Português | English | Español

O grupo de pesquisa MusMat lança uma grande atualização do aplicativo Operadores Particionais (Partops v. 1.35 Beta). O programa, em versão para Windows, é uma ferramenta para tarefas composicionais ou analíticas dentro do âmbito da Análise Particional. Voltado para compositores, pesquisadores em música e para interessados em entender melhor a Análise Particional e suas teorias derivadas. A versão 1.35 Beta está em fase de testes e é disponibilizada gratuitamente.

Os operadores particionais são transformações parcimoniosas aplicadas às partições que podem ser lidas musicalmente por abordagens diversas, de acordo com a aplicação – à textura, melodia, orquestração, espacialização, forma, condução de vozes, ao próprio processo de composição, entre outras.

O grupo MusMat disponibiliza gratuitamente diversos aplicativos em seu site, resultado da pesquisa desenvolvida nos seus 8 anos de atividade. Os aplicativos cobrem assuntos relacionados aos projetos desenvolvidos – Análise Particional, Variação Progressiva, Modelagem Sistêmica, análise de Música Popular (principalmente o choro), Análise Harmônica, Composição Algorítmica – e são utilizados em sala de aula nos cursos de Mestrado, Doutorado e na Graduação, em grupos de Iniciação Científica e em disciplinas dos cursos de Licenciatura e Bacharelado. O aplicativo Operadores Particionais e as versões mais recentes dos aplicativos MusMat podem ser acessadas nos links a seguir.

Operadores Particionais v. 1.35

MusMat – Programas

Escrito por PPGM-UFRJ

Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s