O grupo de pesquisa MusMat anuncia o lançamento do volume 4, no. 2, da MusMat – Brazilian Journal of Music and Mathematics, com seis artigos inéditos.
Marcos Feitosa introduz o conceito de Harmonia Particional, um campo original que relaciona a Teoria das Partições a alguns campos da Teoria Pós-Tonal.
Robert Morris oferece uma análise detalhada das Last Pieces de Morton Feldman, para piano solo, trazendo à luz informações que podem ajudar pianistas a executarem o efeito de cancelamento solicitado pelo compositor.
Gabriel Pareyon combina a filosofia Matthai com a Teoria das Categorias, usando o lema de Yoneda, que pode fundamentar com robustez uma filosofia da música dentro do escopo da Teoria das Categorias.
Robert Peck investiga a operação de inversão em termos de ciclos e sua aplicação ao contexto dramatúrgico, através da observação do conceito Aristotélico de peripeteia, observado na ópera Punch and Judy, de Harrison Birtwistle.
Paulo de Tarso Salles explora a Teoria Genera de Allen Forte (assim como outras propostas que lidam com similaridades entre conjuntos de classes de altura) e demonstra a aplicação desta teoria em obras de Villa-Lobos.
Pauxy Gentil-Nunes discute os Complexos Particionais e sua aplicação na prática musical, apresentando três situações: planejamento textural no contexto de processos composicionais, observação das relações entre as configurações texturais e o acomplamento entre corpo e instrumento (Particionamento Performativo) e o Particionamento Espacial.
O volume está acessível no sítio da MusMat Journal (link abaixo).
MUSMAT • BRAZILIAN JOURNAL OF MUSIC AND MATHEMATICS 🔗