A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ vem transmitir a seus corpos docente, discente e técnico a nota de esclarecimento emitida pela Direção da Escola de Música no dia 21 de junho de 2022:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em resposta à divulgação em redes sociais e veículos de comunicação de parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro e o Instituto Musica Brasilis, a Direção da Escola de Música da UFRJ vem a público informar que nenhum acordo de cooperação foi firmado entre as duas instituições até a presente data. Em parecer técnico sobre o projeto “Acervo digital de partituras brasileiras”, a Comissão da Biblioteca Alberto Nepomuceno da UFRJ, instância interna de reconhecida capacidade administrativa e acadêmica integrada por docentes, discentes e técnicos administrativos da Escola de Música da UFRJ, avaliou que a proposta não atende o desenvolvimento das atividades regulares de ensino, pesquisa e extensão da Unidade, notadamente no âmbito de seus dois Programas de Pós-Graduação e de sua editora própria, instâncias internas que têm a Biblioteca Alberto Nepomuceno da UFRJ como acervo de referência.

Como um dos mais importantes acervos de livros, periódicos e partituras da América Latina, referencial para pesquisas no campo da Musicologia, a Biblioteca Alberto Nepomuceno da UFRJ reafirma seu papel institucional e social de contribuir para o desenvolvimento da pesquisa musical brasileira através do atendimento à comunidade universitária e de pesquisadores da área. Para tal, realiza sistematicamente ações visando à democratização do acesso a seu acervo, entre as quais destaca-se a construção da Biblioteca Digital da Escola de Música da UFRJ, que levou à digitalização e disponibilização online de cerca de parte significativa do acervo da Biblioteca Alberto Nepomuceno da UFRJ, entre obras raras, partituras manuscritas, documentos históricos e fotografias.

21 de junho de 2022.

RONAL SILVEIRA

Diretor da Escola de Música da UFRJ

Fonte: https://musica.ufrj.br/comunicacao/posicionamento/direcao/nota-de-esclarecimento-da-direcao-da-em