O ABSTRAI Ensemble apresenta um novo repertório para celebrar a dupla homenagem aos compositores Claudio Santoro (1919-1989) e Frank Zappa (1940-1993).

O grupo é composto por membros do grupo de pesquisa Performance Hoje, ligado ao PPGM-UFRJ, e conta também com a participação de docentes e compositores da UNIRIO e de outras instituições nacionais e internacionais.

O grupo de pesquisa Performance Hoje pretende se debruçar sobre as questões da performance advindas dos paradigmas atuais, reunindo músicos e pesquisadores que trabalham com repertórios de natureza e períodos variados.

Para  essa tarefa,  considera o processo  da performance em seu  dinamismo, mutante no tempo,  como uma espiral de ações/reações  construídas em processo contínuo, e levando  em conta o intercâmbio de competências dos pesquisadores envolvidos como o principal eixo de trabalho para que novas problemáticas e novas direções musicais (interpretativas, composicionais, teóricas) possam emergir. Inclui-se também nesse estudo em performance musical metodologias emergentes (pesquisa-ação, cibernética de segunda ordem, sistêmica) que levem em conta também os patrimônios e abordagens já existentes e a dinâmica descentralizada da era digital, para então esboçar novas perspectivas para a pesquisa em performance.

A abertura do concerto será com uma das Fantasias do brasileiro Claudio Santoro — que completaria 100 anos em 2019. O encerramento da noite ficará a cargo da música do americano Frank Zappa (com direito a uma estreia mundial) em arranjos exclusivos para o grupo de autoria do compositor paulista Martin Herraiz.

O ABSTRAI ensemble também apresenta uma estreia mundial do paulista Alexandre Lunsqui (com formação instrumental inusitada) e obras em estreia carioca do paraibano Marcilio Onofre e do paulista Rodrigo Bussad, radicado nos EUA.

A Sala Cecília Meireles – um espaço da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa – e Petrobras apresentam:

SÉRIE SALA VERTIGENS

Abstrai Ensemble
Homenagem a Claudio Santoro e Frank Zappa

Saxes soprano, alto, tenor, barítono e direção artística – Pedro Bittencourt
Voz – Doriana Mendes
Flauta ut, sol, piccolo – Andrea Ernest Dias
Flauta baixo e eletrônica – Pauxy Gentil-Nunes
Clarineta e clarone – Cesar Bonan (músico convidado)
Sax alto – Rodrigo Vila (músico convidado)
Fagote – Jeferson Souza (músico convidado)
Violino, viola – Mariana Salles
Violoncelo – Pablo de Sá (músico convidado)
Violão, baixo elétrico – Fabio Adour
Piano, teclado – Marina Spoladore
Percussão, bateria – Zeca Lacerda
Regência – Leonardo Labrada

Produção executiva – José Schiller

Fantasia (1987) – 5min
Claudio Santoro (Brasil, 1919-1989)
voz, violino, piano

Urizen, the chain of reason (2012) – 7min
Rodrigo Bussad (Brasil, 1985)
Flauta, flauta baixo, violão

Duo (1945) – 2min
Claudio Santoro (Brasil, 1919-1989)
violino e fagote

Caminho anacoluto III – derradeira margem (2015) – estreia carioca – 7min
Marcílio Onofre (Brasil, 1982)
sax barítono e piano

Canyon Textorium (2018) – estreia mundial – 10min
Alexandre Lunsqui (Brasil, 1969)
sax barítono solo, flauta em sol, flauta baixo, clarone, fagote, viola, regência

Insertion Units (1978) (arranjo de 2018) – 11min
Frank Zappa (EUA, 1940-1993) 
arranjos de Martin Herraiz (Brasil, 1980)
Number 6 (estreia brasileira)
Number 7 (estreia brasileira)
Number 8
Number 9 (estreia mundial) 
Flauta (piccolo, ut, G), clarineta (Bb), sax (soprano, alto, tenor), fagote, violino, cello, baixo elétrico, percussão

Time Is Money (1972) (arranjo de 2019) – estreia brasileira – 3min
Frank Zappa (EUA, 1940-1993)
Arranjo de Martin Herraiz (Brasil, 1980)
voz, piccolo, flauta, sax alto, sax barítono, fagote, violino, violoncelo, contrabaixo elétrico, teclado e percussão

Ingressos à venda na nossa bilheteria e online através da Ingresso Rápido.

SERVIÇO:
Sala Cecília Meireles
Largo da Lapa, 47 – Centro
(+55) 21 2332-9223
(+55) 21 2332-9224
www.salaceciliameireles.rj.gov.br
https://www.facebook.com/salaceciliameireles/
Twitter: @SalaCeMeireles
Instagram: @salaceciliameireles
www.ingressorapido.com.br

Escrito por PPGM-UFRJ

Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s