Anais do 14º Colóquio de Pesquisa do PPGM-UFRJ (edição 2015)

Capa | Apresentação | Corpo editorial | Normas para publicação | Normas para inscrição | Contato | Edição atual | Edições anteriores

ISSN 2525-3212


Edição completa

Volume 1 – Educação Musical e Musicologia 🔗
Volume 2 – Processos Criativos 🔗


Conteúdo

Volume 1 – Educação Musical e Musicologia

Educação Musical

  1. A inserção dos conteúdos de música popular em cursos de nível superior do Brasil: um estudo de caso nas universidades federal do Rio de Janeiro e estadual de Campinas 🔗
    Gabriela Salgado Coelho da Silva | Sérgio Luis de Almeida Álvares
  2. A utilização do ukulele como ferramenta para o ensino coletivo de música: um estudo de caso no ensino fundamental da rede municipal de Guarapari-ES 🔗
    João Daniel Cardoso da Costa | Sérgio Luis de Almeida Álvares
  3. Os efeitos da música e da integração sensorial na percepção musical de crianças com autismo 🔗
    Michele de Souza Senra | Thelma Sydenstrick Alvares
  4. Ensino coletivo de música em escolas regulares e espaços não-formais 🔗
    Reinaldo S. de Oliveira Souza | Thelma B. S. Alvares | João Miguel Freire
  5. A educação musical na diversidade sob a perspectiva da musicalidade abrangente: considerações sobre a reunificação do saber fragmentado na sociedade pós-moderna 🔗
    Sérgio Luís de Almeida Álvares
  6. Projeto Espiral (1976-1979): Uma experiência de ensino coletivo de instrumentos de cordas 🔗
    Simone dos Santos
  7. O processo criativo na Educação Musical na Diversidade: um estudo de caso com pessoas em sofrimento psíquico 🔗
    Thelma Sydenstricker Alvares | Jeanine Bogaerts | João de Miranda Junior Gomes

Etnografia das práticas musicais

  1. A codificação de dados qualitativos como mecanismo de sistematização da revisão de literatura em uma proposta de mapeamento 🔗
    Paulo Dulci de Assis | Regina Meirelles
  2. Me dá o tom: o cantar na língua fon 🔗
    Andrea Albuquerque Adour da Camara | Filipe de Matos Rocha

História e documentação da música brasileira e ibero-americana

  1. Para abordar a Bossa Nova 🔗
    Henrique Martins
  2. Arranjos de Laércio de Freitas para o LP De Silêncio em Silêncio em comparação com arranjos de outros músicos da década de 1970 🔗
    Beno Reicher
  3. Batuques, batucadas e macumbas: os primeiros registros fonoelétricos, de 1927 a 1933, das tradições orais Bantu no Brasil 🔗
    Eduardo Fonseca de Brito Lyra | Andréa Albuquerque Adour da Camara
  4. Alberto Barra: o decano dos músicos 🔗
    Elber Ramos Bonfim | Antonio. J. Augusto
  5. Henrique Alves de Mesquita, o tango e o contexto do Rio de Janeiro 🔗
    Fábio Guedes Nin Ferreira
  6. Reflexões sobre o termo escola no contexto das artes 🔗
    Gretel Paganini | Antônio J. Augusto
  7. A História vista por partes: as temporalidades presentes no discurso historiográfico. O exemplo do violão no Rio de Janeiro 🔗
    Hugo Farias de Sousa
  8. Karl Richter e os Ciclos Bach do Rio de Janeiro 🔗
    Marcelo Portela Nunes
  9. Sebastião Sampaio e o Rio “chic” nas festas de inverno da belle époque carioca 🔗
    Thadeu de Moraes Almeida | Maria Alice Volpe | Antonio José Augusto

Volume 2 – Processos Criativos

Poéticas da criação musical

  1. Pensamento Sincrético e Domínio Sonoro 🔗
    André Codeço dos Santos e Liduino Pitombeira
  2. O Ato Criativo na Música 🔗
    Artur de Freitas Gouvêa
  3. A função bicordeharm e as possibilidades texturais do violão/guitarra 🔗
    Bernardo Ramos e Pauxy Gentil-Nunes
  4. Análise harmônica em alto nível da integral dos Corais de J. S. Bach 🔗
    Claudia Usai, Noel Nascimento, Igor Chagas, Igor Bacelar e Carlos Almada
  5. Relações entre textura e orquestração a partir da análise da Promenade da suite Quadros em Exposição de Mussorgsky 🔗
    Daniel Moreira de Sousa
  6. O conceito da Grundgestalt e suas múltiplas perspectivas 🔗
    Desirée Mayr e Carlos Almada
  7. Análise Motívico‐Fraseológica e Modelagem Sistêmica 🔗
    Fabio Adour
  8. A intertextualidade como ferramenta cognitiva na aproximação dos jongueiros da Serrinha à música de concerto 🔗
    Filipe de Matos Rocha
  9. Coerência e processos de formação de sentido na improvisação jazzística 🔗
    Julio Merlino
  10. Fundamentos teóricos e estéticos da modelagem sistêmica no âmbito da composição musical 🔗
    Liduino Pitombeira
  11. Modelagem sistêmica dos Ponteios nº21, 23 e 25, de Camargo Guarnieri 🔗
    Marcel Castro Lima e Liduino Pitombeira
  12. Construção formal em Villa-Lobos e as Cirandas (1926) 🔗
    Márcia Hallak Martins da CostaVetromilla
  13. O conceito de função e o sentido musical 🔗
    Marcos Nogueira
  14. Geração de repositórios composicionais a partir da modelagem sistêmica de Lilian 🔗
    Claudia Usai, Max Kühn e Liduino Pitombeira
  15. Análise formal de estruturas rítmicas de Meyer em diagrama de Hasse 🔗
    Pauxy Gentil-Nunes
  16. A legitimidade da escuta num mundo ocidentalmente pré-fabricado 🔗
    Priscila Loureiro Reis
  17. A pólis menos a música 🔗
    Rafael Lemos

Práticas interpretativas e seus processos reflexivos

  1. Elementos Estruturais da Primeira Toccata Nordestina de Júlio Braga 🔗
    Tamara Ujakova Corrêa Schubert
  2. A técnica da permutação e a construção da performance no movimento Vento Solar das Cartas Celestes XV de Almeida Prado 🔗
    Aleyson Mariano Scopel e Ana Paula da Matta Machado Avvad
  3. Estudos da motivação na performance musical: situação e novas direções 🔗
    Eduardo de Carvalho Torres
  4. Gola aperta, respiração e texto: breves reflexões sobre duas diferentes abordagens técnicas no canto lírico 🔗
    Luiz Henrique Ramos Ribeiro e Midori Maeshiro
  5. O jovem e suas preferências musicais: revisão de literatura 🔗
    Mikely Pereira Brito
  6. A performance emocional do corpo: o que o corpo nos diz acerca da performance musical 🔗
    Marcos Nogueira e Midori Maeshiro
  7. Medo de palco: uma revisão bibliográfica 🔗
    Soraia Valéria Lüders Berti
  8. Pontos de contato: uma porta ao melhor entendimento da produção de som no violino 🔗
    Taís Chagas Soares