação comunitária. Trata-se de um projeto pioneiro que, devido ao seu ineditismo no país, possui a liberdade de se construir nos processos de produção de cada edição, sempre mantendo estruturalmente a feitura de mesas para exposição e debate, incentivando a troca de experiências no campo da música.

A pluralidade de temas e metodologias de pesquisa permite um ambiente democrático, incentivado pela diversidade de qualificações dos palestrantes, sendo o SIMUPE construído não apenas para docentes e pós-graduandos, mas sim para todos os colaboradores com a pesquisa em música no país.

Nesta terceira edição, o SIMUPE considera como eixo norteador as pesquisas em música brasileira nas diversas manifestações possíveis, não se restringindo apenas à música de concerto, o que colabora para a construção de uma narrativa inclusiva como missão institucional do ambiente que se pretende público.

Os pesquisadores convidados abordarão perspectivas diversas sobre o fazer musical, desde elaborações sobre o mercado de trabalho e manutenção de acervos até a confecção de performances e métodos de ensino-aprendizagem. Devido às possibilidades de difusão haverá palestras e recitais-conferência contando com a participação de um público amplo e tendo a Orquestra Sinfônica Nacional e o Centro de Artes UFF como anfitriões de um cancioneiro brasileiro de pesquisas.

*Hudson Lima é mestre em Música pelo PPGM-UFRJ e coordenador geral do SIMUPE – Simpósio Música e Pesquisa da Orquestra Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense

III SIMUPE – Simpósio Música e Pesquisa da Orquestra Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense

Palestras / Mesas de Debates / Recitais-conferência / Performances artísticas

24 a 27 de abril de 2019, 9 às 13 horas

Cine-Arte UFF: Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí, Niterói

Clique aqui para acessar a programação completa.

Escrito por PPGM-UFRJ

Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s