English | Español

O Grupo de Pesquisa MusMat anuncia o lançamento de mais uma edição da MusMat – Brazilian Journal of Music and Mathematics.

A edição de 2019, primeiro semestre, reúne artigos de Marianthi Bozapalidou, Guerino Mazzola, Daniel Moreira, Rael Toffolo e Michael Winter.

Os autores têm perfis diversos, interseccionados pela contribuição ao campo da pesquisa sobre a interação entre música e matemática.

Bozapalidou tem artigos publicados pela Springer International e sua pesquisa versa sobre afinidades entre contornos e sua relação com autômatos sequenciais.

Guerino Mazzola (University of Minnesota) é atualmente presidente da Society for Mathematics and Computation in Music (SMCM). É também o autor da aplicação da Teoria dos Topos à análise musical através do livro, referencial para a musicologia sistemática, The Topos of Music. No artigo, Mazzola uma construção matemática do tempo musical através de conceitos derivados da teoria do gesto.

Daniel Moreira é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ, orientado pelo prof. Pauxy Gentil-Nunes, com coorientação do prof. Robert Morris (Eastman School), e detentor de prêmios nacionais em composição. Seu trabalho apresenta o conceito de espaços texturais, como uma contribuição para a formalização da textura musical.

Rael Toffolo é professor de Teoria Musical na Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pesquisador no campo da Psicologia Ecológica, Redes Neurais, Inteligência Artificial e Ciência Cognitiva aplicados à composição. Toffolo apresenta a implementação da Rede Harmônica de Pousseur em SuperCollider em aplicações à música eletrônica ao vivo.

Michael Winter é compositor experimental, pesquisador independente e palestrante em universidades de todo o mundo, especialmente Américas e Europa. Fundador do grupo the wulf., dedica-se também à aplicação de seus trabalhos teóricos à performance. Winter oferece uma comparação entre o trabalho de Tenney sobre a teoria da distância harmônica no espaço harmônico e cartas de Leibniz para Christian Henfling, onde uma ideia semelhante era desenvolvida com 300 anos de antecedência.

A Revista MusMat é uma publicação semestral, que traz artigos sobre a interação entre música e matemática e suas aplicações em análise musical e composição. Desde 2016 conta com artigos de renomados autores da área, como Richard Cohn, Robert Peck, Dmitri Tymoczko , Robert Morris, entre outros.

MusMat - Brazilian Journal of Music and Mathematics - vol III, no. 1 - June 2019

Escrito por PPGM-UFRJ

Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ