A cultura estadunidense no pagode de 1990: constatações iniciais

A cultura estadunidense no pagode de 1990: constatações iniciais 📄
João Luís dos Santos Meneses

Resumo:  O pagode despontado na década de 1990 parece dar continuidade ao movimento iniciado por Fundo de Quintal em 1970, ao mesmo tempo em que usa elementos musicais oriundos da Black Music estadunidense. Considerando tal hipótese, o presente anteprojeto pretende investigar o modo como se deu a fusão dessas práticas musicais distintas no pagode de 1990. A fim de dar corpo a esse objeto, pretende-se analisar, além dos aspectos musicais, as práticas intercambiáveis e posições sociais, baseado na ideia de campo de Bourdieu (2001). Também pretende-se analisar as estratégias utilizadas por eles para se estabelecerem numa posição dominante dentro do campo em que atua. A motivação para essa pesquisa se dá pela minha experiência com o objeto desde a monografia da graduação, bem como pela minha vivência como músico e pagode, o que supõe uma interlocução facilitada, à luz da ideia de encontro epistêmico de Salgado (2014), entre o pesquisador e o praticante.

Palavras-chave: Pagode. Cultura Estadunidense. Identidade Cultural. Habitus.