Ana Paula da Matta

Foto Paula da Matta

Professora permanente
Currículo Lattes

Professora adjunto de música de câmara, substituta eventual da coordenação e coordenadora da linha de pesquisa “As práticas interpretativas e seus processos reflexivos”. Doutora em Música pela UNIRIO, com estágio de doutorando na Université de Paris IV- Sorbonne; Mestre e Bacharel em Piano pela UFRJ, Performer Diploma em Piano pela Indiana University e Especialização na Hochschule für Musik Köln. Desenvolve intensa atividade musical, com apresentações solo e com diversas formações camerísticas. Seu CD Chopin recebeu a chancela da Sociedade Internacional Chopin e foi o brinde oficial dos 150 anos de morte do compositor polonês. A convite da mesma Sociedade, apresentou-se em Viena, retornando à mesma cidade, a convite do Itamaraty, para realizar um recital comemorativo da data da Independência do Brasil. Como bolsista do Programa de Pós-Doutorado, da Capes, trabalhou no projeto “Presença do Piano em Salões Cariocas da Primeira República”. Organizou o primeiro colóquio Le Piano Brésilien, na Sorbonne, e é coordenadora do Simpósio em Práticas Interpretativas da UFRJ/UFBA. Apresenta trabalhos regularmente em congressos nacionais e internacionais e tem colaborado em diversas publicações, dentre elas, Observatoire Musical Français, da Sorbonne, e Revista Brasileira de Música.

Produção 2018

Artística

  1. Estreia mundial da obra “Humanitas”, II Encontro Internacional da Associação Brasileira de Palhetas Duplas, âmbito internacional, vínculo metodológico ao projeto “Produção de obras originais a partir da modelagem sistêmica do primeiro caderno de Ponteios de Camargo Guarnieri”.
  2. Apresentação da obra “Suíte Opara”, de Ilza Nogueira, Concerto “Grandes Compositoras”, Quinteto Villa-Lobos, Série BNDEs, âmbito local, vínculo metodológico ao projeto “Música brasileira para instrumentos de sopro: história, texto e práticas interpretativas”.
  3. Apresentação da obra “Fantasia em Fá menor para piano a quatro mãos”, D. 940, de Schubert, entre outras obras, XIII Festival Internacional de Harpas, âmbito internacional, vínculo metodológico à linha de pesquisa “Práticas Interpretativas e seus Processos Reflexivos”.
  4. Temporada (2 concertos) com apresentação das obras “Suites para flauta e violoncelo e trio de jazz”, de Claude Bolling, Solistas da Orquestra Petrobrás Sinfônica (Espaço Guiomar Novaes e Centro da Música Carioca Artur da Távola), âmbito local, vínculo metodológico à linha de pesquisa “Práticas Interpretativas e seus Processos Reflexivos”.

Produção 2017

Bibliográfica

  1. Publicação do artigo completo “A interpretação pianística do poema Einklang…”, Anais do III Simpósio em Práticas Interpretativas da UFRJ, âmbito nacional, vínculo com o projeto “O repertório brasileiro camerístico e para piano solo dos Séculos XX e XXI…”.
  2. Publicação do artigo completo “Harmonia peregrina na obra para piano de Almeida Prado…”, Anais do Simpósio de Práticas Interpretativas da UFRJ, âmbito nacional e vínculo com o projeto “O repertório… para piano solo… Séculos XX e XXI”.
  3. Publicação do artigo completo “Quatro Peças Brasileiras, de Francisco Mignone…”. Anais do XXVII Congresso da ANPPOM, âmbito nacional, vínculo com o projeto “O fagote na música brasileira de concerto e a relação texto-execução: Francisco Mignone…”.
  4. Publicação do artigo completo “Sonata para violino e piano op. 36, de Henrique Oswald…”, Anais do III Simpósio em Práticas Interpretativas da UFRJ, ambito nacional, vínculo com o projeto “O repertório brasileiro camerístico e para piano solo dos Séculos XX e XXI”.
  5. Publicação do artigo completo “Valsas de F. Mignone para fagote solo”, Anais do XXVII Congresso da ANPPOM, ambito nacional, vínculo com o projeto “O fagote na música brasileira de concerto e a relação texto-execução: Francisco Mignone…”.

Técnica

  1. Apresentação do trabalho “A relação texto/execução no repertório para fagote e piano de Francisco Mignone”. 16° Colóquio de Pesquisa do PPGM-UFRJ, abrangência local, vínculo ao projeto de pesquisa “O fagote na música brasileira de concerto… Mignone”.
  2. Apresentação do trabalho “Quatro Peças Brasileiras, de Francisco Mignone… peça Maxixando nas versões para piano solo e quarteto de fagotes”, XXVII Congresso da ANPPOM, ambito nacional, vínculo com o projeto “O fagote na música brasileira… Mignone”.

Artística

  1. Apresentação da obra “Pierrot Lunaire”, de Schoenberg, Série de Camara Armando Prazeres, Sala Cecília Meireles, ambito regional, vínculo ao projeto “O repertório solo e camerístico dos Sec. XX e XXI”.
  2. Apresentação da obra “Quatro Peças Brasileiras”, de Francisco Mignone, II Jornada de Profissionais Técnicos em Saúde de Nível Médio do INCA, abrangência local, vínculo ao projeto de pesquisa “O repertório solo e camerístico dos Séculos XX e XXI”.
  3. Apresentação da obra “Rapsódia Húngara n. 13, em lá menor”, F. Liszt, recital de piano solo, temporada oficial da Sala Cecília Meireles, abrangência nacional, vinculado à projeto de pesquisa “Presença do piano em salões cariocas da primeira república”.
  4. Temporada de apresentação da obra “Concertino” (1957) de Francisco Mignone (2 concertos). Academia Brasileira de Música e Sala Baden Powell, abrangência regional, vínculo ao projeto de pesquisa “O fagote na música brasileira de concerto… Francisco Mignone”.

Produção 2016

Bibliográfica

  1. Publicação do artigo completo “Quarteto n. 1, de Heitor Villa-Llobos: considerações analíticas para a performance musical’, I Simpósio em Práticas Interpretativas UFRJ-UFBA, âmbito nacional, vínculo com o projeto “O repertório brasileiro camerístico…”
  2. Publicação do artigo completo “Um estudo semiológico dos níveis imanente e estésico indutivo no Noturno, da Hommage à Chopin, de Heitor Villa-Lobos.”  I Simpósio Nacional Villa-Lobos, âmbito nacional, vínculo ao projeto “O repertório brasileiro camerístico…”
  3. Publicação do artigo completo “Uma análise semiológica da peça Maracatú, de Egberto Gismonti.’ I Simpósio em Práticas Interpretativas UFRJ-UFBA, âmbito nacional, vínculo com o projeto “O repertório brasileiro camerístico e para piano solo…”

Técnica

  1. Participação como membro da comissão científica do 15º Colóquio de Pesquisa do PPGM-UFRJ
  2. Participação como membro da comissão organizadora do III Simpósio em Práticas Interpretativas UFRJ, âmbito nacional, vínculo à linha de pesquisa “Práticas interpretativas e seus processos reflexivos”
  3. Participação como membro da comitê editorial do III Seminário em Práticas Interpretativas UFBA/UFRJ, âmbito nacional, vínculo à linha de pesquisa “Práticas interpretativas e seus processos reflexivos”

Artística

  1. Apresentação da integral da obra para canto e piano de Villa-Lobos, com o tenor Fernando Portari, 54° Festival Villa-Lobos. abrangência nacional, vínculo com o projeto “O repertório brasileiro camerístico e para piano solo dos séculos XX e XXI…”
  2. Estreia da obra “Doxa”, para piano e orquestra, de Marcos Nogueira. Concerto da Orquestra Sinfônica da UFRJ. Âmbito local. Vínculo ao projeto ‘A poética da mente musical: semântica cognitiva e processos criativos’