A música como ferramenta de aprendizagem na roda de conversa na educação infantil

A música como ferramenta de aprendizagem na roda de conversa na educação infantil 📄
Thalita Thais Pereira da Silva Barbosa

Resumo: A proposta deste trabalho foi analisar a atividade musical desenvolvida por uma professora de pedagogia na roda de conversa do infantil V, na Escola Municipal de Ensino Integral Helena Vieira dos Santos, localizada na cidade de Juazeiro do Norte, Ceará. De tal modo para realizar a coleta dados foi utilizada a observação naturalista. Diante deste contexto, será apresentado de maneira introdutória alguns aspectos da estrutura curricular na educação infantil, a rotina de uma escola em tempo integral e a análise de uma atividade lúdica, visto que Delalande (1984) relacionou a atividade lúdica proposta por Piaget (1978) a categorias de conduta e Brito (2003) correlacionou o pensamento destes autores a música e ao jogo.

Palavras-chave: Educação infantil. Atividade lúdica. Música.