O Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ, em conjunto com o Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO, apresentam a palestra do compositor americano Gregory Mertl, que está no Brasil para masterclasses, juntamente com a aclamada pianista Solungga Liu. O evento será coordenado pelo professor Marcos Vieira Lucas, da UNIRIO.

Gregory falará na série Projeto Compositores sobre sua obra e seus mais recentes trabalhos, que incluem música de câmara, orquestral e vocal.

“Um talento que os ouvidos querem seguir onde ele for” (Boston Globe), Gregory Mertl acumulou encomendas do Tanglewood Music Center, da Rhode Island Philarmonic, do Tarab Cello Ensemble, da Phoenix Symphony, do Big Ten Wind Ensembles, do Ostrava Oboe Festival (República Tcheca), do violonista Kenneth Meyer e do Hanson Institute. O Barlow Endowment encomendou também um concerto para piano com Solungga Liu e o University of Minnesota Wind Ensemble, que foi lançado pela Bridge Records em 2017.

Mertl é graduado pela Yale University (BA 1991) e pela Eastman School of Music (Ph.D. 2005) e foi Fellow de composição em Tanglewood em 1998, onde trabalhou com Henri Dutilleux e Mauricio Kagel. Sobre seu lançamento pela Bridge Records, a American Record Guide escreveu

“a música de Mertl tem uma riqueza engenhosa em seus detalhes composicionais, mas, melhor ainda, há o que eu poderia chamar de atenção para o aspecto humano da música – uma preocupação com o drama, a paixão e a complexidade psicológica, para além de qualquer conquista puramente técnica. É isso que me faz continuar ouvindo”.

Seus trabalhos mais recentes são um trio para clarinete, violoncelo e piano para o conjunto de música nova Counterinduction e Letter for a Dying Soldier para a University of Niš Choir (Serbia). Mertl também acaba de concluir um concerto com 4 movimentos para o violoncelista francês Xavier Phillips chamado Les rives du présent.

Projeto Compositores é uma iniciativa do Departamento de Composição da Escola de Música da UFRJ, em colaboração com o Laboratório de Música e Tecnologia (LaMuT) e com apoio do PPGM-UFRJ, que promove palestras de compositores consagrados, em nível nacional e internacional, com masterclasses para alunos de Graduação em Composição.

Em curso desde 2013, o Projeto Compositores convidou até o momento 26 compositores, sob a coordenação dos profs. Liduino Pitombeira, Marcia Taborda, Marcos Nogueira, Pauxy Gentil-Nunes e Marcos Vieira Lucas.

PROJETO COMPOSITORES
GREGORY MERTL
Obra e trabalhos recentes
Coordenação: Prof. Marcos Vieira Lucas / UNIRIO

Segunda-feira, dia 20 de maio, 15 horas, Sala 2116
Escola de Música da UFRJ – Prédio III
Edifício Ventura* – Av. República do Chile, 330, Torre Leste – 21o. Andar
Centro – Rio de Janeiro – RJ
CEP 20031-370 
* É necessário o comparecimento com pelo menos 20 minutos de antecedência
do horário marcado, para retirada do crachá na portaria; para usar os
elevadores, é preciso digitar o número 21 e apertar a tecla confirma; é
vedada a entrada no edifício de visitantes trajando bermuda e/ou chinelos.
Mais informações:
Telefone
(21) 2262-8742 
E-mail
posgraduacao@musica.ufrj.br  

Escrito por PPGM-UFRJ

Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s