Nicolas Donin é musicólogo do IRCAM, França, onde ele fundou e dirige o grupo de pesquisa “Análise das práticas musicais“, vinculado ao laboratório “Ciências e tecnologias da música e do som” (IRCAM-CNRS-UPMC). Suas pesquisas são dedicadas às obras musicais, às práticas e às estéticas musicais, através de uma dupla abordagem: o estudo histórico da música contemporânea desde o fim do século XIX e a musicologia empírica em colaboração com compositores, intérpretes e ouvintes da atualidade. Como parte desse projeto de pesquisa, ele realizou estudos sobre o início da análise musical na França, a estética de Schoenberg, e o processo creativo de varios músicos contemporâneos. Ele também contribuiu no desenvolvimento de tecnologias da computação para a musicologia (tais como ferramentas para publicações multimedia em análise musical assistida por computador). Ele é autor de numerosas publicações no campo da musicologia além das humanidades e das ciências sociais. Dentre as suas publicações, ele co-editou (com Rémy Campos) o livro Análise musical, uma prática e sua história (Genebra, 2009), e (com Laurent Feneyrou) Teorias da composição musical no século XX.

Sua pesquisa engloba as práticas, obras e estéticas musicais eruditas, sobre uma dupla abordagem: a história da música contemporânea depois do final do Século XIX e a musicologia empírica, em colaboração com compositores, intérpretes e ouvintes atuais.

Na palestra A colaboração Berio/Holliger para a  Sequenza VII: estudo de caso e reflexões, Donin apresenta o processo colaborativo do oboísta Heinz Holliger com o compositor Luciano Berio na realização da Sequenza VII (1969) para oboé solo e pedal em si.

NICOLAS DONIN
A colaboração Berio/Holliger para a  Sequenza VII: estudo de caso e reflexões (palestra)
Coordenação: Pedro Bittencourt / Grupo Performance Hoje

Sexta-feira, dia 3 de maio, 17 horas, Sala 2116
Escola de Música da UFRJ – Prédio III
Edifício Ventura* – Av. República do Chile, 330, Torre Leste – 21o. Andar
Centro – Rio de Janeiro – RJ
CEP 20031-370
* É necessário o comparecimento com pelo menos 20 minutos de antecedência do horário marcado, para retirada do crachá na portaria; para usar os elevadores, é preciso digitar o número 21 e apertar a tecla confirma; é vedada a entrada no edifício de visitantes trajando bermuda e/ou chinelos.

Mais informações:
Telefone
(21) 2262-8742
E-mail
posgraduacao@musica.ufrj.br

Escrito por PPGM-UFRJ

Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s