Criado em 1980 como o primeiro programa de Pós-Graduação em Música do país, o PPGM-UFRJ acumula uma história de relevantes serviços prestados à pesquisa musical no Brasil. Seu pioneirismo e sua centralidade geográfica fizeram o programa converter-se, ao longo de suas quatro décadas, em um importante centro de formação de pesquisadores.
Um levantamento do destino de seus egressos indica uma relevante história de nucleação, sendo a afiliação institucional atual de muitos dos hoje mais de 500 mestres e primeiros doutores formados pelo programa um testemunho do impacto do PPGM-UFRJ nas diversas áreas da pesquisa e da prática musical, em quase todas as regiões do país e nas suas mais destacadas universidades e instituições: UNIRIO, PUC-Rio, USP, UNESP, UFMG, UFJF, UEMG, UFV, UFSJ, UFES, FAMES, UFPR, UFSM, UFPel, UFPB, UFPE, UFCE, UECE, UFSB, UFRN, UFMA, UFMT, UFG, Cap-UFRJ, FAETEC-RJ, CEFET-RJ, Fundação Oswaldo Cruz, Colégio Pedro II, Escola de Música Villa-Lobos, SESC-RJ, Orquestras Sinfônicas do Espírito Santo e da UFF,Museu da Imagem e do Som, além das Secretarias de Educação estaduais e municipais do Rio de Janeiro, Itaperuna e Vitória, entre outras.
No ano em que comemora seus 40 anos de atividade ininterrupta, o Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro renova seu compromisso com os princípios de excelência artística e acadêmica que nortearam a ação de seus fundadores e primeiros professores. A todo corpo docente e discente e equipe do programa, a Coordenação do PPGM-UFRJ deseja um 2020 de realizações e sucesso.