English | Español

No próximo dia 12 de outubro a Escola de Música da UFRJ, o Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ e o grupo de pesquisa Novas Musicologias terá a enorme satisfação de dar início à edição 2019 do Simpósio Internacional de Musicologia, que comemora nesse ano sua décima edição.

O evento ocorre de 12 a 16 de outubro, na Escola de Música da UFRJ, em sua sede da Rua do Passeio e também no Edifício Ventura (prédio de aulas III), e no Museu Villa-Lobos. A efeméride marca uma série que vem primando pela qualidade de seus trabalhos, convidados e participantes, abrangendo campos de conhecimento diversos dentro da área da Musicologia.

Nesta edição, sob coordenação da professora Maria Alice Volpe, serão oferecidos palestras e conferências, comunicações, oficinas, exposição, apresentações dos grupos de pesquisa do PPGM-UFRJ, concertos e o Curso de Extensão “Pedagogia da História da Música Brasileira para a Educação Básica”, voltado para a capacitação e educação continuada de professores da rede pública.

Entre os convidados, Manuel Pedro Ferreira (Universidade Nova de Lisboa, Portugal, membro da Academia Europeia e da direção da Sociedade Internacional de Musicologia); Silvio dos Santos (Universidade da Florida, EUA); Manoel Aranha Correa do Lago (Academia Brasileira de Música); Didier Guigue (UFPB); Rubens Russomanno Ricciardi (USP-RP); e Mayrton Bahia (UNESA).

O Simpósio conta também com a presença de importantes artistas com carreira internacional, como a pianista Zélia Chueke e o violonista Paulo Pedrassoli.

O evento ocorre na semana de aniversário de 171 anos da Escola de Música da UFRJ, em concomitância com eventos festivos e a presença da professora Denise Carvalho, nova reitora empossada e primeira mulher à frente da UFRJ desde a sua fundação.

X Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ – Programa

X Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ – Programação completa

X Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ no Facebook

X Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ no Instagram

X Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ
12 a 16 de agosto de 2019 - 8:30 a 20:00
Escola de Música da UFRJ
Prédio de Aulas III - Edifício Ventura Corporate Towers*
Avenida República do Chile, 330, 21º andar, Torre Leste - Centro - Rio de Janeiro - RJ
Escola de Música da UFRJ – Rua do Passeio, 98 – Lapa – Rio de Janeiro – RJ Museu Villa-Lobos – Rua Sorocaba, 200 – Botafogo – Rio de Janeiro – RJ.
Mais informações no telefone (21) 2262-8742.
E-mail volpe@musica.ufrj.br.
E-mail posgraduacao@musica.ufrj.br
Entrada Franca

* É necessário o comparecimento com pelo menos 20 minutos de antecedência
do horário marcado, para retirada do crachá na portaria; para usar os
elevadores, é preciso digitar o número 21 e apertar a tecla confirma; é
vedada a entrada no edifício de visitantes trajando bermuda e/ou chinelos.

Escrito por PPGM-UFRJ

Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ