O ABSTRAI Ensemble apresenta um novo repertório para celebrar a dupla homenagem aos compositores Claudio Santoro (1919-1989) e Frank Zappa (1940-1993).
O grupo é composto por membros do grupo de pesquisa Performance Hoje, ligado ao PPGM-UFRJ, e conta também com a participação de docentes e compositores da UNIRIO e de outras instituições nacionais e internacionais.
O grupo de pesquisa Performance Hoje pretende se debruçar sobre as questões da performance advindas dos paradigmas atuais, reunindo músicos e pesquisadores que trabalham com repertórios de natureza e períodos variados.
Para essa tarefa, considera o processo da performance em seu dinamismo, mutante no tempo, como uma espiral de ações/reações construídas em processo contínuo, e levando em conta o intercâmbio de competências dos pesquisadores envolvidos como o principal eixo de trabalho para que novas problemáticas e novas direções musicais (interpretativas, composicionais, teóricas) possam emergir. Inclui-se também nesse estudo em performance musical metodologias emergentes (pesquisa-ação, cibernética de segunda ordem, sistêmica) que levem em conta também os patrimônios e abordagens já existentes e a dinâmica descentralizada da era digital, para então esboçar novas perspectivas para a pesquisa em performance.
A abertura do concerto será com uma das Fantasias do brasileiro Claudio Santoro — que completaria 100 anos em 2019. O encerramento da noite ficará a cargo da música do americano Frank Zappa (com direito a uma estreia mundial) em arranjos exclusivos para o grupo de autoria do compositor paulista Martin Herraiz.
O ABSTRAI ensemble também apresenta uma estreia mundial do paulista Alexandre Lunsqui (com formação instrumental inusitada) e obras em estreia carioca do paraibano Marcilio Onofre e do paulista Rodrigo Bussad, radicado nos EUA.

A Sala Cecília Meireles – um espaço da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa – e Petrobras apresentam:
SÉRIE SALA VERTIGENS
Abstrai Ensemble
Homenagem a Claudio Santoro e Frank Zappa
Saxes soprano, alto, tenor, barítono e direção artística – Pedro Bittencourt
Voz – Doriana Mendes
Flauta ut, sol, piccolo – Andrea Ernest Dias
Flauta baixo e eletrônica – Pauxy Gentil-Nunes
Clarineta e clarone – Cesar Bonan (músico convidado)
Sax alto – Rodrigo Vila (músico convidado)
Fagote – Jeferson Souza (músico convidado)
Violino, viola – Mariana Salles
Violoncelo – Pablo de Sá (músico convidado)
Violão, baixo elétrico – Fabio Adour
Piano, teclado – Marina Spoladore
Percussão, bateria – Zeca Lacerda
Regência – Leonardo Labrada
Produção executiva – José Schiller
Fantasia (1987) – 5min
Claudio Santoro (Brasil, 1919-1989)
voz, violino, piano
Urizen, the chain of reason (2012) – 7min
Rodrigo Bussad (Brasil, 1985)
Flauta, flauta baixo, violão
Duo (1945) – 2min
Claudio Santoro (Brasil, 1919-1989)
violino e fagote
Caminho anacoluto III – derradeira margem (2015) – estreia carioca – 7min
Marcílio Onofre (Brasil, 1982)
sax barítono e piano
Canyon Textorium (2018) – estreia mundial – 10min
Alexandre Lunsqui (Brasil, 1969)
sax barítono solo, flauta em sol, flauta baixo, clarone, fagote, viola, regência
Insertion Units (1978) (arranjo de 2018) – 11min
Frank Zappa (EUA, 1940-1993)
arranjos de Martin Herraiz (Brasil, 1980)
Number 6 (estreia brasileira)
Number 7 (estreia brasileira)
Number 8
Number 9 (estreia mundial)
Flauta (piccolo, ut, G), clarineta (Bb), sax (soprano, alto, tenor), fagote, violino, cello, baixo elétrico, percussão
Time Is Money (1972) (arranjo de 2019) – estreia brasileira – 3min
Frank Zappa (EUA, 1940-1993)
Arranjo de Martin Herraiz (Brasil, 1980)
voz, piccolo, flauta, sax alto, sax barítono, fagote, violino, violoncelo, contrabaixo elétrico, teclado e percussão
Ingressos à venda na nossa bilheteria e online através da Ingresso Rápido.
SERVIÇO:
Sala Cecília Meireles
Largo da Lapa, 47 – Centro
(+55) 21 2332-9223
(+55) 21 2332-9224
www.salaceciliameireles.rj.gov.br
https://www.facebook.com/salaceciliameireles/
Twitter: @SalaCeMeireles
Instagram: @salaceciliameireles
www.ingressorapido.com.br