Anais do 15° Colóquio de Pesquisa do PPGM-UFRJ

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ISSN 2525-3212


Edição completa

Volume 1 – Educação Musical e Musicologia 📄
Volume 2 – Processos Criativos 📄


Conteúdo

Volume 1 – Educação Musical e Musicologia

Educação Musical

  1. O ensino não-formal na educação musical e a sua contribuição na inserção do quadro discente universitário no estado do Rio de Janeiro 🔗
    Daniele Voiola | Sérgio Luis de Almeida Alvares
  2. “Não há maestro!”: compreendendo a prática musical coletiva a partir da identificação dos procedimentos metodológicos aplicados às oficinas de instrumentos 🔗
    Emerson da Costa Alves de Jesus | Sérgio Luis de Almeida Álvares
  3. Games e educação musical: buscando possibilidades para o ensino de alunos do Ensino Fundamental 🔗
    Luiz Antonio Prior Junior | Sérgio Luis de Almeida Alvares
  4. A interdisciplinaridade entre fonoaudiologia e educação musical: um diálogo que favorece o aluno e o professor de música da Educação Infantil 🔗
    Maria Angélica de Toledo Calderano da Costa | Thelma Sydenstricker Álvares
  5. O lócus da música no Ensino Médio: alguns apontamentos para a educação musical escolar 🔗
    Micael Carvalho dos Santos
  6. Um estudo de caso sobre uma experiência em educação musical no setor pediátrico de uma unidade de tratamento cardíaco 🔗
    Raquel Lyrio | Thelma Sydenstricker Alvares
  7. Educação Musical na Diversidade: o símbolo e o processo de criação 🔗
    Thelma Alvares, Jeanine Bogaerts, João Gomes, Eleonora Grasset e Mackson Ramos
  8. O repertório musical proposto pelos alunos e o ensino coletivo de música em uma escola municipal do Rio de Janeiro 🔗
    Vinícius Pereira Rodrigues | Sergio Luis de Almeida Alvares

Etnografia das Práticas Musicais

  1. “Artivismo”, ativismo musical e outros engajamentos: atuação nas ruas e construção de discurso 🔗
    Daniel Marcos Martins | Regina Meirelles
  2. Maxixe e lundu em diferentes fontes históricas: acervo fonográfico e autores consagrados 🔗
    Maurício Sá Barreto Teixeira | Regina Meirelles
  3. Para compreender o trabalho de quem ensina música – práticas de interlocução e registro em processos de pesquisa 🔗
    Monalisa Silveira | Áquila Simões | José Alberto Salgado

História e Documentação da Música Brasileira e Iberoamericana

  1. Considerações sobre o repertório de Cacilda Ortigão em sua segunda turnê pelo Brasil (1921-1923) 🔗
    Ruthe Zoboli Pocebon | Alberto Pacheco
  2. O Schottisch no Brasil no fim do século XIX 🔗
    Osmário Estevam Júnior | Marcelo Verzoni

Volume 2 – Processos Criativos

Poéticas da Criação Musical

  1. Canções de Inocência e Experiência: reinventando William Blake através da música popular 🔗
    Camila Oliveira Querino
  2. A dualidade transformação/desenvolvimento no tratamento temático de Brahms 🔗
    Desirée Mayr | Carlos Almada
  3. Particionamento Rítmico e Contorno Textural na obra Variações para Orquestra, op. 30, de Anton Webern 🔗
    Daniel Moreira de Sousa | Pauxy Gentil-Nunes
  4. Ciclos harmônicos e a técnica do Carrossel na peça Variações para fagote e orquestra 🔗
    Pauxy Gentil-Nunes
  5. O Jongo Tradicional da Serrinha em perspectiva schenkeriana 🔗
    Filipe de Matos Rocha
  6. Outros modos de escuta 🔗
    Pedro de Albuquerque Araujo
  7. Composição de Cinco Mulheres a partir da modelagem sistêmica do Prelúdio n° 1 para piano de Claudio Santoro 🔗
    Rodrigo Pascale | Claudia Usai | Max Kühn | Liduino Pitombeira
  8. Música e Musas: Um canto primevo: A apreensão e relação do grego com a música e a mousiké e sua articulação com o pensamento filosófico sobre a música como fundamental do humano 🔗
    Silvana Amaral

Práticas Interpretativas

  1. A digitação da polirritmia no violão a partir da peça Choro de Egberto Gismonti 🔗
    Alexandre Gismonti Medeiros Amim | Sara Cohen
  2. Sonata-Fantasia para piano e violino de Paulo Florence: traços biográficos do compositor e sua obra 🔗
    Andréia Pinheiro Carizzi | Sérgio Barrenechea
  3. A radiodifusão como forma de divulgação da produção artística – Concertos UFRJ, um estudo de caso 🔗
    Aloysio Moraes Rego Fagerlande
  4. O violão sete cordas nos sambas de enredo do Grupo Especial do Rio de Janeiro: um estudo de identificação das baixarias 🔗
    Eduardo Gisi | Paulo Henrique Loureiro de Sá
  5. Percussão teatral: conceito, abordagens, notação e percepção através das peças Semikolon e Konzertstück, de Mauricio Kagel 🔗
    Daniel Serale | Marcelo Verzoni
  6. Vocalidade em Morgen! de Richard Strauss: a utilização de recursos técnico-interpretativos e sua proximidade entre a execução de canção e ópera 🔗
    Diana Maron Mendonça | Alberto Pacheco
  7. Questões interpretativas do acompanhamento ao piano no Lied Sehnsucht nach Vergessen, de Alberto Nepomuceno 🔗
    Erika Suellen Machado Gama | Ana Paula da Matta Machado Avvad
  8. Sonata para violino e piano de Radamés Gnattali: considerações analíticas sobre o primeiro movimento 🔗
    Inah Kurrels Pena | Lúcia Barrenechea
  9. Possibilidades interpretativas em duas transcrições operísticas para piano: uma comparação do Miserere du Trovatore de Liszt e de Gottschalk 🔗
    Juliana Coelho de Mello Menezes | Midori Maeshiro
  10. O conceito de métrica incomum com pulso obscuro de Allen Winold 🔗
    Nariá Assis Ribeiro | Sara Cohen
  11. O uso e a escrita do glissando: trombone, idiomatismo e práticas culturais 🔗
    Reginaldo Thimóteo | Antonio J. Augusto
  12. Medo de palco: causas, sintomas e estratégias em depoimentos de pianistas 🔗
    Soraia Valéria Lüders Berti | Miriam Grosman
  13. O Choro Concertante para Saxofone Tenor e Orquestra de Claudio Santoro: contexto histórico e os eventuais problemas encontrados entre o intérprete e a partitura 🔗
    Vinicius Macedo Santos | Luis Carlos Justi