Reunida por via remota no dia 24 de abril de 2023, uma Comissão de Avaliação constituída exclusivamente para este fim deliberou sobre a seleção da Tese de Doutorado que deverá representar o Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ no “Prêmio CAPES de Tese 2023”. O prêmio será outorgado às melhores teses de doutorado defendidas no Brasil no ano de 2022, em cada uma das áreas de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Inscreveram-se no processo seletivo interno sete recém-doutores do PPGM-UFRJ, cujos trabalhos foram analisados pela comissão à luz dos critérios estabelecidos pelo edital da CAPES: “originalidade do trabalho”, “relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social”, “qualidade e quantidade de publicações decorrentes da tese”, “metodologia utilizada”, “qualidade da redação” e “estrutura/organização do texto”. A qualidade geral das Teses de Doutorado, como destacado pelos membros da comissão, revelou consistentes contribuições teóricas e metodológicas à Pesquisa em Música.
Foi eleita como representante do PPGM-UFRJ no “Prêmio CAPES de Tese 2023” a Tese de Doutorado A Construção Performativa na Indeterminação: um modelo analítico para a performance musical cognitivamente informada de Tatiana Dumas Macedo. Sob orientação do professor Marcos Nogueira, a pesquisa foi desenvolvida na Área de Processos Criativos, Linha de Pesquisa Práticas Interpretativas e seus Processos Reflexivos, Grupo de Pesquisa Cognição Musical em Processos Criativos (CMPC).
Como definido pela autora, o trabalho “visa abordar questões relacionadas à construção interpretativa/performativa de obras musicais contemporâneas, sobretudo aquelas com elevado índice de indeterminação”, com o objetivo de desenvolver “um modelo de apreensão do texto da música contemporânea que norteie, de maneira consciente e deliberada, a escolha dos gestos que constituirão e determinarão a performance musical do repertório contemporâneo para piano”. Visando à validação do modelo enquanto conjunto de hipóteses para uma prática interpretativa cognitivamente informada, a autora realizou a performance da obra inédita para piano ampliado Straight, No Chaser – Monk (2015) de Luis Carlos Csekö, estreada por via remota durante a defesa da Tese (que inclui como anexo a partitura completa da obra).
Segundo a Comissão de Avaliação, o trabalho de Tatiana Dumas Macedo atendeu aos critérios do “Prêmio CAPES de Tese 2023”, apresentando as características de inovação teórica e metodológica, originalidade e relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social. Destacadas pela Comissão, ainda, a qualidade da escrita da Tese e das produções dela decorrentes.
O trabalho está disponível em 🔗