O Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ divulga a relação das candidaturas deferidas na primeira fase do processo seletivo para os cursos de Doutorado e Mestrado 2021 e o cronograma geral das provas síncronas por videoconferência do processo classificatório.

MESTRADO
Provas Dissertativa Geral e Dissertativa Específica: 17 e 18 de maio de 9:00 às 18:30
Defesa de Anteprojeto de Pesquisa: 19 e 20 de maio de 9:00 às 18:30

DOUTORADO
Provas Dissertativa Geral e Dissertativa Específica: 24 e 25 de maio de 9:00 às 18:30
Defesa de Anteprojeto de Pesquisa: 26 e 27 de maio de 9:00 às 18:30

As provas síncronas por videoconferência serão realizadas através da plataforma Google Meet, com links e horários individuais para cada uma das provas sendo enviados aos candidatos por meio dos e-mails informados no ato da inscrição.

MESTRADO

Área: Educação Musical – Linha: Música, Educação e Diversidade

Musicalidade Abrangente na pós-modernidade: processos integrados de produção, transmissão e aquisição de conhecimento musical em situações formais, não-formais e informais de ensino e aprendizagem na diversidade etnográfica das vivências musicais no Brasil (Grupo de Pesquisa: Educação Musical, Musicalidade Abrangente e Diversidade Cultural. Orientadores: João Miguel Bellard Freire, Fábio Adour) – 02 vagas.

1. Anderson Pereira Santos
2. Azael Ferreira de Carvalho Neto
3. Cláudia Veras Neves Bastos
4. Heloisio Costa de Oliveira
5. João Marcelo Loyola Antunes

Área: Musicologia – Linha: Etnografia das Práticas Musicais

Etnografias do trabalho musical em conjuntos e coletivos (Grupo de Pesquisa: Laboratório de Etnomusicologia. Orientador: José Alberto Salgado) – 01 vaga.

1. Karina de Almeida Neves

Música, interesse público e justiça social (Grupo de Pesquisa: Laboratório de Etnomusicologia. Orientador: Samuel Araújo e Jonas Lana) – 03 vagas.

1. Vitor Damiani Gonçales Marques
2. Yuri André Madeira Almeida

Área: Musicologia – Linha: História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-americana

Africanias: a música vocal brasileira e ibero-americana (Grupo de Pesquisa: Africanias. Orientadores: Andrea Adour) – 01 vaga.

1. Adriana Mendes de Aragão
2. Jacqueline Cunha Bezerra de Rezende

Patrimônio musical: práticas, representações e políticas públicas (Grupo de Pesquisa: Novas Musicologias. Orientadora: Márcia Taborda) – 02 vagas.

1. Alexandre Brown Palma Filho
2. Frederico José Vieira de Azevedo Junior

Área: Processos Criativos – Linha: Poéticas da Criação Musical

As escutas: o som, o ritmo e as materialidades (Orientador: Rodolfo Caesar) – 02 vagas.

1. João Travassos Penchel

Conservação e inovação nas poéticas musicais contemporâneas (Grupo de Pesquisa: Oficina de Música Contemporânea. Orientador: Rodrigo Cicchelli) – 02 vagas.

1. João Nogueira Medeiros Neto
2. Luiz Freire Campello

Desenvolvimento de sistemas composicionais (Grupo de Pesquisa: MusMat. Orientador: Liduino Pitombeira) – 01 vaga.

1. Rafael da Silva Ramos

Área: Processos Criativos – Linha: Práticas Interpretativas e seus Processos Reflexivos

Performance musical colaborativa no século XXI: abordagens e perspectivas (Grupo de Pesquisa: Performance Hoje. Orientador: Pedro Bittencourt) – 02 vagas.

1. André da Silva Borges

DOUTORADO

Área: Musicologia – Linha: Etnografia das Práticas Musicais

Música, interesse público e justiça social (Grupo de pesquisa Laboratório de Etnomusicologia. Orientadores: Samuel Araújo, Regina Meirelles. Prova de idioma: espanhol) – 02 vagas.

1. Alice Emanuele da Silva Alves
2. Pablo Garcia da Costa

Área: Musicologia – Linha: História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-americana

Africanias: a música vocal brasileira e ibero-americana (Grupo de Pesquisa: Africanias. Orientadora: Andrea Adour. Idioma indicado: espanhol) – 01 vaga.

1. Eduardo Fonseca de Brito Lyra
2. Vânia Maria dos Guimarães Alvim

Música brasileira dos séculos XIX e XX: práticas composicionais em perspectiva histórico-analítica (Grupo de Pesquisa: Música Brasileira em Perspectiva. Orientador: João Vicente Vidal. Idioma indicado: alemão ou italiano) – 01 vaga.

1. Sandro Gomes Matias
2. Thadeu de Moraes Almeida

Patrimônio Musical: práticas, representações e políticas públicas (Grupo de Pesquisa: Novas Musicologias. Orientadora: Márcia Taborda. Idioma indicado: francês) – 02 vagas.

1. Luiz Claudio de Azeredo Coutinho

Área: Processos Criativos – Linha: Práticas Interpretativas e seus processos reflexivos

A canção brasileira urbana: origens e práticas (Grupo de Pesquisa Polo Caravelas Brasil. Orientador: Alberto Pacheco. Idioma indicado: francês ou italiano) – 01 vaga.

1. Alberto Kury Pereira De Lima
2. Daniela da Silva Moreira
3. Kaio César Freitas Morais

Música brasileira para instrumentos de sopro: texto e performance (Orientador: Aloysio Fagerlande. Idioma indicado: francês ou italiano) – 02 vagas.

1. Afonso Carlos Barbosa de Oliveira
2. Eduardo Monteiro das Neves
3. Ivan Ferreira do Nascimento

Repertório camerístico brasileiro: texto e performance, séculos XIX e XX (Orientadora: Ana Paula da Matta. Idioma indicado: francês) – 01 vaga.

1. José Eduardo de Souza Hue

O ato da performance musical: processos mentais e prática pedagógica (Grupo de Pesquisa CMPC. Orientadores: Marcos Nogueira e Midori Maeshiro. Idioma indicado: francês) – 02 vagas.

1. David Alves
2. João Gabriel Caldeira Pires Ferrari
3. Maíra dos Santos Jaber

Escrito por João Vicente Vidal

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ

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