Português | English | Español

O Programa de Pós-Graduação da UFRJ e o Grupo de Pesquisa Performance hoje anunciam a realização das IV Jornada de Músicas Mistas da UFRJ nos próximos dias 4 e 5 de junho, de 10:00 às 16:00 com transmissão ao vivo por redes sociais (Facebook e Youtube – link na programação, abaixo). O evento compreende concertos comentados, mesas redondas, palestras, encontros e debates, onde serão abordadas questões artísticas, culturais e acadêmicas sobre a performance e a reflexão sobre as músicas mistas na atualidade.

Todas as atividades (lives, palestras, mesas-redondas, concertos, publicações, postagens e gravações) são abertas, gratuitas e disponíveis ao público em geral.

O conteúdo das sessões já está integralmente disponível no link abaixo.

IV edição da Jornada de Músicas Mistas da UFRJ – vídeos

A ação reúne estudantes de graduação, mestrado e doutorado, professores da UFRJ, pesquisadores convidados do grupo de pesquisa Performance Hoje (PPGM-UFRJ), professores de outras instituições públicas de ensino superior brasileiras e estrangeiras e o público em geral, no intuito de criar uma rede internacional de estudo, pesquisa, reflexão e prática interpretativa das músicas mistas, principalmente escritas por compositores vivos e atuantes.

A partir de maio de 2020, as Jornadas de Músicas Mistas da UFRJ são concebidas como um conjunto complementar de ações remotas e ao vivo, que podem ser realizadas tanto através das redes sociais pela Internet quanto nas dependências da UFRJ e em outros locais externos à universidade. Entram em debate questões relacionadas à criação artístico-musical e pedagógicas realizadas de forma remota, para melhor dar continuidade ao estudo da multiplicidade da escuta musical na era digital, das questões perceptivas que influenciam a composição e a performance, e também relações entre análise e performance musical.

Confira abaixo a programação completa.

IV Jornadas de Músicas Mistas da UFRJ (Clique aqui para acessar)

04 Junho

10h00 – Khorwa-Myalwa, dos símbolos à escrita musical, a colaboração como processo (Mikhail Malt – Ircam)
10h20 – Tempo transversal – Flauta expandida: interfaces/colaborações (Cássia Carrascosa Bomfim – USP Ribeirão Preto)
10h40 – Processos criativos e colaboração entre compositor e intérprete na música mista (Danilo Rossetti – UFMT)
11h00 – Mesa redonda – moderação Jonatas Manzolli (Unicamp)
12h-14h PAUSA
14h00 – Música mista e a visão ecológica da percepção (Jonatas Manzoli – Unicamp)
14h20 – Da música mista ao teatro-musical: relato de uma experiência (Rodrigo Cicchelli – UFRJ)
14h40 – O processo de Composição de duas obras para instrumento solo e sons eletrônicos: Poissons Rouges (2020) e Vanishing Point (2017). Luciano Leite Barbosa (Conservatório de Bobigny)
15h00 – Mesa redonda – Moderação José Henrique Padovani (UFMG)

05 Junho

10h00 – Parametrização de eventos sonoros para video-partitura (Manu Falleiros – Unicamp)
10h20 – Composição com gravações de campo e anotações de sonhos (Alexandre Fenerich – UNIRIO)
10h40 – “Imaginários sonoros”: abordagem colaborativa de criação, ensino, pesquisa e extensão voltada às artes digitais e à música mista (José Henrique Padovani – UFMG)
11h00 – Mesa redonda – moderação William Teixeira (UFMS)
12h-14h PAUSA
14h00 – Contingências e possibilidades para a performance da música mista (William Teixeira – UFMS)
14h20 – Processo composicional em Intarsia, para viola e eletrônica em tempo real [2012, revisada em 2015] (Tatiana Catanzaro – UnB)
14h40 – Materialidade instrumental, materialidade eletrônica (Rodolfo Valente – USP/UAM/EMESP)
15h00 – Mesa redonda – Moderação e encerramento – Pedro Bittencourt (UFRJ)

Escrito por PPGM-UFRJ

Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s