O Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ divulga abaixo a data das provas dissertativas e a relação de projetos deferidos na primeira fase do processo seletivo para os cursos de Doutorado e Mestrado 2020.

Prova Dissertativa Geral – 29/10, de 9:00 às 12:00

Prova Dissertativa Específica – 30/10, de 9:00 às 12:00

Prova de Idiomas (apenas para os candidatos ao Doutorado 2020) – 30/10, de 15:00 às 17:00

A agenda das defesas de anteprojeto de pesquisa serão divulgadas até o dia 21 de outubro e se darão nos dias 29 e 30/10 à tarde, e nos dias 31/10 e 1/11, manhã e tarde.

DOUTORADO

Área Educação Musical – Linha Música, Educação e Diversidade

Musicalidade Abrangente na pós-modernidade: processos integrados de produção, transmissão e aquisição de conhecimento musical em situações formais, não-formais e informais de ensino e aprendizagem na diversidade etnográfica das vivências musicais no Brasil (Grupo de Pesquisa Educação Musical, Musicalidade Abrangente e Diversidade Cultural. Orientadores: Sergio Alvares, João Miguel Bellard Freire. Prova de idioma: espanhol ou francês) – 02 vagas.

1. Gustavo Jimenez Pereira
2. João Daniel Cardoso da Costa
3. Marcelo Rodrigues de Oliveira
4. Michele de Souza Senra
5. Reinaldo Santos de Oliveira Souza
6. Thaís Soares Bezerra

Área Musicologia – Linha Etnografia das Práticas Musicais

Música, interesse público e justiça social (Grupo de pesquisa Laboratório de Etnomusicologia. Orientadores: Samuel Araújo, Regina Meirelles. Prova de idioma: espanhol ou francês) – 02 vagas.

1. Guilherme Ayres Sá

Área Processos Criativos – Linha Poéticas da Criação Musical

Abordagens sistemáticas de aspectos estruturais em música popular (Grupo de Pesquisa MusMat. Orientador: Carlos Almada. Prova de idioma: francês) – 01 vaga.

1. Pedro Emmanuel Zizels Machado Ramos

Desenvolvimento de Sistemas Composicionais (Grupo de Pesquisa Musmat. Orientador: Liduino Pitombeira. Prova de idioma: francês) – 01 vaga.

1. Ana Maria Galvão Miccolis
2. Filipe de Matos Rocha

Área: Processos Criativos – Linha: Práticas Interpretativas e seus processos reflexivos

A canção brasileira urbana: origens e práticas (Grupo de Pesquisa Polo Caravelas Brasil. Orientador: Alberto Pacheco. Prova de idioma: francês ou italiano) – 01 vaga.

1. Adriano de Brito Pinheiro
2. Celio Roberto Lima Rentroia
3. Vânia Maria dos Guimarães Alvim

O repertório brasileiro camerístico e para piano solo dos Séculos XX e XXI: considerações técnico-interpretativas para a construção da performance musical (Orientadora: Ana Paula da Matta. Prova de idioma: francês) – 02 vagas.

1. Erika Machado Gama

MESTRADO

Área: Educação Musical – Linha: Música, Educação e Diversidade

Musicalidade Abrangente na pós-modernidade: processos integrados de produção, transmissão e aquisição de conhecimento musical em situações formais, não-formais e informais de ensino e aprendizagem na diversidade etnográfica das vivências musicais no Brasil (Grupo de Pesquisa Educação Musical, Musicalidade Abrangente e Diversidade Cultural. Orientadores: João Miguel Bellard Freire, Fabio Adour) – 02 vagas.

1. Azael Ferreira de Carvalho Neto
2. Claudia Veras Neves Bastos
3. Paulo Junior de Sá
4. Pedro Araujo de Oliveira
5. Rafael de Barros Castro
6. Ricardo de Almeida Gonçalves
7. Vitor Fabris Campo

Área: Musicologia – Linha: Etnografia das Práticas Musicais

Práticas de interlocução e registro etnográfico sobre o trabalho com música (Grupo de pesquisa Laboratório de Etnomusicologia. Orientador: Frederico Barros) – 03 vagas.

1. Giseli Sampaio Costa
2. Luciano da Silva
3. Manoel Neto

Música, interesse público e justiça social (Grupo de pesquisa Laboratório de Etnomusicologia. Orientadora: Regina Meirelles) – 01 vaga.

1. Amana da Veiga Santos

Área: Musicologia – Linha: História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-americana

Africanias: a música vocal brasileira e a relação Brasil-África (Grupo de Pesquisa Africanias. Orientadoras: Andrea Adour e Regina Meirelles) – 02 vagas.

1. Elias Alves dos Santos

Práticas de conjunto e música de câmara brasileira: história e perspectivas interpretativas, parte I: o longo século XIX (Orientadores: Antonio Augusto) – 02 vagas.

1. Marcos Luiz de Oliveira
2. Rosie Evelyn Sanchez Choque

Área: Processos Criativos – Linha: Poéticas da Criação Musical

Abordagens sistemáticas de aspectos estruturais em música popular (Grupo de Pesquisa Musmat. Orientador: Carlos Almada) – 01 vaga.

1. Eduardo Manhães e Silva
2. Igor Borges das Chagas
3. João Travassos Penchel

Desenvolvimento de Sistemas Composicionais (Grupo de Pesquisa Musmat. Orientador: Liduino Pitombeira) – 01 vaga.

1. Pedro Faria Proença Gomes

Área: Processos Criativos – Linha: Práticas Interpretativas e seus Processos Reflexivos

A canção brasileira urbana: origens e práticas (Grupo de Pesquisa Polo Caravelas Brasil. Orientador: Alberto Pacheco) – 02 vagas.

1. Leonardo Barbosa Martins de Oliveira

Performance e sonoridade coral (Orientador: Maria José Chevitarese) – 01 vaga.

1. Micheli Nascimento de Souza Viegas

Performance musical colaborativa no século XXI: abordagens e perspectivas (Grupo de Pesquisa Performance Hoje. Orientador: Pedro Bittencourt) – 02 vagas.

1. Hyanna Carla Toledo Pereira de Souza

Escrito por PPGM-UFRJ

Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ

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