English | Español

A Revista Brasileira de Música, o mais antigo periódico acadêmico-científico de música do Brasil e publicação oficial do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, inicia uma nova fase de sua longa história a partir de seu volume 32/2 (2019-2). Após dez anos como Editora-chefe da publicação, a professora Maria Alice Volpe será sucedida pelos professores João Vicente Vidal e Pauxy Gentil-Nunes, coordenador e coordenador adjunto do programa. Entre as realizações da professora Volpe à frente da revista, conta-se sua inserção no Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRJ.

Segundo a proposta aprovada pela Comissão Deliberativa do Programa de Pós-Graduação em Música e pela Congregação da Escola de Música, a Revista Brasileira de Música passa a desenvolver suas atividades com a colaboração de Editores-convidados, em dossiês tematicamente vinculados aos Grupos de Pesquisa do programa. Conselho editorial e corpo de pareceristas serão também reestruturados, tendo em vista as necessidades do modelo adotado.

Na avaliação do Qualis Periódicos do triênio 2010-2012, foi atribuído à Revista Brasileira de Música o conceito A2, enquanto na avaliação relativa ao quadriênio 2013-2016 a publicação obteve o conceito C. Em avaliação provisória do interstício 2017-2018, a publicação recebeu o conceito B1 (em nova escala abrangendo os níveis A1-A4, B1-B4 e C). A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ deseja obter, com a nova proposta de gestão, um desempenho nas próximas avaliações que reposicione a publicação entre as mais relevantes da área no país.

O Programa de Pós-Graduação em Música agradece o empenho da professora Maria Alice Volpe em sua gestão, bem como os esforços de todos os colaboradores da Revista Brasileira de Música no período 2010-2019.

Escrito por PPGM-UFRJ

Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ