A reflexão e a interpretação da música historicamente informada

A reflexão e a interpretação da música historicamente informada (MUD821) – Ementa

Eletiva / 45 horas-aula / 3 créditos

Pretende oferecer ao aluno subsídios para o estudo do processo empreendido por intérpretes e pensadores, a partir do início do século XX, de uma nova abordagem da interpretação da música dos séculos XVI, XVII e XVIII, que culminou na chamada Interpretação Historicamente Informada. Considerações gerais sobre a situação da interpretação da música no início do século XX; estudo da produção bibliográfica de alguns dos mais significativos nomes do referido processo, complementado pela análise de gravações em áudio e DVDs, de artistas como Wanda Landowska, Alfred Deller, Kenneth Gilbert, Nikolaus Harnoncourt, Gustav Leonhardt, Scott Ross e Andreas Staier; considerações finais e abordagem crítica da utilização atual das informações estudadas.

REFERÊNCIAS

ANDERSON, Nicholas. Baroque Music – from Monteverdi to Handel. Thames and Hudson Ltd., 1994.

BUKOFZER, Manfred. La musique baroque. New York, W. W. Norton & Company, 1947/1988.

BUTT, John. Playing with history: the historical approach to musical performance. Cambridge, Cambridge University Press, 2002.

DART, Thurston. Interpretação da música. São Paulo, Martins Fontes, 1990.

DOLMETSCH, Arnold. The interpretation of music of the Seventeenth and Eighteenth Centuries. University of Washington Press, 1972.

DONINGTON, Robert. The interpretation of Early Music. Londres, Faber and Faber, 1974.

DREYFUS, Laurence. Early Music defended against its Devotees: A theory of historical performance in the Twentieth Century. The Musical Quarterly, vol. LXIX, nº 3, p. 297-322, 1983.

DRILLON, Jacques. Sur Leonhardt. Paris, Éditions Gallimard, 2009. Haynes, Bruce. The End of Early Music. Oxford, Oxford University Press, 2007.

HARNONCOURT, Nikolaus. O discurso dos sons. Rio de Janeiro, Zahar, 1988.

HARNONCOURT, Nikolaus. O diálogo musical. Rio de Janeiro, Zahar, 1993.

KIVY, Peter. Authenticities. Philosophical Reflection on Musical Performance. Ithaca Londres, Cornell University Press, 1995.

LANDOWSKA, Wanda. Musique ancienne. Paris, Éditions Ivrea, 1996.

NATTIEZ, Jean-Jacques. Intérpretation et authenticité. Musiques une encyclopédie pour le XXIe Siècle. Paris, Actes Sud, Cité de la Musique, 2004, p. 1128-1147.

NEUMANN, Frederick. Performance practice of the Seventeenth and Eighteenth Centuries. New York, Schirmer Books, 1993.

RESTOUT, Denise (Ed.). Landowska on music. New York, Stein and Day, 1981.

ROOT, Deane (Ed.). Grove Music online. Disponível em: Sadie, Stanley (Ed.). The New Grove Dictionary of Music and Musicians. London, Macmillan publishers limited, 1980.

SADIE, Stanley (Ed.). Dicionário Grove de Música. Rio de Janeiro, Zahar, 1994.

TARUSKIN, Richard. The limits of authenticity. Text and Act. essays on music and performance. New York Oxford, Oxford University Press, 1995, p. 67-82