Capa | Apresentação | Corpo editorial | Normas para publicação | Normas para inscrição | Contato | Edição atual | Edições anteriores
ISSN 2525-3212
Conteúdo
Volume 1 – Educação Musical e Musicologia
Educação Musical
- A inserção dos conteúdos de música popular em cursos de nível superior do Brasil: um estudo de caso nas universidades federal do Rio de Janeiro e estadual de Campinas 🔗
Gabriela Salgado Coelho da Silva | Sérgio Luis de Almeida Álvares - A utilização do ukulele como ferramenta para o ensino coletivo de música: um estudo de caso no ensino fundamental da rede municipal de Guarapari-ES 🔗
João Daniel Cardoso da Costa | Sérgio Luis de Almeida Álvares - Os efeitos da música e da integração sensorial na percepção musical de crianças com autismo 🔗
Michele de Souza Senra | Thelma Sydenstrick Alvares - Ensino coletivo de música em escolas regulares e espaços não-formais 🔗
Reinaldo S. de Oliveira Souza | Thelma B. S. Alvares | João Miguel Freire - A educação musical na diversidade sob a perspectiva da musicalidade abrangente: considerações sobre a reunificação do saber fragmentado na sociedade pós-moderna 🔗
Sérgio Luís de Almeida Álvares - Projeto Espiral (1976-1979): Uma experiência de ensino coletivo de instrumentos de cordas 🔗
Simone dos Santos - O processo criativo na Educação Musical na Diversidade: um estudo de caso com pessoas em sofrimento psíquico 🔗
Thelma Sydenstricker Alvares | Jeanine Bogaerts | João de Miranda Junior Gomes
Etnografia das práticas musicais
- A codificação de dados qualitativos como mecanismo de sistematização da revisão de literatura em uma proposta de mapeamento 🔗
Paulo Dulci de Assis | Regina Meirelles - Me dá o tom: o cantar na língua fon 🔗
Andrea Albuquerque Adour da Camara | Filipe de Matos Rocha
História e documentação da música brasileira e ibero-americana
- Para abordar a Bossa Nova 🔗
Henrique Martins - Arranjos de Laércio de Freitas para o LP De Silêncio em Silêncio em comparação com arranjos de outros músicos da década de 1970 🔗
Beno Reicher - Batuques, batucadas e macumbas: os primeiros registros fonoelétricos, de 1927 a 1933, das tradições orais Bantu no Brasil 🔗
Eduardo Fonseca de Brito Lyra | Andréa Albuquerque Adour da Camara - Alberto Barra: o decano dos músicos 🔗
Elber Ramos Bonfim | Antonio. J. Augusto - Henrique Alves de Mesquita, o tango e o contexto do Rio de Janeiro 🔗
Fábio Guedes Nin Ferreira - Reflexões sobre o termo escola no contexto das artes 🔗
Gretel Paganini | Antônio J. Augusto - A História vista por partes: as temporalidades presentes no discurso historiográfico. O exemplo do violão no Rio de Janeiro 🔗
Hugo Farias de Sousa - Karl Richter e os Ciclos Bach do Rio de Janeiro 🔗
Marcelo Portela Nunes - Sebastião Sampaio e o Rio “chic” nas festas de inverno da belle époque carioca 🔗
Thadeu de Moraes Almeida | Maria Alice Volpe | Antonio José Augusto
Volume 2 – Processos Criativos
Poéticas da criação musical
- Pensamento Sincrético e Domínio Sonoro 🔗
André Codeço dos Santos e Liduino Pitombeira - O Ato Criativo na Música 🔗
Artur de Freitas Gouvêa - A função bicordeharm e as possibilidades texturais do violão/guitarra 🔗
Bernardo Ramos e Pauxy Gentil-Nunes - Análise harmônica em alto nível da integral dos Corais de J. S. Bach 🔗
Claudia Usai, Noel Nascimento, Igor Chagas, Igor Bacelar e Carlos Almada - Relações entre textura e orquestração a partir da análise da Promenade da suite Quadros em Exposição de Mussorgsky 🔗
Daniel Moreira de Sousa - O conceito da Grundgestalt e suas múltiplas perspectivas 🔗
Desirée Mayr e Carlos Almada - Análise Motívico‐Fraseológica e Modelagem Sistêmica 🔗
Fabio Adour - A intertextualidade como ferramenta cognitiva na aproximação dos jongueiros da Serrinha à música de concerto 🔗
Filipe de Matos Rocha - Coerência e processos de formação de sentido na improvisação jazzística 🔗
Julio Merlino - Fundamentos teóricos e estéticos da modelagem sistêmica no âmbito da composição musical 🔗
Liduino Pitombeira - Modelagem sistêmica dos Ponteios nº21, 23 e 25, de Camargo Guarnieri 🔗
Marcel Castro Lima e Liduino Pitombeira - Construção formal em Villa-Lobos e as Cirandas (1926) 🔗
Márcia Hallak Martins da CostaVetromilla - O conceito de função e o sentido musical 🔗
Marcos Nogueira - Geração de repositórios composicionais a partir da modelagem sistêmica de Lilian 🔗
Claudia Usai, Max Kühn e Liduino Pitombeira - Análise formal de estruturas rítmicas de Meyer em diagrama de Hasse 🔗
Pauxy Gentil-Nunes - A legitimidade da escuta num mundo ocidentalmente pré-fabricado 🔗
Priscila Loureiro Reis - A pólis menos a música 🔗
Rafael Lemos
Práticas interpretativas e seus processos reflexivos
- Elementos Estruturais da Primeira Toccata Nordestina de Júlio Braga 🔗
Tamara Ujakova Corrêa Schubert - A técnica da permutação e a construção da performance no movimento Vento Solar das Cartas Celestes XV de Almeida Prado 🔗
Aleyson Mariano Scopel e Ana Paula da Matta Machado Avvad - Estudos da motivação na performance musical: situação e novas direções 🔗
Eduardo de Carvalho Torres - Gola aperta, respiração e texto: breves reflexões sobre duas diferentes abordagens técnicas no canto lírico 🔗
Luiz Henrique Ramos Ribeiro e Midori Maeshiro - O jovem e suas preferências musicais: revisão de literatura 🔗
Mikely Pereira Brito - A performance emocional do corpo: o que o corpo nos diz acerca da performance musical 🔗
Marcos Nogueira e Midori Maeshiro - Medo de palco: uma revisão bibliográfica 🔗
Soraia Valéria Lüders Berti - Pontos de contato: uma porta ao melhor entendimento da produção de som no violino 🔗
Taís Chagas Soares