English | Español

Abrindo o 18.o Colóquio de Pesquisa do Programa de Pós-Gradução em Música da UFRJ no 25 de novembro às 10 horas, na Sala 2116 do Edifício Ventura da Escola de Música, deverá proferir palestra sobre o sistema multidimensional de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu no país a Coordenadora de Área de Artes da CAPES, professora Vera Beatriz Cordeiro Siqueira (UERJ).

Motivada pela necessidade de reformulação do modelo vigente de avaliação, a adoção da abordagem pela CAPES toma como referência o modelo criado pelo consórcio europeu U-Multirank (UMR) para classificar e ranquear instituições de ensino superior de diversos países. O almejado aprimoramento das ferramentas de avaliação em perspectiva multidimensional levaria, assim, à organização da avaliação em torno dos cinco critérios fundamentais de ensino e aprendizagem, internacionalização, produção científica, inovação e transferência de conhecimento, e impacto e relevância econômica e social – dimensões avaliadas segundo a vocação ou missão institucional de cada programa em particular.

O Programa de Pós-Gradução em Música da UFRJ agradece a visita da professor Vera Beatriz, e convida todo o corpo docente e discente da Escola de Música a prestigiar sua presença entre nós.

O programa do 18° Colóquio de Pesquisa pode ser acessado no link abaixo.

18° Colóquio de Pesquisa do PPGM-UFRJ – Programa

Escrito por PPGM-UFRJ