Com curadoria da profa. Maria Alice Volpe, líder do grupo de pesquisas Novas Musicologias, o Museu Villa-Lobos inaugura, na sexta-feira, dia 10 de maio de 2019, a exposição O Carnaval das Crianças Brasileiras.
O evento comemora os 100 anos da obra para piano solo de Heitor Villa-Lobos, Carnaval das Crianças e compreende exposições, desfile carnavalesco, vídeo-animação , oficinas e atividades pedagógicas. A releitura do carnaval de rua do início do Século XX é a tônica a partir da qual se homenageia as crianças brasileiras.
Segundo a curadora,
“Heitor Villa-Lobos celebra a expressão popular e o universo infantil com o Carnaval das Crianças, obra composta em 1919-20 para piano e que nos anos 1925-26 foi repensada em versão orquestral para ser realizada como balé, o que nunca ocorreu. Percorrer os caminhos desse projeto rico e inconcluso revela o processo composicional dinâmico, imaginativo e multifacetado de Villa-Lobos e sua intensa interlocução com artistas e intelectuais de seu tempo, entre os quais Mário de Andrade, Di Cavalcanti e Adolph Bolm. Criada e recriada antes e depois da Semana de Arte Moderna de 1922, essa obra aponta para o nacionalismo modernista em curso, tanto pela valorização da cultura popular na temática do carnaval, quanto pelos recursos harmônicos, as texturas e o colorido timbrístico, sob influência de Debussy Carnaval dos Crianças foi reelaborado como fantasia para piano e orquestra em Momoprecoce (1929) e algumas partes foram reaproveitadas no balé sinfônico Caixinha de Boas Festas (1932). A rememoração dos antigos cordões carnavalescos e foliões mascarados do Rio de Janeiro do século XIX e início do século XX culminou com a organização do Sôdade do Cordão para o carnaval de 1940. Esses projetos revelam um compositor atento às tradições e transformações culturais empenhado no resgate de um carnaval que já não existia mais… O Carnaval das Crianças não faz citações diretas do cancioneiro folclórico infantil brasileiro mas utiliza a melodia do Zé Pereira carnavalesco, considerada por muito tempo o “hino do carnaval brasileiro”. E plasma diversos motivos com traços ritmicos e melódicos reminiscentes das músicas folclórica e popular urbana. Dotado de fecunda palheta composicional, Villa-Lobos faz uso extensivo de onomatopeias musicais e inventa uma imagética sonora evocativa de personagens que marcaram o carnaval de seus anos de infância e juventude.
Serviço
O CARNAVAL DAS CRIANÇAS BRASILEIRAS Abertura da Exposição Sexta-feira, 10 de maio de 2019, 16:00 Museu Villa-Lobos Rua Sorocaba, 200 - Botafogo Entrada Franca