Português | English | Español

No próximo dia 16 de Dezembro, às 18h30, na Biblioteca Nacional de Portugal, o professor e musicólogo Alberto Pacheco lança o CD Recitativos de Salão, da Academia dos Renascidos. É o terceiro CD lançado pelo professor no ano de 2019.

Resultado de um original e inédito trabalho de investigação sobre o nascimento e desenvolvimento de recitativos de salão enquanto gênero luso-brasileiro por excelência, o disco e a antologia de partituras ora lançados desvendam importantes laços culturais entre Brasil e Portugal em meados do século XIX, já depois da independência política da nação americana.

A pesquisa é desenvolvida dentro do Grupo de Pesquisa Polo Caravelas Brasil, que atua em colaboração com o Núcleo de Estudos da História da Música Luso-brasileira, órgão do CESEM, Centro de Estudos da Sociologia e Estética Musical, do qual Alberto Pacheco é um dos fundadores, sediado na Faculdade de Ciências Socais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Pacheco também é coordenador e editor do Dicionário Biográfico Caravelas

A Academia dos Renascidos é um grupo musical fundado por Alberto Pacheco que tem como temática o repertório vocal luso-brasileiro. O nome do grupo é uma homenagem à Academia Brasílica dos Renascidos, fundada na cidade de Salvador, Bahia, Brasil, em 1759, e que tinha como objetivo fomentar a produção literária daquela cidade. O interesse do grupo é focado nas relações entre música e literatura e, em especial, no repertório de câmara ou de salão produzido no território do antigo império luso-brasileiro, como é o caso das modinhas, lundus, hinos, e recitativos de salão. O termo “renascidos” expressa o objetivo de dar nova vida a músicas que encontram-se silenciadas em arquivos, assumindo como compromisso artístico promover estreias modernas desse importante repertório. A análise, edição e interpretação desse repertório é fruto da atual de pesquisa de Alberto Pacheco.

Escrito por PPGM-UFRJ

Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ

1 comentário

  1. Régis de Carvalho dezembro 20, 2019 às 12:22 pm

    Ótimo trabalho professor. Parabéns.

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s