English | Español

No próximo dia 23 de agosto, sexta-feira, às 17 horas, o Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ e o Grupo de Pesquisa MusMat tem o prazer de anunciar mais uma edição do Projeto Compositores, com o compositor, pesquisador e guitarrista Bernardo Ramos.

Bernardo apresenta um recital-palestra, ilustrado pela preciosa performance do Quinteto Bernardo Ramos, formado pelo próprio Bernardo Ramos (guitarra), Beth Dau (voz), Bruno Aguilar (baixo elétrico), Rafael Rocha (trombone) e Felipe Continentino (bateria).

Na ocasião, Bernardo discorrerá sobre sua pesquisa sobre textura musical e gesto instrumental, ligado ao projeto “Superfície e estrutura em aplicações da Análise Particional”, a partir da qual compôs obras que serão executadas.

Bruno Aguilar, Felipe Continentino, Bernardo Ramos, Beth Dau, Rafael Rocha

O encontro coincide também com o lançamento do CD Cangaço, do Quinteto Bernardo Ramos, que terá seu primeiro show completo no dia seguinte à palestra – sábado, 24 de agosto, às 20 horas, no espaço Rampa Lugar de Criação, em Copacabana (serviço no final desta página).

Cangaço: lançamento de novas ideias musicais

Bernardo Ramos integrou a Itiberê Orquestra Família durante 10 anos, com a qual gravou três álbuns e se apresentou nas mais importantes salas de concerto do Brasil e da América Latina, além dos mais representativos festivais de jazz do país. Nesse período, Bernardo teve a oportunidade de absorver profundamente os princípios e técnicas da escola hermetiana, podendo desenvolver sua própria voz, uma abordagem particular da riqueza legada pelos mestres.

Como instrumentista, atuou junto a importantes artistas da música brasileira, tais como: Hermeto Pascoal, Idriss Boudrioua, Arismar do Espírito Santo, Nenê, Leny Andrade, Dori Caymmi, Joyce Moreno, entre outros.

Bernardo integra o grupo Bamboo, trabalho de grande destaque na cena de jazz contemporâneo brasileira, com o qual gravou dois álbuns autorais: Bamboo (2010) e Abertura (2012). Em 2016, gravou para o selo japonês Spiral Music o álbum Gesto, em trio com Joana Queiroz e Rafael Martini.

Atua também em duo com o pianista Rafael Vernet, no sexteto de Joana Queiroz – com o qual gravou dois álbuns: Uma maneira de dizer (2012) e Boa noite pra falar com o mar (2016) – além de trabalhar como guitarrista, produtor e arranjador em projetos como o recém lançado disco da cantora Fernanda Gonzaga, Toda pessoa pode ser Invenção, em homenagem ao pai, Gonzaguinha.

Em parceria com Naná Vasconcelos, compôs a trilha musical do espetáculo teatral Capitães da Areia (adaptação de Vitor Hugo), indicada ao prêmio Shell na categoria melhor música. Bernardo foi o vencedor da edição de 2009 do Festival Instrumental de Guarulhos.

Atuou como diretor musical nas gravações dos discos do sexteto de sopros Inventos e, na edição de 2013 do Festival Villa-Lobos, Bernardo atuou como guitarrista, arranjador e diretor musical do concerto em homenagem aos 70 anos de Dori Caymmi, no Espaço Tom Jobim, com a participação do próprio Dori, Nana e Danilo Caymmi, além de Joyce Moreno.

Atualmente, Bernardo é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ.

PROJETO COMPOSITORES - BERNARDO RAMOS
Concerto-palestra
Jogos texturais e rítmicos aplicados à improvisação e à composição.
Sexta-feira, dia 23 de agosto, 17:00
Escola de Música da UFRJ – Prédio III
Edifício Ventura* – Av. República do Chile, 330, Torre Leste – 21o. Andar
Centro – Rio de Janeiro – RJ
CEP 20031-370
* É necessário o comparecimento com pelo menos 20 minutos de antecedência
do horário marcado, para retirada do crachá na portaria; para usar os
elevadores, é preciso digitar o número 21 e apertar a tecla confirma; é
vedada a entrada no edifício de visitantes trajando bermuda e/ou chinelos.
Cangaço  - Serviço
Lançamento do CD Cangaço - Bernardo Ramos Quinteto
Sábado, 24 de agosto, 20:00
Rampa Lugar de Criação