A inserção dos conteúdos de música popular em cursos de nível superior do Brasil: um estudo de caso nas universidades federal do Rio de Janeiro e estadual de Campinas

A inserção dos conteúdos de música popular em cursos de nível superior do Brasil: um estudo de caso nas universidades federal do Rio de Janeiro e estadual de Campinas 📄
Gabriela Salgado Coelho da Silva | Sérgio Luis de Almeida Álvares

Resumo: O presente trabalho, ainda em andamento, teve inicio no segundo semestre de 2015 e faz parte do programa de Pós Graduação em Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, mas especificamente da linha de pesquisa Educação, Cultura e Pensamento, e vinculado ao projeto Musicalidade Abrangente. A pesquisa pretende investigar como está ocorrendo à inserção dos conteúdos de música popular em cursos de nível superior do Brasil, tendo como campo de estudo duas Universidades públicas, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Palavras-chave: Ensino e aprendizado da música popular. Música popular nas universidades. Conteúdos de música popular. Cursos de nível superior. Musicalidade Abrangente.