A educação musical na diversidade sob a perspectiva da musicalidade abrangente: considerações sobre a reunificação do saber fragmentado na sociedade pós-moderna

A educação musical na diversidade sob a perspectiva da musicalidade abrangente: Considerações sobre a reunificação do saber fragmentado na sociedade pós-moderna 📄
Sérgio Luís de Almeida Álvares

Resumo: O trabalho tem como objetivo investigar possibilidades para uma educação musical integrada à sociedade pós-moderna. Adota o procedimento metodológico de pesquisa bibliográfica e utiliza o referencial teórico calcado no conceito de musicalidade abrangente com a premissa pela reunificação do saber fragmentado nos processos formais de ensino e aprendizagem da música. Inicia-se apresentando um apanhado histórico sobre a relação do ser humano com a música e suas origens. Prossegue apresentando perspectivas dos processos de formação e transmissão do conhecimento no decorrer da evolução das sociedades. Em seguida, delimita os pressupostos para a fundamentação do conceito de musicalidade abrangente e finaliza tecendo considerações sobre a educação musical na diversidade sob uma ótica unificadora na pós-modernidade.

Palavras-Chave: Educação Musical. Diversidade. Musicalidade Abrangente. Pós-Modernidade