
Professor permanente / Substituto eventual da Coordenação de Linha
Currículo Lattes
Professor Adjunto da Escola de Música da UFRJ, sendo Doutor e Mestre em Música pela UNICAMP. É autor de dois livros: “O Canto Antigo Italiano” e “Castrati e outros virtuoses”, ambos publicados pela editora Annablume. Entre 2007 e 2013, realizou seu pós-doutoramento na Universidade Nova de Lisboa, CESEM, como bolsista da FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal). No CESEM, ele é um dos membros fundadores do Caravelas, Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira, de cujo Newsletter é editor. Além dos livros já citados, Pacheco é autor de vários artigos já publicados, ou em vias de publicação, em revistas científicas e livros, além de ter realizado várias edições críticas do repertório vocal Luso-Brasileiro. Pacheco também é coordenador/editor do Dicionário Biográfico Caravelas. É membro fundador da Academia dos Renascidos, grupo musical que tem por objetivo executar o repertório vocal luso-brasileiro.
Produção 2018
Bibliográfica
- Publicação do artigo completo “Edição musical nos periódicos da Fundação Biblioteca Nacional”, Anais do XI Encontro de Musicologia Histórica da UFJF: do Colonial à Belle Époque, âmbito nacional, vínculo temático com o projeto “A canção brasileira urbana: origens e práticas”.
- Publicação do resumo “Os recitativos de salão luso-brasileiros no contexto dos melodramas”, Caderno de Resumos do XII Encontro de Musicologia Histórica da UFJF, âmbito nacional, vínculo com o projeto de pesquisa “A canção brasileira urbana: origens e práticas”.
- Publicação do resumo “A variedade de línguas nacionais em canções publicadas em periódicos brasileiros antes de 1922”, Caderno de Resumos do II Congresso Internacional “A Língua Portuguesa em Música: Diálogos”, UFRJ / Universidade Nova de Lisboa, vínculo temático com o projeto “A canção brasileira urbana: origens e práticas”.
- Publicação do resumo “Editando e interpretando recitativos de salão”, Caderno de resumos do Congresso Internacional “Música Transatlântica: um momento para reflexão”, Universidade Nova de Lisboa, âmbito internacional, vínculo temático com o projeto “A canção brasileira urbana: origens e práticas”.
Técnica
- Apresentação da palestra “As Canções publicadas nos periódicos do acervo da Biblioteca Nacional”, organizada pelo grupo de pesquisa GEPEMAC do PPGM-ECA-USP, âmbito local, vínculo temático com o projeto “A canção brasileira urbana: origens e práticas”.
- Participação como docente em workshop de canto dentro da programação do V Simpósio Internacional de Música Ibero-Americana, âmbito internacional, vínculo conceitual com o projeto “A canção brasileira urbana: origens e práticas”.
- Participação como palestrante nos Seminários de Metodologia do Ensino do Canto: 2018, promovido pelo Instituto de Artes (IARTE) da Universidade Federal de Uberlândia, âmbito local, vínculo metodológico com o projeto “A canção brasileira urbana: origens e práticas”.
- Participação como Editor Geral do “Caderno de Resumos do V Simpósio Internacional de Música Ibero-Americana do PPGLA-UEA”, âmbito internacional, vínculo conceitual com a linha de pesquisa “Práticas interpretativas e seus processos reflexivos”.
- Participação como Editor Geral do Caderno de Resumos do II Congresso Internacional “A Língua Portuguesa em Música: Diálogos”, com vínculo temático com o projeto “A canção brasileira urbana: origens e práticas”.
- Participação como Editor da Newsletter Caravelas Ano 10, Universidade Nova de Lisboa, âmbito internacional, vínculo temático com o projeto “A canção brasileira urbana: origens e práticas”.
- Participação como organizador do II Congresso Internacional “A Língua Portuguesa em Música: diálogos”, UFRJ / Universidade Nova de Lisboa, âmbito internacional, vínculo temático com o Projeto “A canção brasileira urbana: origens e práticas”.
- Participação como coordenador da conferência “O Projecto ‘Sanfona – terminologia dos instrumentos” pelo Professor David Cranmer, Universidade Nova de Lisboa, âmbito local, vínculo conceitual com o projeto “A canção brasileira urbana: origens e práticas”.
- Participação como membro da comissão organizadora do Congresso Internacional “Musicologia Transatlântica: um momento para reflexão”, CESEM/Caravelas do Universidade Nova de Lisboa, âmbito internacional, vínculo metodológico com o projeto “A canção brasileira urbana: origens e práticas”.
- Participação como membro de mesa na transmissão da mesa redonda “Conversa de musicólogos”, VIII Simpósio Internacional de Musicologia da UFG, âmbito internacional, vínculo metodológico com o projeto “A canção brasileira urbana: origens e práticas”.
Artística
- Turnê com estreia da integral das modinhas do Pe. José Maurício Nunes Garcia (2 concertos), Pirenópolis (UFG) e CESEM da Universidade Nova de Lisboa, âmbito internacional, vínculo temático com o projeto “A canção brasileira urbana: origens e práticas”.
- Turnê internacional ‘L’Invitation au voyage’, com estreia nacional do Ciclo ‘Poèmes Saturniens’ de António Fragoso e em países da Europa de canções em francês de Mignone, Nepomuceno e Noronha, âmbito internacional, vínculo metodológico com o projeto “A canção brasileira urbana: origens e práticas”.
- Turnê com estreias de arranjos para canto e violão de canções brasileiras por Nicolas de Souza Barros (4 concertos). Série Musicâmera, Teatro Municipal Ziembinski, Série Violões da AV-RIO, Centro Espírita Israel Barcelos, âmbito local, vínculo com o projeto “A canção brasileira urbana: origens e práticas”.
- Apresentação das obras ‘Tota pulchra’ de Pe. José Maurício Nunes Garcia e ‘Stabat mater’ de Lobo de Mesquita, Concerto da Orquestra Barroca da UNIRIO, série Quartas Instrumentais do BNDES, âmbito local, vínculo metodológico com o projeto “A canção brasileira urbana: origens e práticas”.
- Estreia brasileira com instrumentos de época de trechos da ópera “Armide” de Lully, concerto da Orquestra Barroca da UNIRIO e Centre de Musique Baroque de Versailles, âmbito local, vínculo metodológico com o projeto “A canção brasileira urbana: origens e práticas”.
- Gravação das obras “Laudate pueri”, de José Maurício Nunes Garcia, e “Seis responsórios Fúnebres”, de Castro Lobo, no CD ‘Anjinhos bem xibantes: música sacra brasileira no começo do século XIX’, Orquestra Barroca do Amazonas, e Coro de Câmara da EMAC/UFG, âmbito nacional, vínculo metodológico com o projeto “A canção brasileira urbana: origens e práticas”.
Produção 2017
Bibliográfica
- Publicação do capítulo “A execução do repertório ocasional…” no livro “Estudos musicológicos luso-brasileiros”, âmbito nacional, vínculo com o projeto “A canção brasileira urbana…”.
- Publicação do resumo “Música e feminismo no jornal das senhoras” no Caderno de Resumos do III Congresso de Musicologia da Associação Regional da América Latina e Caribe, âmbito regional e vínculo temático com o projeto “A canção brasileira urbana…”.
- Publicação do verbete “Fasciotti, Maria Thereza”, Dicionário Biográfico Caravelas, âmbito internacional, vínculo temático com o projeto “Patrimônio Musical…”.
Técnica
- Participação como coordenador geral do “Simpósio Pe. José Maurício Nunes Garcia: 250 anos”, âmbito internacional, vínculo temático com a linha “História e documentação da música brasileira…”
- Participação como editor geral do “Caderno de Resumos do Simpósio Pe. José Maurício Nunes Garcia: 250 anos”, abrangência internacional, vínculo temático à linha “História e documentação da música brasileira…”
- Participação como palestrante na mesa redonda “Espaços…”, VII Simpósio Internacional de Musicologia da UFG, vínculo metodológico com o projeto “A canção luso-brasileira no Séc. XIX”.
- Participação como pesquisador colaborador na montagem da ópera “Viva la Mamma”, de G. Donizetti, UFRJ, âmbito local, vínculo temático com o projeto “Canção luso-brasileira no século XIX”.
Artística
- Turnê “L”Invitation au Voyage” (7 concertos – Paris, Lisboa, Coimbra, Porto, Vitória, Campinas), obras de António Fragoso, Francisco Noronha, Alberto Nepomuceno, abrangência internacional, vínculo temático ao projeto “A canção luso-brasileira…”
- Apresentação de obras de José Maurício Nunes Garcia, Orquestra Barroca do Amazonas, Simpósio Internacional de Musicologia da UFG, abrangência internacional, vínculo metodológico com o projeto “A canção lusobrasileira no Séc. XIX…”.
- Apresentação do trabalho “A música ocasional e o Pe. José Maurício Nunes Garcia…”, Simpósio Pe. José Maurício Nunes Garcia: 250 anos, âmbito internacional, vínculo metodológico ao projeto “A canção brasileira urbana: origens e práticas”
- Apresentação do trabalho “Canções nos periódicos da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro”, VII Simpósio Internacional de Musicologia da UFG, vínculo metodológico com o projeto “A canção lusobrasileira no Séc. XIX”.
Produção 2016
Biliográfica
- Publicação do artigo completo “Os hinos luso-brasileiros e a questão da identidade nacional”, Congresso Internacional Música, Cultura e Identidade no Bicentenário da Elevação do Brasil a Reino Unido, Lisboa, vínculo temático ao projeto “A canção luso-brasileira no séc. XIX”
- Publicação do capítulo ‘O papel de D. João VI na atividade musical do Rio De Janeiro’ do livro ‘Leituras e interpretações sobre a época joanina (1792-1826)’, vínculo conceitual ao projeto “A canção luso-brasileira no séc. XIX”
Técnica
- Participação como Coordenador Geral do VI Simpósio Internacional de Musicologia da UFG, vínculo metodológico com o projeto “A canção luso-brasileira no séc. XIX”
- Participação como professor no minicurso ‘Canção Luso-Brasileira no Século XIX: tipificação, edição e execução’ – VI Simpósio Internacional de Musicologia da UFG, vínculo temático ao projeto “A canção luso-brasileira no séc. XIX”