English | Español

O Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ tem nova coordenação. Eleito para o biênio 2019-2021, o professor João Vicente Vidal é Doutor em Musicologia pela Universidade de São Paulo em associação com a Humboldt-Universität zu Berlin.

Bolsista de agências como DAAD, Capes, CNPq e da Fondazione Giorgio Cini de Veneza, recebeu o “Prêmio José Maria Neves” da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música e o “Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música”. Por seu livro Formação germânica de Alberto Nepomuceno: Estudos sobre recepção e intertextualidade, recebeu o “Prêmio CONCERTO 2014” da Revista Concerto, obtendo o voto do público e do júri especializado na categoria CD/DVD/Livro.

Organizou publicações como os volumes Rio de Janeiro-Alemanha: Relações musicais (2015, junto a Luiz Barros Montez) e Villa-Lobos: Obra, tempo e reflexos (2016, junto a Antonio José Augusto e Lúcia Barrenechea), e como ensaísta colaborou com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e a Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

Na Escola de Música, desempenhou as funções de Chefe do Departamento de Música de Conjunto (2007-2009, 2010-2012, 2015-2019), Diretor Adjunto do Setor Artístico e Cultural (2012-2015) e Coordenador da Linha de Pesquisa “História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-Americana” (2015-2017) do Programa de Pós-Graduação, no âmbito do qual desenvolve pesquisa sobre a música brasileira dos séculos XIX e XX.

Como seu substituto eventual foi eleito o professor Pauxy Gentil-Nunes, coordenador do programa no período 2015-2019.

Escrito por PPGM-UFRJ

Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ