Português | English | Español

O Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ e a Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical têm o prazer de anunciar o lançamento do IV Volume da Série Congressos da TeMA, com o título “Teoria Musical no Brasil – Diálogos Intercontinentais”.

Tendo como editores os professores Pauxy Gentil-Nunes (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Gabriel Navia (Universidade Federal da Integração Latino-Americana) e Rodolfo Coelho de Souza (Universidade de São Paulo), o volume reúne 11 artigos selecionados entre os trabalhos do III Congresso da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical (TeMA) & IV Congresso Internacional de Música e Matemática, realizado em outubro de 2019 pelo Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ.

O evento foi uma colaboração entre a Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical (TeMA) e o Grupo de Pesquisas MusMat. Na ocasião, reuniram-se presencialmente renomados pesquisadores de vários continentes, dentro das áreas da Teoria Musical, Análise Musical, Composição Musical, Musicologia Sistemática e Histórica, entre eles os professores Edgardo Rodríguez (Universidad Nacional de La Plata), Gabriel Pareyon (Universidad de Guadalajara), Jean-Pierre Briot (IRCAM/CNRS), José Oliveira Martins (Universidade de Coimbra), Patrick McCreless (Yale University) e Robert Morris (Rochester University / Eastman School of Music).

O volume conta com as autorias de Paulo Costa Lima, Cristina Gerling e Guilherme Sauerbronn, Marcelo Carneiro, Daniel Pantoja, Marcos Branda Lacerda, Edgardo Rodriguez, Pedro Miguel de Moraes, Danilo Alves, Ilza Nogueira e Maria Lucia Pascoal, Francisco Aragão e Liduino Pitombeira, e Rodrigo Batalha. Além dos artigos, o volume inclui também uma entrevista com o prof. Robert Morris, conduzida pelo prof. Pauxy Gentil-Nunes.

Adicionalmente, o volume traz uma lista de publicações resultantes do Congresso TeMA-MusMat 2019, que foram distribuídas entre as revistas das duas instituições – Musica Theorica, MusMat • Brazilian Journal of Music and Mathematics, além de outras universidades parceiras, como a Debates | UNIRIO.

A edição tem formato impresso e eletrônico. A versão impressa, produzida pela Editora Escola de Música (UFRJ) será enviada para os autores e bibliotecas das principais Universidades Federais do país.

A versão eletrônica está disponível para download no link abaixo ou no sítio da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical (TeMA).

Teoria Musical no Brasil: Diálogos Intercontinentais

Aproveitamos para chamar o público em geral para acompanhar o IV Congresso da Associação de Teoria e Análise Musical (TeMA), que se dará nos próximos dias 24 a 27 de novembro de 2021, em formato remoto, com a temática “Teoria Musical na América Latina: Heranças e Perspectivas”.

Escrito por PPGM-UFRJ

Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s