A pesquisadora Simone Silva, atualmente coordenadora de extensão do Núcleo de Bioética e Ética Aplicada e do Laboratório de Ética em Pesquisa (LABEP-NUBEA UFRJ), apresenta a palestra Um novo padrão de financiamento produzindo um novo tipo de pesquisa e as implicações para as universidades públicas no Brasil, dentro da série Música em Debate, promovida pelo grupo de pesquisa Laboratório de Etnomusicologia.

Simone Silva desenvolve pesquisas na área da Educação, com foco no ensino superior e nas políticas de financiamento, na relação universidade-empresa e na ética em pesquisa nas atividades relacionadas a universidade pública brasileira.

O encontro acontece na terça-feira, dia 4 de junho de 2019, de 18:00 às 20:00, na Escola de Música da UFRJ (Edifício Ventura, ver serviço abaixo).

O projeto de extensão Música em Debate se estende desde 2002 como desdobramento de demandas de alunos da linha Etnografia de Práticas Musicais por mais um canal para a interdisciplinaridade e diálogo com os saberes gerados além da universidade no âmbito do Programa.

Desde então, a partir do conceito básico de apresentações públicas de convidados externos à UFRJ, nacionais e estrangeiros, que atuam em diferentes áreas de conhecimento, mas também de ação e gestão culturais, a Série vem sendo realizada sob diferentes formatos (por exemplo, apenas um ou uma dupla de convidados por sessão, periodicidade mensal ou bisemanal etc.) e condições de realização (por exemplo, com apoio de órgãos de fomento como FAPERJ e CNPq ou convênios como o da UFRJ com o Banco do Brasil).

A palestra da pesquisadora Simone Silva tem como tema a universidade pública, locus da realização da pesquisa no Brasil, que tem em suas características as marcas da constituição da sociedade brasileira. Sua história se relaciona com as políticas de desenvolvimento do país e da sociedade e carrega as marcas das opções políticas feitas pelas frações burguesas e de sua representação no aparato do Estado.

Diante das diversas conjunturas atravessadas pelo país, o estudo buscou entender que moldagem ganhou esta universidade e como se comportou sua comunidade acadêmica diante dos desafios apresentados ao longo dos últimos 50 anos. As políticas neoliberais as quais a universidade tem sido submetida e sua conformação sob bases frágeis, em função da opção por um desenvolvimento do país marcado pela heteronomia, constituem um quadro complexo para a universidade e para o desenvolvimento de suas atividades.

O foco da pesquisa tem sofrido interferências tanto do Estado quanto do mercado o que considera-se alterar negativamente a sua realização e os seus resultados. A lei de inovação tecnológica, e o novo marco de ciência tecnologia, leis criadas neste século, configuram um novo padrão de financiamento que dá origem a um novo padrão de pesquisa a ser realizada no país. Diante deste difícil quadro se instala no país um governo que despreza o conhecimento e que trata a universidade pública como inimiga. Novos desafios e antigas fragilidades – é nesse contexto que se encontra a universidade pública nos dias de hoje.

Serviço

UM NOVO PADRÃO DE FINANCIAMENTO PRODUZINDO UM NOVO TIPO DE PESQUISA 
E AS IMPLICAÇÕES PARA AS UNIVERSIDADES PÚBLICAS NO BRASIL 
Palestra de Simone Silva (LABEP-NUBEA UFRJ)

Série MÚSICA EM DEBATE
Coordenação de Virginia Barbosa (doutoranda) e 
prof. Samuel Araujo (grupo de pesquisa "Laboratório de Etnomusicologia")

04 de junho, terça-feira, 18:00 às 20:00
Entrada Franca

Escola de Música da UFRJ – Prédio III*
Edifício Ventura* – Av. República do Chile, 330, Torre Leste – 21o. Andar
Centro – Rio de Janeiro – RJ
CEP 20031-370

* É necessário o comparecimento com pelo menos 20 minutos 
de antecedência do horário marcado, para retirada 
do crachá na portaria; para usar os elevadores, 
é preciso digitar o número 21 e apertar a tecla confirma; 
é vedada a entrada no edifício de visitantes 
trajando bermuda e/ou chinelos. 

PPGM-UFRJ
Telefones: 2262-8742
posgraduacao@musica.ufrj.br

Escrito por PPGM-UFRJ

Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s