English | Español

Atualização: vídeo da apresentação de Filipe Rocha, ICTM, 11/07/2019

Filipe de Matos Rocha é Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ. Sua dissertação, desenvolvida na linha de pesquisa “Poéticas da Criação Musical”, sob a orientação do prof. Pauxy Gentil-Nunes e dentro do grupo de pesquisa MusMat, versou sobre a poética e estruturação musical do Jongo da Serrinha, estabelecendo uma classificação do Jongo em três tipos, desenvolvidos em fases históricas sucessivas: Jongo Tradicional, Jongo Canção e Jongo Enredo.

É sobre esse tema que Filipe estará discorrendo no Congresso da ICTM (International Council for Traditional Music). O evento ocorre de 11 a 17 de julho de 2019 em Bangkok, na Tailândia, na Universidade de Chulalongkorn, e reúne pesquisadores do mundo todo para apresentações acadêmicas, workshops de música e dança, concertos, exibições e excursões.

A ICTM é uma organização não-governamental que tem uma relação formal de assessoria com a UNESCO e promove a pesquisa, salvaguarda, documentação e sustentabilidade da música, dança e artes da performance levando em conta a diversidade de práticas culturais e tradições do presente, passado e acadêmicas no mundo todo.

O título do trabalho de Filipe Rocha é Jongo da Serrinha: bases analíticas para uma tipologia ternária. Sua apresentação ocorre no dia 11 de julho de 2019, às 12:00.

ICTM Congress (programa)

Escrito por PPGM-UFRJ

Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s