Português | English | Español

O grupo de pesquisa MusMat anuncia o lançamento do volume 4, no. 2, da MusMat – Brazilian Journal of Music and  Mathematics, com seis artigos inéditos.

Marcos Feitosa introduz o conceito de Harmonia Particional, um campo original que relaciona a Teoria das Partições a alguns campos da Teoria Pós-Tonal.

Robert Morris oferece uma análise detalhada das Last Pieces de Morton Feldman, para piano solo, trazendo à luz informações que podem ajudar pianistas a executarem o efeito de cancelamento solicitado pelo compositor.

Gabriel Pareyon combina a filosofia Matthai com a Teoria das Categorias, usando o lema de Yoneda, que pode fundamentar com robustez uma filosofia da música dentro do escopo da Teoria das Categorias.

Robert Peck investiga a operação de inversão em termos de ciclos e sua aplicação ao contexto dramatúrgico, através da observação do conceito Aristotélico de peripeteia, observado na ópera Punch and Judy, de Harrison Birtwistle.

Paulo de Tarso Salles explora a Teoria Genera de Allen Forte (assim como outras propostas que lidam com similaridades entre conjuntos de classes de altura) e demonstra a aplicação desta teoria em obras de Villa-Lobos.

Pauxy Gentil-Nunes discute os Complexos Particionais e sua aplicação na prática musical, apresentando três situações: planejamento textural no contexto de processos composicionais, observação das relações entre as configurações texturais e o acomplamento entre corpo e instrumento (Particionamento Performativo) e o Particionamento Espacial.

O volume está acessível no sítio da MusMat Journal (link abaixo).

MUSMAT • BRAZILIAN JOURNAL OF MUSIC AND MATHEMATICS 🔗

Escrito por PPGM-UFRJ

Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s