A interdisciplinaridade entre fonoaudiologia e educação musical: um diálogo que favorece o aluno e o professor de música da Educação Infantil

A interdisciplinaridade entre fonoaudiologia e educação musical: um diálogo que favorece o aluno e o professor de música da Educação Infantil 📄
Maria Angélica de Toledo Calderano da Costa | Thelma Sydenstricker Álvares

Resumo: O presente artigo visa apresentar a pesquisa que está sendo desenvolvida no curso de Mestrado em Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) entre julho de 2016 e julho de 2018 que aborda a interdisciplinaridade entre Fonoaudiologia e Educação Musical. O objeto de estudo deste trabalho é relacionar as atividades musicais propostas pelo professor de música como uma possibilidade para o desenvolvimento da comunicação infantil. O objetivo deste projeto é gerar a reflexão do papel dos conhecimentos fonoaudiológicos no enriquecimento da Educação Musical. Da mesma forma, busca-se avaliar em que nível alguns exercícios fonoaudiológicos são muitas vezes utilizados nas atividades musicais sem o conhecimento específico da área e como podem contribuir para o desenvolvimento da comunicação e musicalidade dos alunos. É apresentado um referencial teórico relativo ao presente assunto utilizando autores da Fonoaudiologia e da Educação Musical e, por fim, são expostos os procedimentos metodológicos pretendidos e as considerações finais com relação a esta pesquisa.

Palavras-chave: Educação musical.  Fonoaudiologia. Interdisciplinaridade.