O Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ apresenta a décima oitava edição do seu Colóquio de Pesquisa.
O evento ocorre nos dias 25 a 29 de dezembro de 2019, de 9 às 18:00, na Escola de Música da UFRJ, Edifício Ventura (serviço abaixo). Serão apresentadas palestras, mesas redondas, roda de conversa e comunicações, tendo como tema os principais campos da pesquisa em Música. A coordenação é dos professores João Vicente Vidal, Pauxy Gentil-Nunes, Carlos Almada e Liduino Pitombeira.
Os trabalhos selecionados para as comunicações foram avaliados por pesquisadores destacados nas áreas de Educação Musical, Etnomusicologia e Etnografia, História e documentação da música brasileira e ibero-americana, Composição, Análise Musical, Cognição Musical, Sonologia, Filosofia da Música e Práticas Interpretativas.
A proposta básica do evento é fomentar o diálogo crítico, a discussão e a troca de informações entre as diversas áreas da pesquisa em música.
O programa do 18° Colóquio de Pesquisa pode ser acessado no link abaixo.
18° Colóquio de Pesquisa do PPGM-UFRJ – Programa
Confira abaixo a programação completa:
18° Colóquio de Pesquisa do PPGM-UFRJ – Programação
Segunda-feira, 25 de novembro de 2018 – Sala 2116
10:00 – PALESTRA
Implementando a avaliação multidimensional na área de Artes da CAPES
Vera Beatriz Siqueira (Instituto de Artes da UERJ, Coordenadora da Área de Artes da CAPES)
PRIMEIRA SESSÃO DE COMUNICAÇÕES
14:30 – A análise a partir da experiência sensível com a obra musical
Flavio Santos Pereira (UnB)
15:00 – A conjunção de elementos de tradição oral e sonoridades contemporâneas nas Brasilianas para piano a quatro mãos de Osvaldo Lacerda
Maria Di Cavalcanti (UFRJ)
15:30 – A Educação Musical e a praxis: a questão do conhecimento prático na escola
Fernando Giongo Oliveira (UFRJ)
16:00 – A Orquestra SOLIBEL Jovem: investigações sobre os processos de ensino e aprendizagem musicais durante os ensaios
Thalita Thais Pereira da Silva Barbosa (UFRJ)
16:30 – As canções para canto e piano de Frederico Richter: processo de catalogação e fases composicionais
Caroline dos Santos Peres (UFMG)
Terça-feira, 26 de novembro de 2019 – Sala 2116
SEGUNDA SESSÃO DE COMUNICAÇÕES
9:00 – A pedagogia do violão: uma análise sobre o ensino de violão e uma reflexão sobre a possibilidade de um violão brasileiro
Hugo Farias de Sousa (UFRJ)
9:30 – A pontuação sobre a prática docente pregressa do educador musical em Institutos Federais: uma amostra da Região Sudeste
Mateus Alencar Nikel (IFRJ) e Monique Andries Nogueira (UFRJ)
10:00 – A preparação da performance pianística em Appalachian Spring, de Copland-Stanley
Fernando Vago Santana (UFJF), Cindy Helenka Alves (UFRJ), Renato Pereira Torres Borges (UNIRIO)
10:30 – A representação da Páscoa na Cantata para festejar a ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo de Ernani Aguiar
Danielly de Souza Silva, Maria José Chevitarese (UFRJ)
RODA DE CONVERSA
11:00 – Representação discente em debate Tomaz Monteiro Souza Rego, doutorando, PPG em História Social – IFCS – UFRJ
Maria Angélica Paixão, mestranda, PPG em Serviço Social – UFRJ
Bernardo Fantini, mestrando, PPP em Música – UFRJ
Virgínia Barbosa, mediadora
TERCEIRA SESSÃO DE COMUNICAÇÕES
14:00 – Experimento composicional pianístico baseado em modelos PTP extraído de Odeon de Ernesto Nazareth
Pedro Miguel de Moraes (UFRJ)
14:30 – A tablatura e a guitarra: uma discussão sobre aspectos pedagógicos e interpretativos
Helena Nagagata, Fábio Adour (UFRJ)
15:00 – Africanidade ou africania?
Eduardo Fonseca de Brito Lyra, Andrea Albuquerque Adour da Câmara e Sônia Queiroz (UFRJ)
15:30 – Afrocentricidade: considerações para pesquisas em Educação Musical
Priscilla Hygino Rodrigues da Silva Donato (UFRJ)
16:00 – Análise das características morfológicas presentes na revisão de vocalises para a ampliação da extensão vocal em um coro infanto-juvenil
Bruno Boechat Roberty (UFRJ)
16:30 – Análise motívico-fraseológica de reelaborações musicais: um estudo comparativo entre o Allegro barbaro de Béla Bartók e The Barbarian de ELP
Fabio Adour, Ricardo de Almeida Gonçalves (UFRJ)
Quarta-feira, 27 de novembro de 2019 – Sala 2116
QUARTA SESSÃO DE COMUNICAÇÕES
9:00 – A transformação do cisne: Le Cygne adaptado para a guitarra elétrica
Helena Nagagata (UFRJ)
10:00 – Johann Sebastian Bach e as musicologias
Marcelo Ferreira Portela Nunes (UFRJ)
10:30 – As raízes africanas da cuíca e os processos diaspóricos de resistência negra e afirmação identitária
Paulo César Cardoso (SEEDUC-RJ)
MESA REDONDA
11:00 – Etnomusicologia, Musicologia e Educação Musical – Impacto social da Pós-Graduação e suas possibilidades de aferimento
Samuel Araújo (PPGM-UFRJ)
João Miguel Bellard Freire (PPGM-UFRJ)
Paulo Castagna (PPGM-UNESP)
João Vicente Vidal (PPGM -UFRJ), moderador
QUINTA SESSÃO DE COMUNICAÇÕES
14:00 – Captação sonora microfônica na música eletroacústica brasileira: questionário, tabelamento descritivo e discussão
Cláudio José Bezz (UFRJ)
14:30 – Echos n.º 3 e a câmara reverberante do INMETRO: site-specific na composição musical
Luiz Henrique Reis Machado (UFRJ)
15:00 – A representação do trem na música brasileira
Claudia Usai Gomes, Max Kühn (UFRJ)
15:30 – As múltiplas camadas do ensino e aprendizagem na transmissão do choro e suas transformações ao longo da história
Luciana Fernandes Rosa (USP)
16:00 – Lista de classes de conjuntos
Marco Antônio Ramos Feitosa (UFRJ)
Quinta-feira, 28 de novembro de 2019 – Sala 2116
SEXTA SESSÃO DE COMUNICAÇÕES
9:00 – O Sol na Janela – o hibridismo no improviso melódico de Ricardo Silveira: o uso de padrões do blues na música popular brasileira
José Paulo Thaumaturgo Becker (UFJF)
9:30 – O violão na educação básica como instrumento melódico e harmônico
Jorge Augusto Peculas Modesto (UNIRIO)
10:00 – Orientalismo e humanismo em Tanka II de H. J. Koellreutter
Guilherme Paoliello (UFOP)
10:30 – Participação, ética de trabalho e etnomusicologia: notas de uma experiência com o músico haitiano Pitit Guerline Nan
Daniel Stringini da Rosa (UNIRIO)
PALESTRA
11:00 – Biblioteca Alberto Nepomuceno da Escola de Música da UFRJ: história, acervo e politicas de uso
Suelen Dias (BAN-UFRJ)
SÉTIMA SESSÃO DE COMUNICAÇÕES
14:00 – Planejamento composicional a partir de sistemas retroalimentados
Liduino Pitombeira, Vinicius Braga, Igor Chagas, João Penchel, Rodrigo Furman, Pedro Proença (UFRJ)
14:30 – Processos pedagógicos do método Da capo de Joel Barbosa: uma investigação sobre as relações entre técnica instrumental, arranjos e composições
Cindy Helenka Alves, Fabio Adour (UFRJ)
15:00 – Transcendendo a Bossa Nova: as fases composicionais de Tom Jobim
Max Kühn (UFRJ)
15:30 – Third relations in the music of Franz Liszt
Érico Tourinho Bomfim (UFRJ)
16:00 – Tecnologia e ensino de música: a metodologia sala de aula invertida
Renan Lucas Vieira dos Santos (UFRJ)
16:30 – Pesquisa da música brasileira do século XIX como “história-problema”
Noel Hansen Nascimento, João Vicente Vidal (UFRJ)
Sexta-feira, 29 de novembro de 2019 – Sala 2116
OITAVA SESSÃO DE COMUNICAÇÕES
9:00 – Observação do conceito de verticalidade no improviso de Ricardo Silveira: criação da AMF, ferramenta analítica por modelos de fôrma
José Paulo Thaumaturgo Becker (UFJF)
9:30 – O Sapo dourado: A voz nacional almejada no modernismo nacionalista brasileiro
Daniela da Silva Moreira (UFRJ)
10:00 – Protocolo 𝚯 (TETA) para análise em música popular
Rodrigo Balthar Furman (UFRJ)
10:30 – Técnicas para a otimização do espelho do violino
Mauro Rufino Martins (UFRJ)
11:00 – Bases epistemológicas da Teoria das Músicas Audiotáteis – uma alternativa analítica às abordagens de música popular
Marcio Modesto, Silvia Maria Pires Cabrera Berg (USP)
MESA REDONDA
11:30 – Pós-Graduação e pesquisa em Processos Criativos – Percursos formativos e perspectivas profissionais
Aloysio Fagerlande (PROMUS/PPGM-UFRJ)
Pedro Bittencourt (PPGM-UFRJ)
Liduíno Pitombeira (PPGM-UFRJ)
Pauxy Gentil-Nunes (PPGM-UFRJ), moderador
18° COLÓQUIO DE PESQUISA DO PPGM-UFRJ
Palestras, mesas redondas, roda de conversa e comunicações
25 (segunda-feira) a 29 (sexta-feira) de novembro, 9:00 às 18:00
Escola de Música da UFRJ – Prédio III
Edifício Ventura* – Av. República do Chile, 330, Torre Leste – 21o. Andar
Centro – Rio de Janeiro – RJ
Entrada Franca
* É necessário o comparecimento com pelo menos 20 minutos de antecedência
do horário marcado, para retirada do crachá na portaria; para usar os
elevadores, é preciso digitar o número 21 e apertar a tecla confirma; é
vedada a entrada no edifício de visitantes trajando bermuda e/ou chinelos.