A utilização do ukulele como ferramenta para o ensino coletivo de música: um estudo de caso no ensino fundamental da rede municipal de Guarapari-ES

A utilização do ukulele como ferramenta para o ensino coletivo de música: um estudo de caso no ensino fundamental da rede municipal de Guarapari-ES 📄
João Daniel Cardoso da Costa | Sérgio Luis de Almeida Álvares

Resumo: O presente texto trata-se do projeto de pesquisa de mestrado em música, em andamento, que investiga a utilização do ukulele como uma ferramenta para o ensino-aprendizagem coletivo de música. Será realizada uma prática musical com o ukulele em uma turma de terceiro ano do ensino fundamental I, da rede municipal de educação de Guarapari, Espírito Santo. Ainda, serão levantados dados sobre práticas educacionais que utilizam o ukulele para o ensino musical. O trabalho terá ancoragem em autores da educação, da educação musical e nos estudos sobre o uso do ukulele no ensino musical. A pesquisa terá uma abordagem qualitativa e fenomenológica.

Palavras-chave: Ukulele. Ensino coletivo. Musicalidade abrangente.