O Departamento de Composição da Escola de Música da UFRJ, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ apresentam, na próxima sexta-feira, dia 2 de abril de 2021, às 18:00, uma edição inédita do Projeto Compositores 🔗, com a presença da compositora baiana Ilza Nogueira. Ilza fala sobre seu oratório Via-Sacra (2004), espetáculo que reúne orquestra, coro, solistas e corpo de baile, para lembrar o momento da Paixão, dentro da liturgia da Semana Santa, com extenso memorial sobre a estrutura da obra e suas conexões intertextuais com outras obras do repertório da música de concerto e da música brasileira, em uma perspectiva eclética.
O vídeo será lançado na plataforma de Youtube do PPGM-UFRJ 🔗 e, em seguida à apresentação, será aberta uma sala ZOOM, com link na própria descrição do vídeo, com a presença da compositora, para uma conversa sobre a sua obra, sua biografia e questões estéticas ou musicais levantadas pela peça.
Via-Sacra é uma das mais importantes obras do repertório da compositora e sua estreia se deu em 2005, na Igreja de São Francisco, em João Pessoa. Segundo a autora, a escolha da obra para o Projeto tem relação direta com o difícil momento de reflexão, provações e desafios pelo qual estamos passando, decorrente da pandemia do novo coronavírus, que demanda força e a crença em uma futura restauração.
O espetáculo tem texto de Waldemar José Solha, coreografia e direção artística de Rosa Cagliani, e conta com uma orquestra reunida especialmente para a ocasião, regida pelo maestro Carlos Anísio Oliveira Silva, além do Coro de Câmera Villa-Lobos, com Geraldo Dias da Rocha como regente preparador.
Ilza Nogueira é doutora em composição pela Universidade de New York. Membro da Academia Brasileira de Música. Tem especialização em “Novo Teatro Musical” realizada na Escola Superior de Música de Colônia/Alemanha (1977), sob a orientação de Maurício Kagel. Tem Mestrado em Composição realizado na Universidade Estadual de New York em Buffalo (1984) e Doutorado (Ph.D.) em Composição também realizado nessa última instituição (1985), sob a orientação de Lejaren Arthur Hiller.
No período de 1989-1990, realizou pós-doutoramento em Teoria da música na Universidade de Yale, sob orientação da Dra. Janet Schmalfeldt. É professora aposentada do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde lecionou disciplinas teóricas no Bacharelado em Instrumento, Composição e Teoria da Música no Programa de Pós-Graduação em Música, tendo sido Editor Chefe da publicação científica desse programa, o periódico “Claves”. Sua experiência na área de Artes/Música tem ênfases em Composição e Teoria Analítica da Música.
Como pesquisadora, vem atuando principalmente nos seguintes temas: musica brasileira contemporânea, teorias analíticas contemporâneas, narratividade e narratografia musical. É membro efetivo da Academia Brasileira de Música (cadeira n. 27) e membro fundador da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical (TeMA), tendo sido eleita Presidente para os biênios 2014-2016 e 2016-2018.
PROJETO COMPOSITORES 🔗 – ILZA NOGUEIRA
Sexta-feira Santa, 2 de abril de 2021 – 18:00 – Canal de Youtube do PPGM-UFRJ 🔗
Link para a sala ZOOM (aberta logo após a exibição do vídeo) na descrição do vídeo
VIA-SACRA – Oratório de Semana Santa
Texto de W. J. Solha
Música de Ilza Nogueira
Coreografia de Rosa Cagliani
Direção artística
Rosa Cagliani
Direção Musical e Regência
Maestro Carlos Anísio de O. e Silva
Elenco Musical
Vozes solistas
Sara Martins – Meio-soprano
José Vianey dos Santos – Tenor
Josuel André da Fonseca – Tenor
Daniel Seixas dos Santos – Barítono
Narradores
Zezita Matos
Osvaldo Travassos
Coro
Coro de Câmera Villa-Lobos
Geraldo Dias da Rocha, Regente Preparador
Orquestra do espetáculo
Leopoldo Nogueira, Spalla
Elenco Cênico
Grupo ContemDança (Laboratório de Artes Cênicas, Departamento de Artes da UFPB)
Guilherme Schulze, Coordenador
Patrocínio
FIC – Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos
Apoio
Centro Cultural São Francisco Universidade Federal da Paraíba – UFPB
Fundação Espaço Cultural – FUNESC
Orquestra Sinfônica da Paraíba – OSPB
Produção e Direção Geral do Espetáculo
Ilza Nogueira
Edição Prysma Media Factory
PROJETO COMPOSITORES
Departamento de Composição da Escola de Música da UFRJ / PPGM-UFRJ
Coordenação Geral
Pauxy Gentil-Nunes
Liduino Pitombeira
Yahn Wagner
Curadoria
Pauxy Gentil-Nunes
[…] A compositora Ilza Nogueira, radicada na Paraíba e Membro Honorária da MEMUS PB, apresentará na Sexta-feira Santa, numa programação da UFRJ (“Projeto Compositores”), um memorial artístico do seu trabalho com o escritor e poeta W. J. Solha e a coreógrafa Rosa Cagliani “Via-Sacra: oratório de semana santa“, estreado no Centro Cultural São Francisco durante a semana-santa de 2005. Seguem links para a divulgação do evento e acesso ao vídeo no dia 2/4 (sexta-feira). Link para acesso ao vídeo em 2/4 (sexta-feira), às 18 horas, no portal do PPGM no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCy9JFBaslIarM9uBHW7hmtQ Link para a matéria no site do PPGM: A compositora Ilza Nogueira apresenta o oratório “Via-Sacra” no Projeto Compositores – Progra… […]
CurtirCurtir
Não tenho e nunca terei palavras para expressar meu respeito e admiração por Ilza Nogueira. Ao longo de sua vida as realizações se sucedem como exemplos de criatividade sem par. Ora é a compositora, ora é a proponente de projetos e eventos que incrementam o aspecto associativo da área de música no Brasil. Ela consegue articular a disparidade e a complexidade, como dá provas nesse seu oratório “Via-Sacra” (2004) que ouvimos nesta Sexta-Feira Santa da pandemia que assola o mundo. Devemos ser gratos ao “Projeto Compositores” da UFRJ por esta oportunidade.
CurtirCurtir