Anais do 14º Colóquio de Pesquisa do PPGM-UFRJ (edição 2015)

ISSN 2525-3212

Apresentação

Anais do 14º Colóquio de Pesquisa do PPGM-UFRJ (edição completa, vol. 1 – Educação Musical e Musicologia)

Anais do 14º Colóquio de Pesquisa do PPGM-UFRJ (edição completa, vol. 2 – Processos Criativos)

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Conteúdo – Vol. 1

Área de Concentração: Educação Musical
Linha de Pesquisa: Música, Educação e Diversidade

A inserção dos conteúdos de música popular em cursos de nível superior do Brasil: um estudo de caso nas universidades federal do Rio de Janeiro e estadual de Campinas (Gabriela Salgado Coelho da Silva e Sérgio Luis de Almeida Álvares)

A utilização do ukulele como ferramenta para o ensino coletivo de música: um estudo de caso no ensino fundamental da rede municipal de Guarapari-ES (João Daniel Cardoso da Costa e Sérgio Luis de Almeida Álvares)

Os efeitos da música e da integração sensorial na percepção musical de crianças com autismo (Michele de Souza Senra e Thelma Sydenstrick Alvares)

Ensino coletivo de música em escolas regulares e espaços não-formais (Reinaldo S. de Oliveira Souza, Thelma B. S. Alvares e João Miguel Freire)

A educação musical na diversidade sob a perspectiva da musicalidade abrangente: Considerações sobre a reunificação do saber fragmentado na sociedade pós-moderna (Sérgio Luís de Almeida Álvares)

Projeto Espiral (1976-1979): Uma experiência de ensino coletivo de instrumentos de cordas (Simone dos Santos)

O processo criativo na Educação Musical na Diversidade: um estudo de caso com pessoas em sofrimento psíquico (Thelma Sydenstricker Alvares. Jeanine Bogaerts e João de Miranda Junior Gomes)

Área de Concentração: Musicologia
Linha de Pesquisa: Etnografia das práticas musicais

A codificação de dados qualitativos como mecanismo de sistematização da revisão de literatura em uma proposta de mapeamento (Paulo Dulci de Assis e Regina Meirelles)

Linha de Pesquisa: História e documentação da música brasileira e ibero-americana

Me dá o tom: o cantar na língua fon (Andrea Albuquerque Adour da Camara e Filipe de Matos Rocha)

Para abordar a Bossa Nova (Henrique Martins)

Arranjos de Laércio de Freitas para o LP De Silêncio em Silêncio em comparação com arranjos de outros músicos da década de 1970 (Beno Reicher)

Batuques, batucadas e macumbas: os primeiros registros fonoelétricos, de 1927 a 1933, das tradições orais Bantu no Brasil (Eduardo Fonseca de Brito Lyra e Andréa Albuquerque Adour da Camara)

Alberto Barra: o decano dos músicos (Elber Ramos Bonfim e Antonio. J. Augusto)

Henrique Alves de Mesquita, o tango e o contexto do Rio de Janeiro (Fábio Guedes Nin Ferreira)

Reflexões sobre o termo escola no contexto das artes (Gretel Paganini e Antônio J. Augusto)

A História vista por partes: As temporalidades presentes no discurso historiográfico. O exemplo do violão no Rio de Janeiro (Hugo Farias de Sousa)

Karl Richter e os Ciclos Bach do Rio de Janeiro (Marcelo Portela Nunes)

Sebastião Sampaio e o Rio “chic” nas festas de inverno da belle époque carioca (Thadeu de Moraes Almeida, Maria Alice Volpe e Antonio José Augusto)

Conteúdo – Vol. 2

Área de Concentração: Processos Criativos
Linha de Pesquisa: Poéticas da criação musical

Pensamento Sincrético e Domínio Sonoro (André Codeço dos Santos e Liduino Pitombeira)

O Ato Criativo na Música (Artur de Freitas Gouvêa)

A função bicordeharm e as possibilidades texturais do violão/guitarra (Bernardo Ramos e Pauxy Gentil-Nunes)

Análise harmônica em alto nível da integral dos Corais de J. S. Bach (Claudia Usai, Noel Nascimento, Igor Chagas, Igor Bacelar e Carlos Almada)

Relações entre textura e orquestração a partir da análise da Promenade da suite Quadros em Exposição de Mussorgsky (Daniel Moreira de Sousa)

O conceito da Grundgestalt e suas múltiplas perspectivas (Desirée Mayr e Carlos Almada)

Análise Motívico‐Fraseológica e Modelagem Sistêmica (Fabio Adour)

A intertextualidade como ferramenta cognitiva na aproximação dos jongueiros da Serrinha à música de concerto (Filipe de Matos Rocha)

Coerência e processos de formação de sentido na improvisação jazzística (Julio Merlino)

Fundamentos teóricos e estéticos da modelagem sistêmica no âmbito da composição musical (Liduino Pitombeira)

Modelagem sistêmica dos Ponteios nº21, 23 e 25, de Camargo Guarnieri (Marcel Castro Lima e Liduino Pitombeira)

Construção formal em Villa-Lobos e as Cirandas (1926) (Márcia Hallak Martins da CostaVetromilla)

O conceito de função e o sentido musical (Marcos Nogueira)

Geração de repositórios composicionais a partir da modelagem sistêmica de Lilian (Claudia Usai, Max Kühn e Liduino Pitombeira)

Análise formal de estruturas rítmicas de Meyer em diagrama de Hasse (Pauxy Gentil-Nunes)

A legitimidade da escuta num mundo ocidentalmente pré-fabricado (Priscila Loureiro Reis)

A pólis menos a música (Rafael Lemos)

Linha de Pesquisa: Práticas interpretativas e seus processos reflexivos

Elementos Estruturais da Primeira Toccata Nordestina de Júlio Braga (Tamara Ujakova Corrêa Schubert)

A técnica da permutação e a construção da performance no movimento Vento Solar das Cartas Celestes XV de Almeida Prado (Aleyson Mariano Scopel e Ana Paula da Matta Machado Avvad)

Estudos da motivação na performance musical: situação e novas direções (Eduardo de Carvalho Torres)

Gola aperta, respiração e texto: breves reflexões sobre duas diferentes abordagens técnicas no canto lírico (Luiz Henrique Ramos Ribeiro e Midori Maeshiro)

O jovem e suas preferências musicais: revisão de literatura (Mikely Pereira Brito)

A performance emocional do corpo: o que o corpo nos diz acerca da performance musical (Marcos Nogueira e Midori Maeshiro)

Medo de palco: uma revisão bibliográfica (Soraia Valéria Lüders Berti)

Pontos de contato: uma porta ao melhor entendimento da produção de som no violino (Taís Chagas Soares)